Capacitando Novos educadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marcia Cabral Enfermeira
Advertisements

ISOLAMENTO DO PACIENTE
Racionalização da Higienização das Mãos
PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE AGENTES INFECCIOSOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE CDC 2007 GUIDELINE DE PRECAUÇÕES PARA ISOLAMENTO Hospital de Pronto Socorro Direção.
BIOSSEGURANÇA Prof. Ricardo Goulart UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROF/ENFª. TATIANY CAVALCANTE
O PAPEL DA LAVANDERIA NO CONTROLE DE INFECÇÃO Profa. Dra
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
ISOLAMENTO.
Acidentes com materiais biológicos
Higienização das mãos.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Esclarecimentos referentes às medidas
O CONTROLE DAS INFECÇÕES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS!
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 3
Higienização das Mãos.
BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL
HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Cuidado e Importância do Uniforme dos Profissionais da Saúde – NR32
Vista essa idéia uniforme é coisa séria!
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
Biossegurança em Odontologia
CUIDADO E IMPORTÂNCIA DO UNIFORME DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – NR 32
Segurança Ocupacional
Arrumação de Leito Hospitalar
Desmontagem da Sala Primeiramente providenciar a retirada do paciente da sala, somente depois da autorização do anestesiologista; Separar roupas usadas.
HIGIENE CORPORAL.
UTILIZANDO O POWER POINT
TÉCNICA LAVAGEM DAS MÃOS
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
Instruções para usar os Filmes de Treinamento para as sessões de instrução sobre infecções relacionadas à assistência à saúde e higienização das mãos.
Cuidado com a GRIPE!.

Acidente com material perfuro-cortante
Técnicas Assépticas 1.Introdução A existência de microrganismos no ambiente Justifica a aplicação de técnicas que produzem O seu número e proporcionam.
Higienização das mãos de Profissionais de Saúde
INFECÇÃO HOSPITALAR Definição: Infecção em paciente internado >72h que não estava em período de incubação ou após procedimentos invasivos 5-10% Internações.
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Manuseio de Material Estéril
Universidade Federal de Santa Catarina
Principais medidas de barreira na prevenção das IRAS
ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO AO EBOLA
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Higienização das mãos com ÁLCOOL GEL
ENFERMARIA LIMPEZA E PREPARO DA UNIDADE DO PACIENTE
Acolhimento pela enfermagem
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS POP’s
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
BIOSSEGURANÇA CONSCIENTIZAÇÃO do USO de EPI
IFRR CME Prof. Daniela Trindade.
Profº Enf. Rosangela Rosa
Limpeza de Caixa d’água
Montagem do Serviço de Fisioterapia
Higiene das mãos Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Enfª Raquel Trefzger de Melo Macedo SVS/DVS/SESAU
Profª.Ms. Alexander de Quadros
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
Biossegurança FACCAT Prof° Ms. Alexander de Quadros 2015/1.
Prevenção de INFECÇÃO Manuseio de materias.
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho
Higiene das mãos. O modo mais frequente de transmissão de infecções é por contacto directo entre as pessoas, através de equipamentos e materiais contaminados.
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

Capacitando Novos educadores Biossegurança = segurança da vida “As ações de biossegurança em saúde são primordiais para a promoção e manutenção do bem-estar e proteção à vida.”

O que é Biossegurança? “A Biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente.” Brasil. Ministério da Saúde. Biossegurança em saúde : prioridades e estratégias de ação / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

Durante o desenvolvimento de nosso trabalho na área da saúde, tanto no atendimento direto ao paciente ou nas atividades de apoio, entramos em contato com material biológico. Como material biológico, nos referimos a sangue, secreções e excreções tipo vômito, urina, fezes, sêmen, leite materno, escarro, saliva e outros fluidos corporais. Estes materiais biológicos podem estar alojando microrganismos, por isso consideramos estes fluidos de pacientes ou os equipamentos e ambiente que tiveram contato com eles, como potencialmente contaminados por germes transmissíveis de doenças.

Porque devo me proteger? Porque os microorganismos estão por toda a parte. Para serem visualizados, precisamos da ajuda de um microscópio. Por isso são chamados de microrganismos ou micróbios = micro (pequeno) bio (vida). Estes micróbios são classificados em: - protozoários - fungos - vírus - bactérias

Contato com os seres humanos Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida (bactérias nitrificantes) ou bastante negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde, e, até mesmo à vida do homem, se dá pelo contato com microorganismos patogênicos (causadores de doenças).

Quais são as precauções padrão? Lavagem das mãos; Manipulação de Instrumentos e Materiais; Manipulação de Materiais Cortantes e de Punção; Ambiente e Equipamentos; Vacinação.

Lavagem das mãos corretamente: Devemos lavar as mãos sempre, antes de iniciarmos uma atividade e logo após seu término.

Como lavar as mãos: Material: Água corrente. Sabão líquido. Papel toalha. Obs. Contra-indica-se o uso de toalhas coletivas de tecido ou rolo, assim como os secadores elétricos.

