Como Analisar um Artigo Científico

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Transcrição da apresentação:

Como Analisar um Artigo Científico Vera Vargas 2012

Escrever Para se analisar e julgar os artigos dos outros eu tenho que saber como escrever um artigo Escrever é uma das tarefas mais difíceis, é um trabalho intelectual árduo A base de uma boa redação é uma boa correção gramatical e ortográfica Para aprender a escrever é muito bom revisar artigos dos outros

PROBLEMA MÉTODO CONCLUSÃO OBJETIVOS REVISÃO DA LITERATURA DISCUSSÃO RESULTADOS

Saber Escrever Dicas Primeira Usar um bom “Dicionário” Usar uma gramática ou manual de escrita senão você comete muitos erros que são às vezes até infantis e depõem contra o artigo

É difícil uma pessoa usar o dicionário Dicionários eletrônicos, com corretores ortográficos e corretores gramaticais Hoje em dia é inadmissível você escrever alguma coisa num Word e não usar um corretor gramatical

Dicas Segunda A gente tem que se “Preparar” Preparar-se, quer dizer, se eu quero escrever eu tenho que ler muito sobre o que eu quero escrever Manter registro de tudo, notas das idéias que a gente vai tendo, documentação de programas, notas de aulas, resultados obtidos, senão não dá certo

Se eu quiser que o meu artigo saia do nada, não dá!!! O artigo não sai do nada Se eu quiser que o meu artigo saia do nada, não dá!!! Ter o foco do meu artigo bem definido

Terceira dica Eleger alguém para ler e revisar o seu trabalho na versão preliminar A pessoa sozinha não consegue, porque a gente trabalha como se fosse um hipertexto Há o que está escrito em papel, nas notas de aula, no livro e o que está na nossa cabeça

Dicas Terceira Quando se escreve o artigo, muitas vezes se esquece o que está no outro livro, nas notas e até o que está na cabeça e quando alguém lê, percebe que está faltando alguma coisa, às ligações que são os “links” entra essas informações, etc.

Dicas Quarta Occan, um filósofo inglês do século XIV, escreveu que ...“você deve colocar o estritamente suficiente, nem mais nem menos, em qualquer coisa que você vai fazer”... Ou seja: descobrir o equilíbrio Não ficar “enchendo lingüiça” e nem colocar informações de menos

Reconhecimento de colaborações e revisões Elementos do artigo O título, a autoria e seus endereços, resumo em português, inglês, palavras-chave O texto principal, objetivo do trabalho, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões Reconhecimento de colaborações e revisões Se alguém revisou o seu artigo, você reconhece escrevendo: “agradeço a ajuda de fulano” Referências bibliográficas

Título – Pergunta Quinta Primeira coisa que deve tentar é dar um título para o artigo Formular o problema, a pergunta (O quê?) Já vi coisas absurdas como titulo Ele deve espelhar o foco de atenção ou o conteúdo essencial do artigo

O título (problema) deve ser formulado de tal maneira que, se for colocado, um ponto final de interrogação (?) não fica estranho Deve ser claro e preciso Não deve ser colocado abreviaturas, informações entre parênteses, fórmulas, gráficos, referências bibliográficas

Referencial Teórico Fazer a revisão bibliográfica é caminhar entre porquês Elaboração preliminar da introdução do artigo Geralmente faz-se a introdução no final, depois do artigo pronto

Sétima Resumo O título é a ultima coisa que se escreve e o resumo a penúltima Se você olhar na ABNT, é mais ou menos isso o que diz: o resumo deve proporcionar aos leitores informações suficientes que permitam julgar se é conveniente fazer uma leitura aprofundada do texto

Materiais e Métodos Nessa sessão do trabalho deve ser descrito a solução que foi dada ao problema. Agora é a minha solução. O que eu fiz pra resolver aquele problema. Por exemplo, criei um conjunto de protocolos, fiz isso, fiz aquilo, mostrei isso mostrei aquilo, fiz experimentos, construí um programa, fiz um monte de coisas, provei um teorema, fiz tal análise estatística (cuidado – não inventar e nem copiar de outro artigo, só porque achou bonito) etc. Em suma, eu vou descrever o que eu fiz.

Material e Métodos Com o quê? Com quem? Onde? Como? População/amostra Variáveis Instrumentos da pesquisa Técnicas estatísticas

Discussão Descreva o que nós fizemos na pesquisa – nós fizemos isto e achamos isso e aquilo A nossa contribuição Tem que saltar aos olhos, nessa sessão, qual é a nossa contribuição, o que esta diferenciando o nosso trabalho do que os outros fizeram na literatura É nessa hora que a gente mostra isso Mostra também os trabalhos dos outros, o que os outros acharam e compara Se houver diferenças, devemos explorar essas diferenças

Conclusão Normalmente concluir é uma das áreas mais difíceis Nós devemos apresentar as conclusões tiradas do trabalho desenvolvido, em cima dos nossos resultados Geralmente, na hora da conclusão, sucede uma crise de criatividade nas pessoas e elas começam a fazer citações de outros trabalhos, começam a tirar conclusões não baseadas nos resultados ou no que está no texto, etc. MUITO CUIDADO!!!! CONCLUIR EM CIMA DOS NOSSOS RESULTADOS!!!

