1984 George Orwell.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

1914 – 1918.
Dois modos de ler a Bíblia.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Australapitecos Os australopitecíneos parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de.
Democracia na América Alexis de Tocqueville nasceu em Paris no dia 29 de julho de 1805, em meio à aristocracia francesa.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Prof. Everton da Silva Correa
ESTAR SOZINHO....
Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Eder Paulo Möbbs Orwell, George Ijuí, 10 de setembro.
Sawabona Shikoba.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Direitos e Deveres da Pessoa
CIDADANIA.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
By Roberto Romanelli Maia
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
PODER PARALELO.
Educação.
PRODUÇÃO TEXTUAL.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Passagem do mundo Virtual para o Real! DE GALVES.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Fatos sobre o idioma: Inglês.
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
VARIEDADES DO PORTUGUÊS – AFRICANAS E BRASILEIRA
ESTAR SOZINHO....
A esperança (Priscila Namiuti) Invisível, imprescindível, inabalável A esperança sobrevive Sua chama jamais se apaga: é o alívio, o abrigo, o refúgio numa.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
EVANGELISMO PÚBLICO.
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
A Hermenêutica na Idade Média
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
HANS MORGENTHAU.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
Um Líder a frente do seu tempo
Introdução a Questão Social
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Um venerável Amigo – 01/AGO/2010 Esse final de respiração cósmica existente, inscrito nos ciclos da humanidade, se reproduz regularmente. Mas, hoje, a.
GUERRA FRIA.
CUBA Estou AQUI!!!.
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Provérbios de Salomão, capítulo 12
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Carta do Apóstolo Paulo
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
CULTURA O QUE É?.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Engenharia de Produção- Facamp Introdução à Administração Nascimento da grande empresa comercial Outubro de 1893 – peça teatral contando as vantagens e.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Cada um de nós é mais ou menos talentoso num determinado aspecto da vida. Alguns vão muito bem como pais, outros como amantes. Tem gente que gosta de.
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
1984 George Orwell. “ Voltou à sala de estar e sentou-se a uma pequena mesa à esquerda da teletela. Da gaveta da mesa tirou uma caneta, um tinteiro e.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

1984 George Orwell

Livro: 1984 Autor: George Orwell (Eric Arthur Blair) Ano de Publicação: 1949 Classificação: Romance Título em Portugal: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro Título original: Nineteen Eighty-Four

1984 de George Orwell No mais famoso romance de George Orwell, a história se passa no "futuro" ano de 1984 na Inglaterra, ou Pista de Pouso Número 1, parte integrante do megabloco da Oceania.

No livro conta-se a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites.

De fato, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam, e lutou desesperadamente contra a morte - sofria de tuberculose - para poder acabá-lo. Ele foi um dos primeiros simpatizantes ocidentais da esquerda que percebeu para onde o stalinismo caminhava e é aí que ele vai buscar a inspiração - lendo Mil Novecentos e Oitenta e Quatro percebe-se que o Grande Irmão é baseado na visão de Orwell sobre os totalitarismos de vária índole que dominavam a Europa e Ásia na época. Stalin, também Hitler e Churchill foram algumas das figuras que inspiraram Orwell a escrever o romance.

O Estado controlava o pensamento dos cidadãos, entre muitos outros meios, pela manipulação da língua. Os especialistas do Ministério da Verdade criaram a Novilíngua, uma língua ainda em construção, que quando estivesse finalmente completa impediria a expressão de qualquer opinião contrária ao regime. Uma das mais curiosas palavras da Novilíngua é a palavra duplipensar que corresponde a um conceito segundo o qual é possível ao indivíduo conviver simultaneamente com duas crenças diametralmente opostas e aceitar ambas. Os nomes dos Ministérios em 1984 são exemplos do duplipensar. O Ministério da Verdade, ao retificar as notícias, na verdade estava mentindo. Porém, para o Partido, aquela era a verdade. Assim, o conceito de duplipensar é plausível a um cidadão da Oceania.

Outra palavra da Novilíngua era Teletela, nome dado a um dispositivo através do qual o Estado vigiava cada cidadão. A Teletela era como que um televisor bidirecional, isto é, que permitia tanto ver quanto ser visto. Nele, o "papel de parede" (ou seja, quando nenhum programa estava sendo exibido) era a figura inanimada do líder máximo, o Grande Irmão.

No livro, Orwell expõe uma teoria da Guerra No livro, Orwell expõe uma teoria da Guerra. Segundo ele, o objetivo da guerra não é vencer o inimigo nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se tornem uma ameaça aos poderosos. Assim, um dos lemas do Partido, "guerra é paz". No livro, Orwell expõe uma teoria da Guerra. Segundo ele, o objectivo da guerra não é vencer o inimigo nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se tornem uma ameaça aos poderosos. Assim, um dos lemas do Partido, "guerra é paz", é explicado no livro de Emmanuel Goldstein: "Uma paz verdadeiramente permanente seria o mesmo que a guerra permanente

In this novel (1984) the division of the narrative is in three parts, we can analyze it (the division) by the aspect that each part represents a particular moment in Winston’s feelings: angst, anxiety (in the first part), euphoria (in the second part) and terror (in the third part).

