Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2008 – IME/USP www.agilcoop.org.br Dairton Bassi Danilo Sato 24/Jan/2008.

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Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2008 – IME/USP Dairton Bassi Danilo Sato 24/Jan/2008

2 O que é Scrum? Processo de controle e gerenciamento Processo iterativo de inspeção e adaptação Usado para gerenciar projetos complexos Entrega valor de negócio periodicamente Compatível com CMMi até o nível 3, ISO e outras metodologias Extremamente simples, mas muito difícil

3 Princípios Os envolvidos trabalham em equipe com: –Responsabilidade –Transparência –Honestidade –Auto-organização Fornecer software funcionando –De forma incremental –Potencialmente entregável

4 Tipos de Processo Processo prescritivo –Funciona em ambientes controlados Processo empírico –Funciona para processos complexos e imprevisíveis

5 Origens de Scrum Jeff Suttherland - Ken Schwaber - Mike Beedle - Inspiração –Desenvolvimento Iterativo e Incremental em empresas (DuPont) nos anos 80 –Lean – Sistema de Produção da Toyota –Produtividade de Equipes

6 Papéis Product Owner Equipe ScrumMaster

7 Product Owner Define a visão do produto É o representante dos clientes Entende do negócio Define o objetivo do Sprint Elege prioridades de negócio Gerencia o Backlog

8 Equipe Responsável pela entrega Multi-funcional Auto-organizada e auto-gerenciada Todos os membros igualmente comprometidos com um objetivo comum Geralmente equipes pequenas (até 10)‏ –Equipes grandes geralmente se comportam como várias equipes pequenas

9 ScrumMaster Conhecimento do processo Remove impedimentos Protege a equipe –Riscos e interferências externos –Excesso de otimismo Auxilia o Product Owner a maximizar o retorno do investimento

10 Artefatos Backlog do Produto Backlog Selecionado –Não muda durante o Sprint Backlog do Sprint –Tarefas priorizadas Backlog de Impedimentos

11 Visão do Processo

12 Visão do Processo

13 Backlog do Produto Lista de todas as funcionalidades desejadas Formado por itens com valor de negócios –Casos de Uso –Histórias a la XP É gerado incrementalmente –Começa pelo básico e cresce com o tempo Priorizado pelo Product Owner

14 Visão do Processo

15 Planejamento Reunião de Estimativa –Entrada: Backlog do Produto priorizado –Saída: Itens relevantes do Backlog do Produto estimados –Participantes: Equipe e ScrumMaster Sprint Planning I –Entrada: Backlog priorizado e estimado –Saída: Objetivo do Sprint Backlog Selecionado –Participantes: Todos

16 Visão do Processo

17 Planejamento Tático Sprint Planning II –Entrada: Backlog Selecionado –Saída: Comprometimento com o objetivo do Sprint Itens quebrados em tarefas –Participantes: Equipe e ScrumMaster

18 Visão do Processo

19 Sprint Sprint = Iteração Tamanho fixo –Recomendação: Antigamente: 30 dias Atualmente: 2 semanas Durante o Sprint: –Daily Scrum (Stand-Up Meeting)‏

20 Daily Scrum 1/2 Pequenos encontros diários da equipe –geralmente pela manhã –galinhas e porcos (só os porcos falam)‏ –todos os porcos devem participar Questões que aparecem devem ser resolvidas após a reunião Tempo fixo: 15 minutos

21 Daily Scrum 2/2 Questões que devem ser respondidas por cada porco: 1) O quê você fez ontem? 2) O quê você vai fazer hoje? 3) Quais os problemas encontrados? Evita: Como um projeto atrasa um ano? –Um dia por vez... –Qualquer deslize pode ser corrigido de imediato ScrumMaster cuida dos impedimentos identificados

22 Local do Encontro Sempre o mesmo local e hora Pode ser o local de desenvolvimento Sala bem equipada, quadro branco, etc. A sala já deve estar arrumada antes Todos devem participar Galinhas ficam na periferia Ficar em pé ajuda a terminar rápido Punições (atrasos/faltas)‏

23 Acompanhamento ScrumMaster atualiza o Burn-Down Chart –um gráfico de “quanto falta”

24 Visão do Processo

25 Sprint Review Reunião onde o Product Owner: –Valida os itens entregues –Verifica se o objetivo do Sprint foi atingido Na forma de demonstração ou apresentação Momento para celebrar o sucesso

26 Visão do Processo

27 Retrospectiva Momento para reflexão e aprendizado Gera discussões para alimentar o próximo Sprint Quem está no controle? –Equipe: Backlog –Instituição: Backlog de Impedimentos

28 Visão do Processo

29 Sprint de Entrega Não faz parte do Scrum padrão, mas é bem usado na prática Um último Sprint para “fechar” o produto O objetivo é: –Preparar a versão de produção –O foco é a eliminação de erros

30 É só isso? Scrum é simples, mas não é fácil! Comece usando Scrum para a equipe identificar problemas Pode ser usado com metodologias focadas em aspectos técnicos

31 Precisamos de Certificação? Certified Scrum Master Certified Scrum Product Owner Certified Scrum Practioner Certified Scrum Trainer Certified Scrum Coach ?

32 Mais Informações Agille Alliance - –Ótima fonte sobre métodos ágeis Scrum Alliance - Mountain Goat Software – –Site de um treinador de Scrum Masters Site do Ken Schwaber -

33 Perguntas ?