A era dos impérios 1880 - 1914.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Imperialismo e o colonialismo
Advertisements

O IMPERIALISMO.
AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira Guerra Mundial
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Tema 3 : A era dos Impérios
O imperialismo da Europa ocidental
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
IMPERIALISMO Prof. Delzymar Dias.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Descolonização Afro-Asiática
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Neocolonialismo: O Imperialismo no século XIX
Unificação da Alemanha e Itália e o Neocolonialismo
ÁFRICA.
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial
Evandro Albuquerque de Andrade
O imperialismo (Neocolonialismo)
Imperialismo ( Neocolonialismo)
O IMPERIALISMO NO SÉCULO XIX
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
Evandro Albuquerque de Andrade
A distribuição territorial das atividades econômicas
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO DO SÉCULO XIX
Colonização Africana Colonização Africana.
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
A ERA DOS IMPÉRIOS.
O Imperialismo na Índia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
O processo de desenvolvimento do capitalismo
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Positivismo.
IMPERIALISMO E COLONIALISMO EUROPEU
Prof. Natania A Silva Nogueira
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL O declínio da Europa. POLÍTICA NEOCOLONIAL  A Primeira Guerra Mundial é vista como a “mãe” de todas as guerras. Uma gama de.
A Primeira Guerra Mundial
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
Transcrição da apresentação:

A era dos impérios 1880 - 1914

Sec. XIX criação de uma Economia global Entre os anos de 1880 1914 as grades potências mundiais iniciaram uma corrida para controlar diversas parte do planeta. Primeiramente Inglaterra e França e depois Itália e Alemanha iniciaram suas expansões coloniais ao longo do continente africano e asiático Os Estados Unidos por sua vez investiu na America Latina, enquanto o Japão iria se impor perante a China e Coréia. Essa nova fase do desenvolvimento econômico capitalista ficou conhecido como imperialismo, ou neocolonialismo

Fatores Fatores econômicos Fatores políticos Busca de novos mercados. Pra amenizar a crise ocorrida entre 1873 e 1896. esse novo colonialismo estava mais centrado no capitalismo industrial e financeiro. A saída encontrada seria a conquista de mercados na África e na Ásia para o escoamento dos produtos industrializados europeus. Ao mesmo tempo buscava-se nesses continentes a matéria-prima para abastecer a produção das industriais Os governos usaram as conquistas imperialistas como propaganda política para despertar na população o orgulho patriótico. Visando assim obter o apoio necessário para justificar suas ações

Fatores Culturais Essa nova colonização justificava-se no sentido da missão civilizatória, onde o homem branco e europeu levaria os avanços da indústrias e da ciências às regiões conquistadas

Império britânico O mais poderoso de todos. Iniciou em 1883, com um protetorado no Egito, ou seja um governo subordinado a coroa britânica. Em seguida conquistou o Sudão, Rodésia, Nigéria e a África oriental Inglesa. Gravura do século XIX representando a colonização inglesa do Egito. O rifle subjulgou a espada.

Império alemão A formação do Estado nacional alemão só ocorreu no século XIX alguns séculos depois das principais potências europeias da época. Esse atraso foi o principal motivo da entrada tardia da Alemanha na partilha da África e da Ásia no século XIX. Na partilha colonial a Alemanha ocupou a chamada África oriental Alemã, a África do Sudoeste, os camarões e o Tongo.

Império Francês A política imperialista francesa se iniciou em 1830 com a conquista da Argélia, no norte da África. Até o final do século XIX os franceses já tinham ocupado todo o noroeste africano, além da Somália e Madagascar. Na Ásia os franceses se apossaram da parte da chamada Indochina, formada pelos atuais Vietnã, Camboja e Laos.

Império Português Império português – com raízes na expansão ultramarina dos séculos XV e XVI, o império colonial português foi o pioneiro e o mais duradouro.   No século XIX, com o império já em declínio Portugal expandiu a colonização em direção ao interior de Moçambique e Angola.

Charge representando a partilha da África

Violência justificada Cabe salientar que a ocupação do território africano pelos europeus se de forma violenta. Essa ocupação mascarada pelo discurso do progresso e da superioridade da raça branca em particular do homem Europeu, serviu de justificativa para os tradicionais massacres praticados pelas grandes potências europeias desde o século XV.

Quê isso gordinho...?!! Quê isso...?!! 1 – defina o conceito de imperialismo? 2 – quais as principais potências imperialistas? 3 - Quais foram os motivos econômicos e políticos para o desenvolvimento do imperialismo 4 – quais as justificativas culturais para a partilha do continente africano? 5 – quais países se tornaram alvo do expansionismo japonês? 6 – você acredita que existe superioridade entre determinadas etnias atualmente?