Análise Crítica de um Artigo Científico

Análise Crítica de um Artigo Científico Um trabalho científico deve conter: Título (motivador) Resumo e abstract (resumo de toda a investigação) Introdução (problema, objetivo, enquadramento teórico, variáveis e hipóteses) Metodologia (amostra, design e procedimento); Resultados Discussão dos dados e conclusão

Título Deve ser motivador e deve dar uma idéia dos objetivos e do conteúdo do trabalho Ter de 10 a 12 palavras, e traduzir a idéia principal da investigação O título (problema) deve ser formulado de tal maneira que, se for colocado, um ponto final de interrogação (?) não fica estranho Não deve ser colocado abreviaturas, informações entre parênteses, fórmulas, gráficos, referências bibliográficas Identificação dos autores e a instituição a que pertence

Abstract (Resumo) O abstract é o sumário de todo o conteúdo do artigo, o que permite ao leitor identificar todos os elementos relevantes do mesmo O abstract do artigo deve apresentar de forma clara, precisa e sucinta o problema, o objetivo, o universo do estudo (delineamento, método, população/amostra) A escrita deve ser de modo impessoal e no pretérito.

Introdução - Revisão da literatura A introdução tem por finalidade indicar ao leitor, o problema, o objetivo e estratégia da investigação, bem como a revisão teórica do assunto Devem mencionar ainda as hipóteses, as variáveis e estabelecer as relações entre os diversos elementos A revisão da literatura deve ser feita do geral para o particular, pode fazer a comparação entre os vários trabalhos e teorias ao longo dos tempos É com base na revisão da literatura que se verifica a pertinência e originalidade do problema, bem como a sua explicação, donde o investigador parte para o seu enquadramento teórico

Variáveis e Hipóteses As variáveis devem ser definidas e operacionalizadas neste item O autor faz a descrição das variáveis na metodologia quando da referência ao instrumento de recolha de informação, referindo, no entanto, os critérios de avaliação das causas de atribuição A hipótese, segundo o autor, é veiculada com base nas indicações fornecidas pela literatura fundamentada pelo enquadramento teórico.

Materiais e Métodos O método é um processo de seleção de técnicas de pesquisa adequadas ao trabalho a realizar, controle da sua utilização e integração dos resultados obtidos Deve conter informação suficiente do que foi feito e como foi feito O ideal é que a descrição seja clara e suficiente para que outro pesquisador possa reproduzir o estudo. Não pode omitir dados fundamentais Deve informar os métodos estatísticos usados na análise dos resultados

Materiais e Métodos Design do Estudo Amostra O design do estudo deve indicar todos os momentos da investigação, ainda que de forma sucinto Amostra O autor apresenta os sujeitos, o instrumento e o procedimento Nos "sujeitos", onde é caracterizada a amostra, é indicado o número de elementos (participantes, amostra) que fizeram parte do estudo Deve ser referido o universo de estudo, o critério de seleção e inclusão dos sujeitos e a amostragem.

Materiais e Métodos Método de Coleta (recolha) de Dados No procedimento o autor descreve o modo como fez para responder aos objetivos propostos Para cada OBJETIVO deverá ter o modo de alcançá-lo A descrição dos instrumentos deve ser feita adequadamente O autor deve descreve as variáveis nesse ponto do trabalho como modo de melhor explicar o procedimento, os instrumentos e a relação destes com as variáveis

Materiais e Métodos A escolha de um instrumento (questionário) já testado evita o recurso à construção de um novo, onde haveria necessidade de analisar a sua validade a sua fidelidade Se for um questionário, este deve apresentar, segundo o autor, primeiro aspectos gerais e só posteriormente as individuais, ainda que estes indicadores tenham uma importância extrema no estudo e sejam apenas referidos como qualquer item

Resultados A apresentação dos resultados consiste em descrever os dados obtidos, apresentá-los na forma exigida pelas variáveis implicadas e de maneira que as características das mesmas sejam evidenciadas na apresentação O autor deve apresentar apenas os resultados que o motivaram a realizar a pesquisa (OBJETIVOS) O autor deve iniciar a apresentação com uma breve referência aos resultados e descobertas mais significativas

Resultados A análise deve ser realizada de acordo com cada variável Os quadros ou tabelas apresentadas devem ser de fácil compreensão para o leitor menos especializado O título das tabelas e figuras deve ser mais simples, conciso, preciso e destacado

Discussão Todos os resultados devem ser discutido É feita a comparação dos resultados obtidos na investigação com outros trabalhos anteriores, nacionais e/ou internacionais, devido à lacuna existente Explicar as diferenças encontradas

Conclusão As conclusões do trabalho devem ser baseadas nos resultados obtidos. Não devem existir conclusões sem base nos resultados. Não deve haver omissão de conclusões Geralmente a conclusão faz a súmula de toda a investigação, apontando as limitações da mesma, indicando também, por vezes, o início de um novo ciclo, i.e. um novo estudo.