Os dons desapareceram ou ainda continuam

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

O chamado e o encontro com o Senhor Jesus
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
O Prólogo do Evangelho de João
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Classe Visão Bíblica IPJG Ref Bibliográfica Ouça o Espírito, Ouça o mundo John Stott. Ed. ABU Aula 20 A Igreja na Sociedade Pastores P.Lane 05 Agosto.
Porque Deus Criou a Humanidade?.
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
no Evangelho de S. Marcos
Interpretação dos gêneros bíblicos
SERMÃO EXPOSITIVO.
MARCOS A autoridade de Jesus.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A compreensão da justiça de Deus
Exemplos bíblicos de discipulado
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
COMPORTAMENTO ADEQUADO DOS SANTOS
A Revelação e sua transmisão
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
SENIB. SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
Como aplicar leis da lógica
OS DONS ESPIRITUAIS Pr. Alandelon de Melo.
A NATUREZA DA BÍBLIA.
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Alcançando As Promessas
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
Espiritualidade no Culto
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Vivendo segundo o Chamado
A Síndrome De Caim Pr. Marcelo Jammal.
Hebreus 7 A Aliança Superior
MOVIMENTO PENTECOSTAL
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
1.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2014 e o tema da revista é Liderança Cristã, tendo o Pastor Abner Ferreira, Presidente da Assembleia de Deus.
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Redescobrindo a Igreja pela graça
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA “AS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS”
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
1 | A teologia da prosperidade
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
As Epístolas Católicas
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
“Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo
A Paz do Senhor! Estamos na 6ª lição da revista VIDA CRISTÃ VITORIOSA, 1º Trimestre de 2013, comentada pelo Pastor Silvano Doblinski. O tema da semana.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
IGREJA CRISTÃ MARANATA
2. Uma comunidade carismática
6. Uma comunidade adoradora
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
Transcrição da apresentação:

Os dons desapareceram ou ainda continuam Os dons desapareceram ou ainda continuam? Os dons de profecia, ensino e milagres.

Considerações Importantes Todo assunto aqui debatido deve ser aprofundado com bastante estudo e temor. Na discussão desse tema deve haver respeito aos que pensam o contrário. Deve haver humildade para reconhecer erros e aprender com outros.

“Todos os dons mencionados no Novo Testamento são válidos para serem usados na Igreja hoje? Os evangélicos carismáticos dizem que “SIM”. Os evangélicos históricos dizem que “NÃO” – (Cessacionista). Os intermediários ou indecisos.

I Co. 13. 8-13 – Uma Análise O propósito de Paulo é demonstrar que o Amor está acima de qualquer dom – 13.8, 9- 12 A cessação do dom ocorrerá quando Cristo voltar – 13.10 A grandeza do amor perdurará pela eternidade e não os dons O exercício dos dons devem ser até a vinda de Cristo – I Co 1.7

Possíveis Objeçoes Essa passagem não especifica quando os dons vão desaparecer Resposta: Se “o que é perfeito”se refere ao tempo da volta de Cristo, então Paulo diz que os dons tais como a profecia e as línguas desparecerão nesse tempo, implicando dessa forma que eles continuarão através da era da igreja

“Quando vier o que é perfeito refere-se a um tempo anterior ao da volta do Senhor”. Resposta O contexto exige que Paulo faça contraste entre a era presente e a era vindoura e diga que o amor vai permanecer pela eternidade. Quando Paulo quer demonstrar o valor eterno de alguma coisa, faz isso argumentando que ela permanecerá além do dia da volta do Senhor ( I Co3.13-15; 15.51-58).

A CONTINUAÇÃO DA PROFECIA E MILAGRES HOJE DESAFIA A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS? RESPOSTA – NÃO, PELAS SEGUINTES RAZÕES A profecia não tem autoridade das Escrituras. Ela não ameaça nem compete com as Escrituras, antes está e deve estar sujeita às Escrituras e ao julgamento maduro da congregação. Abusos ou mal uso não anula o a veracidade do dom, como ensinos errados não anula o verdadeiro ensino. Milagres nem sempre estavam ligados ao registro das Escrituras – At 21, I Tss 5.20-21; Tg 5.14- 16.

A história da Igreja registra milagres mesmo depois da era apostólica. Enfatizar a contemporaneidade dos dons hoje não significa ser uma igreja desequilibrada ou não saudável.

ENTENDENDO OS DONS DE PROFECIA, ENSINO E MILAGRES Os profetas do AT são os apóstolos do NT Os “profetas” na igreja registrado no NT não falavam com autoridade equivalente à das palavras das Escrituras – I Tss 5.20 – 21; I Co 14.29-38 O exercício da profecias pós era apostólica não era tido como “Palavra de Deus” como revelação canônica, mas a igreja em meio ao uso do dom deveria ser guiada pelas Escrituras . II Tm 2.15; 3.16; II Pd 1.19-21; 3.16

Uma “revelação” espontânea tornava a profecia diferente dos outros dons. I Co 14.25. Há uma diferença entre profecia e ensino. A profecia inclui qualquer conteúdo edificante ( I Co 14.3), muitas pessoas podem profetizar (I Co 14.5) e deve haver zelo na busca deste dom ( I Co 14.1, 4).

Como incentivar e regulamentar a profecia na igreja local Ore para que Deus dê sabedoria para como introduzir o assunto na igreja. Ensine de forma regular. Aborde o assunto pacientemente. Incentive a igreja a esse dom. Mantenha a Escritura como autoridade e padrão mais alto para igreja.

ENSINO É a capacidade de explicar as Escrituras e aplicá-la à vida das pessoas – At 18.11; Hb 5.12; II Tm 3.16; II Tm 2.2; 4.11 Nas epistolas do NT, o “ensino”está muito próximo do que é hoje descrito por nossa expressão “estudo bíblico”

MILAGRES I Co 12.28 fala de “operadores de milagres” Qualquer tipo de atividade em que se evidencie o grande poder de Deus. Deus se manifesta de maneira evidente para promover os propósitos em determinadas situações. Os milagres são atos de “poder” de Deus em que a igreja é auxiliada e Deus é glorificado.