Independência da América Espanhola Webster Pinheiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
David Justino e Sílvia de Almeida
Advertisements

INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS.
1 - Independências das nações latino-americanas:
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
- INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX
A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Independência da América Latina
Ideais Iluministas invadem a América
A independência da América espanhola
América Espanhola Não podemos atribuir apenas à invasão napoleônica na Espanha o desencadeamento das independências na América. Este fato dever ser visto.
Independência dos EUA.
A Independência das Colônias Latino-americanas ( )
A América Espanhola Formação.
INDEPENDÊNCIAS LATINO- AMERICANAS
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
O que você deve saber sobre
Independência da América espanhola
Processos de independência na América Espanhola
América Colonial.
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
1 - Independências das nações latino-americanas:
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
1 - Independências das nações latino-americanas:
AULA: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA PROFESSOR: TALES AUGUSTO
Independência – Características Gerais No contexto da Crise do Sistema Colonial Pela elite colonial Conflitos armados.
As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa
Independência da América Espanhola
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
As Independências na América Latina
Formação dos Estados Nacionais na América Hispânica
COLÔNIAS INGLESAS - EUA
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
Aula Independência na América Latina
O LONGO SÉCULO XIX.
Independência dos Estados Unidos
Habitantes (milhares)
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Professor Edley
Independência da América Espanhola
Independência na América ESPANHOLA
1. ANTES DA INDEPENDÊNCIA
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
A INDEPENDÊNCIA DOS EUA
Processos de independência na América Espanhola
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Independência da América Espanhola
Como as colônias da América reagiram à ideia de liberdade?
Luta pela emancipação política nas Américas
Cap. 4 - Os processos de Independência na América
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
As Independências da América Latina
Haiti: Um caso especial Primeira colônia independente com governo negro e abolição da escravidão Primeiros conflitos: affranchis x grands blancs Levantes.
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.
COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA Avançado em História.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
AMERICANOS LUTAM POR LIBERDADE
A INDEPENDÊNCIA DA COLÔNIAS AMERICANAS DA ESPAPANHA
INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA. Antecedentes - Iluminismo - Independencia dos EUA - Guerra peninsular ( ) - invasão da espanha e coalizão.
A independência da América Espanhola
A AMÉRICA COLONIAL.
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS.
A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento realizado em 1776, que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio.
Invasões napoleônicas. Crise do Antigo Regime, Liberalismo econômico e político. Doutrina Monroe (Imperialismo dos Estados Unidos – “América para os americanos”)
I NDEPENDÊNCIA DA A MÉRICA E SPANHOLA Prof Rafael Trindade Pellegrini.
Transcrição da apresentação:

Independência da América Espanhola Webster Pinheiro Monumento a Simón Bolívar e San Martín, em Guayaquil - Equador Webster Pinheiro

Queda da Bastilha Influências do Iluminismo, Revolução Francesa, da Revolução Industrial; Reunião de pensadores iluministas

da Independência dos EUA e das guerras napoleônicas;

Manutenção do pacto colonial entravando o desenvolvimento das colônias; Família de “criollos” = elite latifundiária que defendia o livre comércio rompendo o monopólio metropolitano.

Insatisfação de mestiços e indígenas com as desigualdades sociais. Nascidos na Espanha que representavam os interesses metropolitanos Elite colonial, descendentes de espanhóis, nascidos na América Brancos + índios = homens livres, trabalhadores braçais desqualificados Grande maioria da população: foram submetidos ao trabalho forçado (mita/encomienda, na prática, formas diferenciadas de escravidão) apesar da proibição oficial pela metrópole. nas Antilhas representavam a maioria da sociedade e trabalhavam principalmente na agricultura.

3. As repercussões, nas colônias, da invasão napoleônica à espanha Os “cabildos” eram conselhos municipais onde se discutiam as relações entre as colônias e a metrópole e tiveram papel destacado na preparação dos movimentos de independência. Buenos Aires

Reunião das Cortes Espanholas em Cadiz – os deputados se opuseram à dominação napoleônica; Nas colônias, os criollos se opuseram à Constituição de Cadiz, por não estarem devidamente representados. Militares, clérigos e intelectuais redigiram Constituição em Cadiz.

4. Principais heróis da independência das colônias espanholas na américa Simón Bolívar, criollo nascido na venezuela. Estudou na Espanha. É considerado o “libertador da América”, tendo liderado as lutas pela emancipação da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Declaração de independência da Venezuela

Mapa da América Latina; ex-colônias dos países ibéricos.

San Martín, criollo nascido na Argentina, filho de coronel espanhol; responsável pela libertação da Argentina, do Peru e do Chile, neste último colaborando com o líder Bernardo O´Higgins. General San Martín O´Higgins

San Martín saudado pelo povo

Bolívar e San Martín possuíam planos diferentes para a América Espanhola; San Martín defendia que as ex-colônias se tornassem monarquias, cujos chefes de Estado seriam príncipes europeus convidados para governá-las.

Para Bolívar, as ex-colônias deveriam se organizar numa única grande república federativa, unidas sob um mesmo governo, mais ou menos nos moldes dos Estados Unidos.

Última tentativa de Simón Bolívar para manter unida a América Latina; Várias nações americanas, assim como o próprio Bolívar, não compareceram;

Além do mais, EUA e Inglaterra, interessados em ampliar suas influências sobre as novas nações independentes, não apoiaram a proposta. John Quincy Adams, presidente dos EUA durante o Congresso do Panamá

A liderança regional dos “caudilhos” provocou a divisão da recém independente América Espanhola em diversas nações, frustrando o sonho de Bolívar; Caudilhos são líderes políticos carismáticos ligados a setores tradicionais da sociedade (como militares e grandes fazendeiros) e que baseiam seu poder no populismo.