CTSP Informática Aplicada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática Instrutor : Rafael.
Advertisements

Informática Básica Introdução ao Windows – Parte 2 26/2/2010
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Sistemas Operativo TIC Sessão 2 Professora: Aida Meira.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Tecnologias da Comunicação e Informação
Editor de Slides BrOffice Impress
Auxiliar de Informática Aula 2
Informática Aplicada.
Aula 4 Sistema Operacional (Windows)
Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
Mini-curso Informática Básica
Introdução ao Computador
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Windows Prof.: Valter N. Silva
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
PowerPoint 6ª série.
Windows 7 Teclas de atalhos.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS
Na terminologia usual de microinformática, os dados Pentium IV, 3
7 - Criação de Páginas Web
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Sistema Operacional.
Orientações para PowerPoint
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Fundamentos da Informática
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Criando Apresentações
Colocando botões e ações
ABRA A JANELA DO MEU COMPUTADOR
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
EB 2/3 de Rates – 2009/2010 TIC Tecnologias da Informação e Comunicação EB 2/3 de Rates Windows Vista.
Thiago Francisco Bergmann-
A sua escola de informática!!!
POWER POINT.
PROF PAULO MAXIMO, MSc
VÍDEO: MOVIE MAKER 1. PREPARE AS IMAGENS * Comece selecionando as fotos que entrarão no clipe (vídeo) e coloque- as numa pasta especial. Se alguma imagem.
POWER POWER POINT POINT.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Windows Sistema operacional da Microsoft
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
APRESENTANDO O TECLADO
MICROSOFT WORD AULA DO DIA 16/10/2009
Professor Julian Palavro Dutra- Porto Alegre/ RS.
SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS XP / VISTA
Cada questão vale 6,1 pontos,
WINDOWS 98 Prof. Gláucya Carreiro Boechat
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Workshop de Informática
WINDOWS EXPLORER.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Introdução à Informática
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
XP = eXPerience Sucede o Windows Me e Windows Windows XP.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
AULA 01 Apresentação do Editor de Texto do Office 2010.
Introdução a Informática
Windows para Usuário Módulo I – Aplicativos do Windows 7 Windows Explorer Prof.: Rogério Morais.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Informática Básica Karine Alessandra Córdova  Conjunto de programas; São funções do Sistema Operacional  Gerenciamento de I/O (Input/Output) – cuida.
Transcrição da apresentação:

CTSP Informática Aplicada Parte 2 Windows

O que é o Windows? Sistema Operacional mais usado no mundo, mesmo com grande quantidade de cópias ilegais. Falhas críticas de segurança: vírus e spywares (programas-espiões) Windows – janelas: registro do nome foi complicado por ser palavra de uso cotidiano.

Breve Histórico Seu desenvolvimento iniciou-se em 1981 O Windows só passou a ser um SO a partir da versão Windows NT (e Windows 95). Antes, era ambiente gráfico do DOS DOS: Disk Operating System – primeiro sistema operacional “criado” pela Microsoft.

Versões Mais Recentes Windows ME Windows XP Windows Server 2003 Windows Vista (versão mais recentemente lançada) Windows Server 2008 (com previsão de lançamento ainda este ano) Windows Seven (sucessor do Windows Vista, com lançamento para o final de 2009) Windows CE (edição especial para celulares, PDAs, etc.)

Área de Trabalho do Win XP Ícones (servem de atalho para programas mais utilizados) Plano de Fundo (papel de parede) Botão Iniciar (x Menu Iniciar) Barra de Tarefas Barra de Notificação

Área de Trabalho do Win XP Organizando os ícones na área de trabalho Clicar com botão direito, e selecionar o modo de ordenação No menu iniciar: sempre que aparece retângulo em uma opção, não precisa clicar, e já surge um submenu

Menu Iniciar Todos os programas: ícones de todos os programas instalados, assim como as ferramentas de administração do sistema. Meus Documentos Documentos Recentes Minhas Imagens, Minhas Músicas, Meu Computador, Meus Locais de Rede, Impressoras e aparelhos de fax, ajuda e suporte Pesquisar Executar Fazer logoff Desligar

Barra de Tarefas Serve para mostrar e controlar os aplicativos que estão abertos, dando-lhe opções de organização das janelas dos programas e permitir alternar entre as mesmas. Subdividida em: Menu Iniciar Barra de Inicialização Rápida Janela ativa ou inativa Área de notificação Abertura e agrupamento de várias janelas de um mesmo aplicativo.

Propriedades da Barra de Tarefas Para modificar as propriedades da Barra de Tarefas, clique inicialmente com o botão direito do mouse sobre a Barra de Tarefas. Em seguida, dê um clique na opção “Propriedades”. Propriedades do Menu Iniciar

Alterando a Área de Trabalho Clicar numa área neutra da área de trabalho, e em seguida, selecionar Propriedades. Diferença entre “Aplicar” e “OK”.