Descrição: Abrir a torneira. Molhar as mãos sem encostá-las na pia. Aplicar o sabão líquido, pressinando o dispensador. Ensaboar as mãos por 15 minutos ou fazer 05 vezes cada movimento: Friccionar palma com palma. Palma direita sobre o dorso da palma esquerda e vice-versa. Palma com palma, entrelaçando-se os dedos. Parte posterior dos dedos em palma da mão oposta, polpas digitais direitas em contato com as da mão esquerda e vice-versa. Fricção rotativa em sentindo horário com os dedos da mão direita, unidos sobre a palma esquerda e vice-versa. Os punhos também podem receber fricção rotativa. Enxaguar em água corrente, retirando totalmente o sabão, mantendo os dedos voltados para cima e sem encostar na pia. Usar a folha de papel toalha descatável para enxugar as mãos e em seguida fechar a torneira com o próprio papel toalha.

Manipulação de Instrumentos e Materiais: Tomar as devidas precauções, fazendo a desinfecção previa ou utilizando os EPI’ s ( Equipamento de proteção individual) necessários, caso tenha que entrar em contato com os materiais biológicos ( sangue, fluidos corporais, secreções e excreções) . Evitando a contaminação da pele e mucosas ( olhos, nariz e boca) , roupas, e ainda, prevenindo a transferência de microrganismos para outros pacientes e ambiente. Descartar em lixo apropriado os materiais e encaminhar para reprocessamento os instrumentos. Ex: Comadre com resíduos de material biológico) .

Alguns termos vocês precisam saber o que são e onde ficam Expurgo - local onde são encaminhados os instrumentos para reprocessamento. Ex: kit para nebulização, comadre, papagaio, etc. Próximo ao posto de enfermagem e das enfermarias. Hamper- porta saco onde são colocadas roupas sujas. Encontrado em todas enfermarias. Descarpack- Caixa Coletora para Perfurocortantes. Propé - sapatilha descartável ou de pano. Encontrada na lavanderia ou na rouparia próxima ao posto de enfermagem. Compressas- panos para desinfecção. Também encontradas na lavanderia ou rouparia.

Ambiente e Equipamentos: Na limpeza do mobiliário é de fundamental importância que se recolha e guarde em locais específicos todos os objetos e materiais que ocupam as superfícies a serem limpas. Para superfícies metálicas,plásticas, fórmicas e de granito, indica-se a aplicação de álcool 70% após a limpeza para a desinfecção. Seqüência: Chama-se a mulher da limpeza, para limpar a salinha; Aplicar Álcool 70% diretamente com compressas, friccionando até sua evaporação ; Fazer a desinfecção a partir do local mais limpo para o mais sujo ou contaminado; Inicia-se pelo local mais distante dirigindo-se para o local de saída de cada peça; Deve ser feita a desinfecção diária dos computadores e ser estabelecida rotina de limpeza e desinfecção dos brinquedos.

Limpeza: Consiste na remoção da sujidade da superfície de artigos e equipamentos, através da ação mecânica utilizando água e detergente, com posterior enxágüe e secagem. Desinfecção: É o processo de destruição de microrganismos como bactérias na forma vegetativa (não esporulada),fungos, vírus e protozoários. Este processo não destrói esporos bacterianos.

Tipos de limpeza: Limpeza concorrente que é aquela realizada diariamente e logo após exposição à sujidade. Inclui o recolhimento do lixo, limpeza do piso e superfícies do mobiliário geralmente uma vez por turno, além da limpeza imediata do local quando exposto à material biológico. Limpeza terminal que é aquela geral, realizada semanal, quinzenal ou mensalmente conforme a utilização e possibilidade de contato e contaminação de cada superfície. Inclui escovação do piso e aplicação de cêra, limpeza de teto, luminárias, paredes, janelas e divisórias.

Equipamentos de Proteção individual (EPI)                     óculos sapatos jaleco luvas Gorro (tipo touca); Avental; Luvas; Sapato fechado; Sapatilhas descartáveis; Respirador; Óculos

Vacinação Todos os profissionais de saúde devem estar vacinados contra a hepatite B e o tétano. Estas vacinas estão disponíveis na rede pública municipal. Participe de todas as campanhas de vacinação que a Secretaria Municipal de Saúde promove. Vacina é proteção específica de doenças. Previna-se!

Doenças infecciosas, consideradas de risco ocupacinal: São classificadas como imunopreveníveis: Hepatite B, Tuberculose, influenza, varicela, sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, doença meningocócica, pneumonias e outras. São doenças altamente contagiosas, destacando-se, além da possibilidade, de exposição direta dos profissionais de saúde, o risco significativo de transmissão destas infecções para os pacientes ou, mesmo, para outros profissionais.

ATENÇÃO: Evitar brincos grandes, roupas curtas, anéis, sapatos abertos...

Chega de bla bla bla, vamos praticar. Rsrs E como dizia Confúcio: “quem ouve, esquece... quem vê, lembra... mas quem faz, aprende!”

Obrigada pela atenção!

Referências consultadas: Brasil. Ministério da Saúde.Biossegurança em saúde : prioridades e estratégias de ação / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.