UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Jeniffer Martinez Nathalia Godói Fernanda Ferreira Marileidi Cardoso
UFBA - Universidade Federal da Bahia
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
Política Educacional Brasileira
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
/ / Década de SAIR.
Educação na sociedade da informação
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Como surgiu o Programa TV Escola
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
ANTECEDENTES DA EaD.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE SUSANA GUIMARÃES SALVADOR 2011

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Educação à distância é o processo de ensino- aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino-aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias.

A EAD É CONHECIDA DESDE O SÉCULO XIX. ELA SURGIU DA NECESSIDADE DO PREPARO PROFISSIONAL E CULTURAL DE MILHÕES DE PESSOAS QUE, POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO PODIAM FREQUENTAR UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO PRESENCIAL

Essa modalidade foi evoluindo com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico.

A EAD estar descrito basicamente em três gerações conforme os avanços da comunicação e recursos tecnológicos de cada época.

 Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso iniciado no século XIX. Nesta modalidade, por exemplo, destaca-se no Brasil o Instituto Universal Brasileiro.

 SEGUNDA GERAÇÃO: TELEDUCAÇÃO/TELECURSOS, COM O RECURSO AOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS E TELEVISIVOS, AULAS EXPOSITIVAS, FITAS DE VÍDEO E MATERIAL IMPRESSO.

 Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e professores.

EAD NO BRASIL A Educação à Distância deve atender a todos os níveis de modalidades. Em 1995 O MEC criou a Secretaria de Educação a Distância (SEED) Responsável pelo Programa Nacional de Educação a Distância. Entre as suas primeiras ações, estão à estréia do canal TV Escola e o Programa Nacional de Tecnologia nas escolas (ProInfo).

ALGUMAS ATUAÇÕES DA SEED TV Escola (1995) – Programa de aperfeiçoamento e formação. Destinado às escolas públicas de ensino fundamental. A partir de 2000 começou a ser transmitido também para professores do ensino médio.

PROINFO - PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (1997) O ProInfo é um programa educacional que tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.

PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA EAD PONTOS POSITIVOS: Inclusão de pessoas com necessidades especiais; Democratização do acesso ao ensino; Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação; Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação. PONTOS NEGATIVOS: Dependência da tecnologia; Dispersão física dos participantes.; Limitação nas discussões; Custo Financeiro.

UMA REFLEXÃO.... Educação à distância ou à distância da educação?

Pode um processo educacional formativo ser desenvolvido a distância? O que existe por trás da utilização da educação a distância como estratégia de ampliação do acesso à educação superior?

Segundo Kátia Lima “a educação a distância, pela forma e conteúdo que apresenta, constitui-se em mais uma estratégia de privatização da educação, configurando-a como um promissor mercado educacional, principalmente para os empresários estadunidenses e europeus”.

É perceptível hoje em dia a expansão acelerada dessa modalidade de ensino, a sua implantação, tanto na universidade pública quanto na privada. É visível a decadência do ensino universitário presencial, imaginemos então, o que se passa com o não presencial.

O capitalismo promove a concorrência para um mercado de trabalho cada vez mais saturado. Com diploma presencial ou virtual, os estudantes e trabalhadores sempre serão vítimas da ordem capitalista. Mas por trás e por baixo dessa força social e dessa educação não presencial está o sistema capitalista esgotado.

A educação a distância tem sido colocada como solução para as carências educacionais vistas na sociedade. E dentro de tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inseridos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.

Atualmente o discurso sobre a educação é: "A educação à distância é a educação do futuro“. A educação esta voltada inteiramente ao progresso tecnológico da humanidade e de acordo com os modelos e discursos internacionais, o país que neste quadro não se inserir, estará condenando a si e a seus cidadãos ao fracasso e a miséria.