Formas de Executar um Programa Clicando-se num ícone Selecionando o programa num submenu do Menu Iniciar Pela opção Executar do Menu Iniciar (usuários avançados)

Desligando o Computador Desativar Reiniciar Em espera Usado principalmente para economizar energia Pode-se retornar imediatamente ao trabalho sem precisar aguardar até que o computador seja reiniciado. não armazena informações que não foram previamente salvas; elas são armazenadas na memória do computador, e por isso, se houver corte de energia, as informações serão perdidas.

Abrindo, fechando, minimizando, maximizando e restaurando janelas

Abrindo, fechando, minimizando, maximizando e restaurando janelas Mover uma janela (clique na barra de títulos) Teclas de atalhos para manipulação de janelas: F1: mostra a janela de ajuda para a aplicação atual. ALT F4: fecha a janela atual. CTRL F4: fecha a janela do documento atual. Isso só funciona em determinados tipos de programas, como processadores de texto e planilhas, que permitem que vários documentos sejam abertos ao mesmo tempo. SHIFT F10: equivale a pressionar o botão direito do mouse sobre um controle, trazendo assim, o seu menu de contexto. ALT espaço: aciona o menu do sistema da janela, onde você poderá minimizá-la, maximizá-la, etc. CTRL ESC: aciona o menu iniciar do Windows.

Menu Acessórios É onde estão todos os programas que mais utilizaremos dentre os que acompanham o Windows XP. Bloco de Notas Arquivos .txt Formatar, quebra automática de linha Formatar, fonte

Menu Acessórios Paint Cor de primeiro plano Cor de segundo plano

Menu Acessórios Calculadora Word Pad Exibir: padrão e científica Auto-ajuda: clique com botão direito sobre alguma tecla da calculadora Word Pad Diferença entre ele e o Bloco de Notas Barra de Ferramentas

Salvar um Arquivo no Windows Procedimento geral: Arquivo, Salvar (ou Salvar Como): não permite duplicidade de nomes! Ícone na Barra de Ferramentas E se fechar o aplicativo antes de salvar o arquivo? Mensagem de notificação do Windows

Abrir um arquivo no Windows Processo semelhante a Salvar Como Arquivo, Abrir Lembrar onde o arquivo foi armazenado (pasta)

Acessibilidade Para portadores de necessidades especiais Lente de aumento: mostra, na parte superior do vídeo, a ampliação da região onde o ponteiro do mouse está no momento. Teclado: um teclado será exibido na sua tela, onde as letras poderão ser acessadas através do clique do mouse. Narrador: para deficientes visuais. Restrição: lê basicamente em inglês.

Entretenimento Windows Media Player: Windows Movie Maker também permite copiar músicas do CD para o disco rígido, além de poder classificar e gerenciar todos os arquivos de multimídia e criar listas de reprodução. Permite ouvir rádios do mundo todo (Internet) Windows Movie Maker Possibilita que você seja “o produtor” e “o diretor” de seus próprios filmes. Esses filmes podem ser produzidos a partir de conteúdos originados de fita de vídeo, fita de áudio, câmera digital, câmera da Web etc., desde que digitalizados.

Windows Explorer Gerenciador de arquivos concentra vários recursos importantes que permitem maior integração com a Web, como por exemplo, a possibilidade de visualizar páginas da Internet.

Windows Explorer Selecionando uma pasta, mostra quantidade de objetos Se selecionar um disco, ainda mostra espaço disponível Caso a pasta contenha em sua maioria arquivos de figuras/imagens, podemos optar em exibi-los através do modo de exibição “Película”. Para isso, clique com o botão direito sobre a pasta desejada e selecione a opção “Propriedades”. No quadro da caixa de diálogo “Propriedades de Figuras”, clique sobre a guia personalizar e escolha o modo de exibição “Imagens”. Note que também é possível alterar o ícone da pasta. Menu exibir

Windows Explorer Barra de Endereços permitirá a entrada de praticamente dois tipos de endereços: de seu disco ou dispositivos, e de Internet. Arquivos, pastas (diretórios), Unidades de disco (a, c, d, e, f, etc) Escrevendo nomes de arquivos e pastas na barra de endereços C:\meus documentos\informática\aula\apostila windows.doc

Windows Explorer Menu Ferramentas Operações básicas Conceitos básicos sobre acesso remoto a pastas de outros usuários. Operações básicas Para criar uma nova pasta, no Windows Explorer, devo clicar em Arquivo, Novo e em seguida Pasta. Irá aparecer uma nova pasta envolta por um “retângulo” e “pintada” de azul. Criar nova pasta na área de trabalho

Windows Explorer Lixeira Copiar, colar, recortar e mover arquivos (várias formas, incluindo atalhos) Excluir arquivos (temporariamente e permanentemente) Alterar nome de arquivo ou pasta Selecionar vários arquivos em pastas (ctrl ou shift) Localizar arquivos ou pastas (Iniciar, Pesquisar) Lixeira Restaurar arquivos: selecionar, clicar com botão direito, opção Restaurar