FoPEI-AT 26.07.2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
2º Encontro Formativo da SAAI
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Quais os objetivos da discussão do PNE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
CARTA DE BELO HORIZONTE
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Municipal de Educação
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
DIVERSIDADE PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
O MOVIMENTO EM DEFESA DA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Campina Grande Outubro 2015
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
História, legislação e Políticas Públicas Santos, 2012
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
“ O Departamento de Educação regulamenta e oferece qualidade no atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência” Diretora da Educação: Maria Claudia.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Transcrição da apresentação:

FoPEI-AT 26.07.2011

PAUTA Apresentação do encontro de 20.08.2011 Retomar e sistematizar as discussões do último encontro Organizar a apresentação do FoPEI-AT para o dia 20.08.2011

Cronograma do evento - em andamento...   TEMA: Encontro para discussão do Plano Nacional de Educação e a Meta 4: interfaces e implicações para os Planos Estaduais e Municipais DATA: 20.08.11 LOCAL: Auditório da Faculdade de Educação da USP

Manhã 08h45 /9h30 Abertura e fala da Lizete Arelaro sobre o PNE   9h30 /10h30 Apresentação dos Fóruns Regionais e como foi a discussão da Meta 4 - Vale do Paraíba - Baixada Santista - Alto Tietê - ABC - Oeste

10h45/12h15 Mesa 1 Fórum Nacional de Educação – a definir Deputada Federal – a definir FoPEI - Naira Rodrigues Coordenadora – Ayumi Vanessa Hayashida 15 min. de discussão

TARDE 13h30/15h 15h45/17h45 – Fechamento do evento Mesa 2 - SECADI – Martinha Clarete Dutra - Ação Educativa - Salomão Ximenes - FOPEI - Regina Mercúrio Coordenador – Luiz Henrique Conceição 15 min. de discussão 15h45/17h45 – Fechamento do evento Carta do Evento – Enviar para: - MEC, Fórum Nacional, Congresso - Encaminhamentos Fóruns Regionais

META 4 Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

Estratégias: 4.1) Contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, as matrículas dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado complementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular.

Considerações do grupo 4.1 - considerar o custo real do atendimento educacional especializado ao invés de pagar o valor em dobro para alunos com indicação de AEE; (obs.de outro FoPEI)

4.2) Implantar salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado complementar, nas escolas urbanas e rurais.

Considerações do grupo 4.2 -

4.3) Ampliar a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos estudantes matriculados na rede pública de ensino regular.

Considerações do grupo 4.3 -

4.4) Manter e aprofundar programa nacional de acessibilidade nas escolas públicas para adequação arquitetônica, oferta de transporte acessível, disponibilização de material didático acessível e recursos de tecnologia assistiva, e oferta da educação bilíngüe em língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Considerações do grupo 4.4 -

4.5) Fomentar a educação inclusiva, promovendo a articulação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado complementar ofertado em salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em instituições especializadas.

Considerações do grupo 4.5 - substituir a palavra "fomentar" por "expandir" (a educação inclusiva). (obs.de outro FoPEI)

4.6) Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso à escola por parte dos beneficiários do benefício de prestação continuada, de maneira a garantir a ampliação do atendimento aos estudantes com deficiência na rede pública regular de ensino.

Considerações do grupo 4.6 -