INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
As várias acepções do Direito
O DIREITO COMO FONTE DO CONHECIMENTO
CURSO DE DIREITO – Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
A Concepção Objetiva da Arte
Ética - Visão Histórica
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Aristóteles a.C. Nasceu em Estagira, Macedônia, filho do médico do Rei
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
CITAÇÕES DE ALVES FERNANDES Tudo depende do nosso ponto de vista COM SOM CLIQUE PARA PASSAGEM DE SLIDES.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CULTURALISMO JURIDICO
Profª Karina Oliveira Bezerra
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
Professor Romildo Tavares
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
NORMATIVISMO E CULTURALISMO JURÍDICO
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Profª Karina Oliveira Bezerra
DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2011.
¨Non omne quod licet Honestum est¨ (Paulo)
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP
Aula 01 AULA DE APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DA DISCIPLINA I – ABERTURA – Oração de São Francisco II – Apresentação do Professor e da Disciplina III – Distribuição.
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO
As várias acepções do Direito
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
FILOSOFIA.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Escola de Formação Política Miguel Arraes
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DA GRÉCIA ANTIGA
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
O que é Direito A maior dificuldade numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é,mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita.
O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO E DA APLICAÇÃO DO DIREITO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Direito Professor: Milton Corrêa Filho.
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS Fonte: André Franco Montoro, in Introdução à Ciência do Direito, p Curso de Direito Professor: Milton Corrêa.
Douglas Fernando Blanco
Universidade Estadual do Norte do Paraná
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS Fonte: André Franco Montoro, in Introdução à Ciência do Direito, p Curso de Direito Professor: Milton Corrêa.
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
Período sistemático Aristóteles
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
Aula 08: NORMATIVISMO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
TEORIA DO DIREITO.
Em busca da felicidade.
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Direito Professor: Milton Corrêa Filho.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor Aula 02 – O que é Direito? 2013

O que é Direito A maior dificuldade numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é,mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita gente aceita como retrato real. (Roberto Lyra Filho) 14/04/2017

Universo REAIS MUNDO NATURAL IDEAIS MATERIAIS MUNDO CULTURAL CEAP – CURSO DE DIREITO – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Milton de Souza Corrêa Filho REAIS MUNDO NATURAL IDEAIS (Objetos naturais) Universo MATERIAIS MUNDO CULTURAL ESPIRITUAIS (Objetos culturais) Conjunto de tudo o que existe 14/04/2017

O PROBLEMA DA DEFINIÇÃO DE DIREITO DIREITO COMO CIÊNCIA – Epistemologia Jurídica DIREITO COMO JUSTO – Axiologia Jurídica DIREITO COMO FENÔMENO SOCIAL – Sociologia Jurídica DIREITO COMO NORMA – Dogmática Jurídica DIREITO COMO TÉCNICA – Técnica Jurídica DIREITO COMO RELAÇÃO – Teoria dos Direitos Subjetivos 14/04/2017

A ORIGEM E A NATUREZA DO DIREITO O homem é imprevisível O homem vive em sociedade Existe necessidade de normas (que criam padrões de conduta e de organização ) - políticas - jurídicas - morais - religiosas - uso e costumes 14/04/2017

DIREITO NATURAL: Fonte Divina O Direito é visto como vontade dos deuses (direito revelado) - Código de Hamurabi (lei de talião)- “Olho por olho, dente por dente, sangue por sangue” - Os Dez Mandamentos – “Aquele que não viver pela lei, morrerá por ela” 14/04/2017

A CONTRIBUIÇÃO DOS FILÓSOFOS O homem é a medida de todas as coisas (Protágoras – Sofistas) O mundo humano é feito pelo conhecimento e pela razão (Sócrates) A natureza do homem é racional. A divindade platônica é constituida pelo mundo das idéias. A alma sendo superior conhece as idéias (Platão) 14/04/2017

A CONTRIBUIÇÃO DOS FILÓSOFOS O problema fundamental é do SER,não da vida (Aristóteles - fundador da Lógica) Deus é concebido como ato puro, perfeição absoluta, pensamento do pensamento. A Ética se revela pela harmonia entre paixão e razão,virtude e felicidade. 14/04/2017

A identificação entre Direito e lei pertence ao repertorio ideológico do Estado O Direito autentico e global não pode ser isolado em campos de concentração legislativa...a lei é um simples acidente no processo juridico. A dignidade é impossivel sem a libertação econômica, mas essa liberdade econômica é impossivel se desaparece a causa dos direitos humanos. 14/04/2017

O que é Direito O Direito é uma proporção real e pessoal, de homem para homem, que, conservada, conserva a sociedade; corrompida, corrompe-a. ( Dante Alighieri) 14/04/2017