Personagens: Winston Smith - protagonista do romance, um homem comum fleumático. Júlia - Amante de Winston, um rebelde "secretas da cintura para baixo", que elogia as doutrinas, é militante do Partido, enquanto vive secretamente em contradição com elas.

O'Brien - Um agente do governo que engana Winston e Julia fazendo-os acreditar que ele é um membro da resistência, e convencendo-os a aderir a esta, e depois usa isso contra eles para torturá-los. Ele convence-os de que eles não devem apenas obedecer, mas amar o Big Brother. O'Brien pode ser visto como principal antagonista da novela.

Big Brother - O ditador da Oceânia Big Brother - O ditador da Oceânia. Actua de modo semelhante a "Joseph Stalin". Winston Smith aponta que ele nunca foi visto, nem ninguém se lembra de ver o Big Brother, e sugere que ele pode não existir. Declaração de O'Brien que o Big Brother "nunca vai morrer" também contribui para esta teoria, sugerindo que o Big Brother pode ser apenas uma representação simbólica do partido como um todo. Sua imagem está em toda parte, principalmente nos cartazes onipresentes que advertem: "Big Brother is Watching You".

O Partido É o grupo que se mantém no poder através de métodos semelhantes aos nazistas, comunistas ou fascistas, entretanto, de forma explícita. O objetivo do partido não é nada menos do que o poder. O Partido é marcado pela onipresença do Grande Irmão, que ao país governa e a todos vigia. “Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força.”— Lema do Partido

O que é Duplipensar. Duplipensar é um termo da novilíngua (newspeak) O que é Duplipensar? Duplipensar é um termo da novilíngua (newspeak). Uma redução do idioma inglês usado oficialmente e baseado em unir e destruir palavras para que o pensamento fosse cada vez mais igual. A cada edição o dicionário de novilíngua diminuia, e, a resistência ao Partido na mesma proporção.

Muito mais do que uma televisão ou um computador, a teletela é um aparelho que envia e capta voz e imagem, facilitando o controle dos cidadãos. Estes aparelhos estão nos locais de trabalho, públicos (praças, cafeterias, etc.) com o propósito de controlar os membros do Partido. Nada muito diferente da precaução em nome da segurança e ordem pública da realidade. A função das teletelas é entreter a população e vigiar. Ao mesmo tempo que ela transmite dados de conquistas do Partido na guerra e produção de botinas, ela repreende individualmente aqueles que não se esforçam nas teleaulas de ginásticas. O que é Teletela?

O que é novilíngua? Novilínga é o idioma oficial na megabloco da Oceania do livro 1984 de George Orwell. Na Oceania (Américas, Inglaterra, Sul da África e Austrália) os cidadãos falavam o inglês, mas todos os documentos eram escritos em novilíngua (newspeak). Apesar de ser incentivada pelo Partido poucos eram os fluentes na novilíngua, uma versão reduzida do idioma inglês. A novilíngua era utilizada apenas nos artigos internos e oficiais. O Partido previa que no ano de 2050 a novilíngua superasse o inglês como idioma corrente. Desta forma, não haveria possibilidade de pensamentos conflitantes com os interesses do governo. O objetivo da implantação do novo idioma é reduzir o vocabulário ao extremo para diminuir a capacidade de pensamento, tornando as pessoas vulneráveis ao Partido. A eliminação de sinônimos, fusão de palavras tornava a relativização impossível. As novas palavras que foram criadas tinham a intenção de tornar várias obsoletas. A cada edição do dicionário de novilíngua menos vocabulários estavam presentes.

Quem é o Grande Irmão (Big Brother)? Onipresente, o Grande Irmão é visto nas teletelas e cartazes espalhados por toda a Oceania. Apesar de estar presente ele jamais aparece em público. O Grande Irmão talvez não seja uma pessoa real. Ninguém o viu pessoalmente, mas no slogan "O Grande Irmão zela por ti", seus feitos e liderança constantes na teletela conduzem o povo da Oceania a acreditar em sua presença. Alguns orwellianos associam o Grande Irmão ao ditador soviético Joseph Stálin com alguns toques da propaganda nazi-fascista. Mas pode ser associado às religiões. O Grande Irmão está em todos os lugares e vigia todos os seus passos. Nesta concepção, o Partido controla as emoções e tem a liderança invisível. Quem é o Grande Irmão (Big Brother)?

O que são os Megablocos? O que são os Megablocos

George Orwell - Referências http://www. george-orwell. org/ http://www