POLUIÇÃO DO AR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Biosfera e ação humana :atmosfera
Reações causadas.
Chuvas ácidas.
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Capítulo 5 Da página 96 a 100 Professora: Maria christina Maio 2010
QUÍMICA DO MEIO AMBIENTE
POLUIÇÃO.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
Poluição dos ecossistemas terrestres, aquáticos e atmosféricos
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
Reações químicas.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
POLUIÇÃO DO AR Universidade Federal de Campina Grande
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Ambiente e sociedade.
ENEM 2008.
POLUIÇÃO.
Quebra do Equilíbrio Ambiental
A atmosfera.
O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Jogo sobre a Poluição.
Poluição do Ar.
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Formação Ambiental
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
A Química e a Poluição do Ar na Troposfera
EFEITO ESTUFA OU CAMADA DE OZÔNIO
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Poluição do ar EFA NS– Alfaiate
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
POLUENTES ATMOSFÉRICOS
PROBLEMAS AMBIENTAIS Turma CIESC Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Camila Mariah Caio Pellicani
Poluição atmosférica Revisão – 6º Ano Avaliação Mensal ( 2º Bimestre)
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
FUNDAMENTOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Problemas Ambientais.
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Química Ambiental Cap.18 Alison H. El Khouri Bessa – 15895
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Química ambiental – Problemas ambientais
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Química Ambiental Atmosférica
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 03 – DETALHES DOS.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Água – fundamental para vida.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

POLUIÇÃO DO AR

A radiação terrestre e as concentrações de gases de efeito estufa resultam na intensificação do efeito que naturalmente já se processa na atmosfera da Terra há bilhões de anos

pela presença de vapor d'água, nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano, óxido nitroso, óxido nítrico e ozônio.

Compostos Sulfurosos Os Compostos sulfurosos são representados em sua maior parte pelo dióxido de enxofre e pelo gás sulfídrico,

encontrado em concentrações variáveis no ar das grandes cidades encontrado em concentrações variáveis no ar das grandes cidades. O dióxido de enxofre é formado principalmente pela combustão dos derivados de petróleo e do carvão mineral.

O dióxido de enxofre provoca problemas no sistema respiratório e é causa de bronquites e distúrbios graves, como o enfisema pulmonar. No ar o dióxido de enxofre pode ser transformado em trióxido de enxofre, que, para as vias respiratórias, é ainda mais irritante que o primeiro.

Os vegetais são sensíveis aos óxido de enxofre: suas folhas amarelecem e, sob altas concentrações de óxido, eles chegam a morrer.

Compostos Nitrogenados O dióxido de nitrogênio é o poluente produzido pelas descargas dos motores de automóveis, especialmente os movidos a óleo diesel e gasolina.

Os óxido de nitrogênio constituem a névoa seca (smog fotoquímico) que se forma sobre grandes cidades, por ação das radiações solares sobre os gases expelidos pelos veículos automotores.

É tóxico para as vias respiratórias, provocando enfisema pulmonar É tóxico para as vias respiratórias, provocando enfisema pulmonar. Reduz a fotossíntese nas plantas e danificada a pintura de carros e outros objetos, pois altera as tintas.

Poluente: ozônio. Principais fontes de emissão: é formado pela reação dos hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio na presença de luz solar.

Danos à saúde: irritações nos olhos e vias respiratórias, diminuição da capacidade pulmonar, envelhecimento precoce e corrosão dos tecidos. Pessoas com asma são mais suscetíveis aos efeitos do ozônio.

Poluente: hidrocarboneto. Principais fontes de emissão: carros a gasolina (53%), veículos a diesel (21%), carros a álcool (19%).

Danos à saúde: os hidrocarbonetos diminuem a capacidade sangüínea de transportar oxigênio e afetam os sistemas cardiovascular e nervoso e os pulmões. Os hidriocarbonetos aromáticos (benzeno, tolueno e xileno) são cancerígeno.

Poluente: dióxido de nitrogênio. Principais fontes de emissão: veículos a diesel (81%), carros a gasolina (10%), carros a álcool (5%).

Danos à saúde: pode penetrar profundamente no sistema respiratório e dar origem a substância mutagênicas e carcinogênicas. É também um irritante podendo conduzir a sintomas que lembram os do enfisema.

Poluente: dióxido de enxofre. Principais fontes de emissão: veículos a diesel (77%), indústrias (15%), carros a gasolina (8%).

Danos à saúde: altas concentrações provocam irritações no sistema respiratório e problemas cardiovasculares. A concentração desse poluente tem se mantido abaixo do níveis aceitáveis nos últimos dez anos.

Destruição da camada de ozônio

O sol produz a chamada radiação ultravioleta, que é perigosa para os seres vivos. O ozônio é um gás que forma, na atmosfera, um filtro natural capaz de impedir a passagem da radiação ultravioleta.

Se a camada de ozônio fosse destruída, a vida da terra estaria seriamente ameaçada.Entre os principais destruidores da camada de ozônio estão os clorofluorcarbonos (CFC), usados em ciclos de refrigeração e nas embalagens do tipo aerossol.

Quem são mais atingidos são, crianças, idosos, indivíduos com problemas respiratório ou cardíacos e pessoas que se exercitam em momentos de pico de poluição (a atividade física aumenta em até cinco vezes o consumo do ar, potencializando os efeitos negativos do ozônio).