COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEFALÉIAS Caracterização
Advertisements

Diferenciação Sindrômica Baço
MERIDIANOS DIVERGENTES
O Corpo Humano Os Ossos.
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
SINUSITE.
ANATOMIA Do grego: ANA (Partes) + TOMEIN (Cortar em,)
TEORIA YIN YANG.
Sitema esquelético.
SISTEMA ESQUELÉTICO.
Sistema Urinário Conceito:
Oito formas de alongamento dos tendões ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Como restabecer a vitalidade ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Anatomia Planos e eixos de movimento Principais ossos é músculos
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO O QUE É QI OU CHI ? O QUE É QI OU CHI ? QI OU CHI É ENERGIA VITAL QI OU CHI É ENERGIA VITAL.
O ESQUELETO HUMANO.
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
Anatomia de grandes vasos
O nosso esqueleto.
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Automassagem para aliviar tensões do dia-a-dia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Anatomia: Dorso e Tórax
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS
PONTOS XI Renata Fioretti.
O Corpo Humano Os Ossos.
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Lesões musculoesquelética
Sistema locomotor.
Capítulo 17 – Sistema Locomotor
ESTUDO CINESIOLÓGICO DAS ARTICULAÇÕES
Corpo Humano. Corpo Humano Os animais vertebrados possuem esqueleto interno. Os animais invertebrados não possuem esqueleto interno.
Profa Diana Babini Recife –
Dra Adriana M. Auler Paloschi
Elemento Madeira F2 Meridiano do Fígado F1 F3 F8 F4.
SISTEMA EXCRETOR.
Fisiologia Energética dos Órgãos e Vísceras
VASOS MARAVILHOSOS René Lenard.
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Acupuntura nos Esportes
YOSHIO MANAKA ACUPUNTURA JAPONESA.
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO
Vaso Concepção Denise Harari Ceata.
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
ANATOMIA HUMANA Conceito:
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
MIOLOGIA SISTEMA MUSCULAR.
Constituição dos ossos
Anatomia e Fisiologia Aula 1.
Prof. Dr. Fabrício Bacelar
LOCALIZAÇÃO PONTOS ELEMENTARES 5 ELEMENTOS OU MOVIMENTOS
O nosso corpo.
Divisão do esqueleto.
Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito.
DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO
Síndromes Energéticas
Meridianos lo/luo.
CICLO SHENG e CICLO KO.
Dr. Ephraim Ferreira Medeiros Dra. Denise Harari Dra. Renata Ribeiro
Substâncias Fundamentais
2ª SÉRIE CARMO 2004 Professora: Gisella Monerat
Transcrição da apresentação:

COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON

COLATERAIS LUO Os Colaterais Luo (Canais de Energias de Conexão), são ramificações que tem origem nos Meridianos Principais, iniciando a partir dos pontos Luo. Existem 15 grupos de Colaterais Luo, doze dos meridianos principais, um do VC (origem no VC15) – dispersa no abdome e supervisiona as atividades dos Luo longitudinais Yin, o outro do VG (origem no VG1) = atividades Yang. Por fim o grande Luo do BP – BP21 – supervisiona todo o sangue do corpo = E e supervisiona o QI (Tas, m e i).

COLATERAIS LUO Os Luo se dividem em: longitudinal – com sintomas de órgãos e vísceras. Transversal sem sintomatologia.

COLATERAIS LUO TRANSVERSAL O Luo Transversal se encontra entre o cotovelo e a mão, entre o joelho e o pé. Faz a reunião externa dos meridianos principais acoplados (por ex. Ig e P), permitindo que a energia do ponto Luo do meridiano Principal passe para o ponto fonte do meridiano acoplado – fazendo a ligação interior / exterior e vice versa dos meridianos.

COLATERAIS LUO TRANSVERSAL Este sistema consolida a circulação energética dos 12 meridianos principais, unindo o Yin com o Yang e tem como função regular a energia dos meridianos principais acoplados, tratando o vazio e a plenitude destes ou faz a harmonização energética.

COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Acompanha o trajeto do meridiano principal, pode ir direto ao órgão e víscera, ao crânio ou face, cavidade abdominal e torácica – faz a distribuição de Qi e Xue para todas as partes do corpo. Como o Wei Qi também circula por este meridiano preenchendo os espaços vazios deixados pelos meridianos principais – promove junto com o Qi e Xue a nutrição e defesa do corpo. Apresenta sintomatologia quando em excesso ou deficiência:

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL PULMÃO – inicia no ponto P11 – Tai Yin da mão, segue pela borda interna da região tenar, juntando com o IG – Yang Ming da mão, no dedo indicador da mão. Sintomas de plenitude – sensação de calor na palma da mão, dor ao longo a artéria radial e na região do P. Tto: sedar o Luo (do problema) e tonificar a mãezinha (do problema). Sintomas de hipoenergia – bocejo frequente, polaciúria, tosse. Tto: tonificar o Luo (do acoplado) e tonificar a mãezinha (do problema).

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL INTESTINO GROSSO – inicia no ponto IG6, segue acompanhando trajeto do Yang Ming da mão, até o ombro, segue para a maxila e dentes, da mandíbula saem 2 ramos: 1 para o ouvido e outro para os P. Hiperenergia – dor de dentes, gengivite, cárie, e surdez. Tto: Hipoenergia – sensação de frio nos dentes e na gengiva, dor e opressão torácica, má digestão. Tto:

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL ESTÔMAGO - Inicia-se no ponto E.40 (Fenglong) do Yang Ming do Pé (E), situado na face lateral da perna, segue em trajeto ascendente pela região ântero-externa da perna, da coxa, do abdome, do tórax, indo até o topo da cabeça, onde ramifica-se na direção do pescoço, indo até a garganta e para a testa. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): insanidade e epilepsia. Sintomas de Hipoenergia (vazio): flacidez e atrofia dos músculos da perna e dos pés, faringite, afasia súbita.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Baço-Pâncreas: Inicia-se na face medial do pé, no ponto BP.4 (Gongsun), que segue trajeto paralelo ao do Tai Yin do Pé (BP), penetrando o abdome, onde segue dois ramos: um para o Intestino Grosso e outro para o Estômago. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): vômitos, diarréia e dor muito aguda na região. Sintomas de Hipoenergia (vazio): distensão abdominal, com acúmulo de gases e líquidos.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Coração: Inicia-se no ponto C.5 (Tongli), que se localiza na face medial do antebraço. Paralelamente acompanha do Shao Yin da Mão (C), tomando uma direção ascendente pela face anterior do antebraço, penetrando o tórax indo para o Coração, mediastino, garganta, até atingir a base da língua, depois cruzando a linha média do corpo, indo para o canto externo de cada olho, para unir-se ao Tai Yang da Mão (ID). Sintomas de Hiperenergia (plenitude): mal-estar e dor fulgurante do tórax. Sintomas de Hipoenergia (vazio): afasia.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Intestino Delgado: Inicia-se no ponto ID.7 (Zhizheng), que se localiza na face externa medial do antebraço. Paralelamente segue o trajeto do Tai Yang da Mão (ID), pela face interna do antebraço. Une-se ao trajeto do Shao Yin da Mão (C), indo para aborda ungueal do 50 dedo da mão. Um outro ramo, que se inicia no mesmo ponto ID.7 (Zhizheng), segue trajeto paralelo ao do Tai Yang da Mão (ID), penetrando o tórax, indo para o Coração. Vai para o ponto E.12 (Quepen), onde se une ao Yang Ming da Mão (IG).

