Termos Essenciais da Oração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de sujeito.
Advertisements

Termos essenciais da oração
Estudo do sujeito e do predicado
Verbos – Prova Bimestral
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Análise Sintática: sujeito
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PREDICAÇÃO VERBAL.
3º TRIMESTRE.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Prof. Francisco Platão Savioli
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Profª Giovana Baggio Schubert
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Sujeito Tipos de Sujeito
REVISÃO 24 TIPOS DE SUJEITO
Sujeito Sujeito.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
DISCIPLINA: Português
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
LINGUA PORTUGUESA. QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
Termos essenciais da oração.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Concordância Verbal I.
Sujeitos: tipos.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
TIPOS DE PREDICADO.
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Sintaxe sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
PREDICADO – PÁG. 11 (APOSTILA 2)
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
9º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
A noção de sujeito apresentada pela gramática tradicional causa bastante polêmica entre os estudiosos da língua, haja vista sua superficialidade e lacunas.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
Transcrição da apresentação:

Termos Essenciais da Oração A estrutura sintática começa aqui

Conceituando... Sujeito: sujeito de uma oração é o elemento que se diz algo. João é um garoto exemplar. Sujeito: João Predicado: é a parte de uma oração que diz algo sobre o sujeito. As mulheres preferem rosas. Predicado: preferem rosas

Classificação dos sujeitos Sujeito simples: quando apresenta apenas um núcleo ou um único recebedor ou executor da ação. Exemplos: O rios correm em direção ao mar. Sujeito simples: o rio O professor entrou na sala animado. Sujeito simples: o professor Os candidatos foram aprovados no concurso da PMMG. Sujeito simples: os candidatos

Sujeito composto: quando apresenta dois núcleos ou mais ou dois recebedores ou executores de uma ação. Exemplos: O professor e os alunos entraram animados na sala. Sujeito composto: As semanas e os meses passaram rápidos. Eu e ela contávamos com a sua honrosa presença. Sujeito Oculto: ocorre quando o sujeito da oração da está explicito, porém sabemos que ele existe e está na oração. Estávamos na fazendo do nosso tio. Sujeito oculto: nós (3ª Pessoa do Plural)

Quando ocorre sujeito indeterminado? Sujeito Indeterminado: ocorre quando o verbo não determinada a pessoas na qual praticou ou recebeu a ação. Exemplos: Roubaram a bolsa da senhora. Sujeito indeterminado: não sabemos quem roubou. Precisa-se de ajudante. Sujeito indeterminado: não sabemos quem precisa. Quando ocorre sujeito indeterminado? Quando o verbo se apresenta na 3ª Pessoa do Plural, sem o termo antecedente relacionado. Falaram mal de você na escola. - não sabemos quem falou. Quando o verbo se apresenta na 3ª Pessoa do Singular com o pronome se, que possui a função de indeterminação. Vende-se esta casa. - não sabemos quem está vendendo.

Sujeito indeterminado e agente da passiva Índice de indeterminação do sujeito SE Vive-se melhor no campo. Precisa-se de professores. Sonha-se com essa casa. Corta-se grama. Partícula Apassivadora SE Amolam-se alicates. Assistiu-se o doente. Visou-se um cheque de R$200,00. Aprovou-se o novo candidato.

Oração sem sujeito – O.S.S. Fenômeno da natureza: Choveu a noite inteira. Nevou no sul do país. Ventou na Argentina e fez sol no Brasil. Trovejou muito ontem à noite. Neblinou toda a madrugada.

Oração sem sujeito pelo verbo HAVER no sentindo de existir ou de ocorrer. Exemplos: Há muitos alunos na sala. Houve um grave acidente na estrada central. Oração sem sujeito pelo verbo FAZER no sentido de tempo ou clima. Faz dois anos que não o vejo. Faz dez anos que chegamos aqui.

Classificação dos predicados Predicado verbal: quando expressa uma ação realizada ou sofrida pelo sujeito. Exemplos: O professor corrigiu todas as provas. O aluno falou por horas. Corremos dois quilômetros todos os dias. Vendi todos os equipamentos inutilizados. Nós consertamos o carro.

Predicado nominal: quando expressa um estado, qualidade ou característica do sujeito. Exemplos: Os alunos ficaram contentes com a aprovação. Pedro é muito inteligente. Ele está doente. A prova era fácil. Predicado verbo-nominal: ocorre quando expressa a ação, estado, qualidade ou característica do sujeito. O réu saiu da sala revoltado. Os candidatos saíram da sala animados. A criança brincava distraída na calçada. João e Maria compraram uma nova casa animadíssimos.