Sintomas de Hiperenergia (plenitude): incômodo nas articulações e atrofia dos músculos do cotovelo e do braço. Sintomas de Hipoenergia (vazio): furúnculos e pústulas.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Bexiga: Inicia-se a partir da face posterior da perna, no ponto B.58 (Feiyang), e segue paralelamente ao trajeto do Tai Yang do Pé, para. a cabeça, terminando na boca. Sintomas de Hiperenergia (plenitude) : rinorréia, obstrução nasal, cefaléia, dorsalgia. Sintomas de Hipoenergia (vazio) : rinorréia abundante com predominância de líquido claro, epistaxe.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Rins. Inicia- se no ponto R.4 (Dazhong), do Shao Yin do Pé, situado na face medial do tornozelo; segue acompanhando o trajeto do Meridiano até a região situada abaixo do períneo, seguindo depois, para a coluna lombar. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): enurese, depressão, constipação, irritação, não se pode evacuar e nem urinar. Sintomas de Hipoenergia (vazio): dor na região nasal, acompanhada, as vezes de dor na face medial do membro inferior, lombalgia.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Circulação- Sexo: Inicia - se no ponto CS.6 (Neiguan) do Jue Yin da Mão, localizado no terço inferior da face medial do antebraço, seguindo em direção ascendente, paralelamente ao Meridiano, indo para o tórax, penetrando-o e seguindo para o Envoltório Energético do Coração e para o Órgão Coração, comunicando-se com o Shao Yang da Mão. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): dor no precórdio. Sintomas de Hipoenergia (vazio): rigidez e mal estar no pescoço.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Triplo Aquecedor: Inicia-se no ponto TA.5 (Waiguan) do Shao Yang da Mão, que se localiza no terço inferior da face dorsal do antebraço, seguindo paralelamente ao Jue Yin da Mão, indo até o meio do tórax, onde se une novamente a este meridiano. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): contratura da articulação do cotovelo, com sensação de repuxamento e contração. . Sintomas de Hipoenergia (vazio): fraqueza do cotovelo.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Vesícula Biliar: Inicia - se a partir do ponto VB.37 (Guangming) do Shao Yang do Pé, no terço distal da face lateral da perna, e segue para o dorso do pé. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): desmaio, sensação de frio nas extremidades dos membros inferiores. Sintomas de Hipoenergia (vazio): fraqueza das pernas, impossibilidade de andar ou de levantar , cansaço.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Fígado: Inicia- se do ponto F.5 (Ligou) do Jue Yin do Pé, na face medial da perna, seguindo um trajeto paralelo ao próprio meridiano, terminando na região genital e suprapúbica. Sintomas de, Hiperenergia (plenitude): cólica e inchaço nos genitais externos, disúria, dor no pênis e nos testículos. Sintomas de Hipoenergia (vazio): coceira súbita no escroto e na região púbica.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Vaso Concepção: Inicia se no ponto VC.15 (Jiuwei) do Ren Mai, situado na parte inferior do osso esterno, ramificando-se para o abdome. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): dor na epiderme do abdome. Sintomas de Hipoenergia (vazio): prurido na pele do abdome.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Vaso Governador: Inicia-se no ponto VG. 1 (Changqiang) do Du Mai, localizado no períneo, seguindo trajeto ascendente, ao lado da coluna vertebral, indo para a nuca, onde se ramifica para a cabeça. Ao atingir o ombro, une-se ao Tai Yang do Pé e penetra a coluna vertebral. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): contraturas musculares ao longo da coluna vertebral, dificuldades nos movimentos de extensão e flexão da coluna. Sintomas de Hipoenergia (vazio): sensação de peso ou de tontura na cabeça.

SINTOMATOLOGIA COLATERAIS LUO LONGITUDINAL Baço-Pâncreas (Grande Luo): Inicia-se no ponto BP.21 (Dabao) do Tai Yin do Pé, ponto situado na região anterior da axila. Ramifica-se daí, espalhando-se para a região do hipocôndrio e acumulando o Sangue em volta do corpo. Sintomas de Hiperenergia (plenitude): dores generalizadas pelo corpo. Sintomas de Hipoenergia (vazio): fraqueza nos músculos dos membros e nas articulações.