A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Sistemas econômicos e sociais
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A Segunda Revolução industrial
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Revolução Industrial.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA
Unidade 7- Era Industrial
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A Segunda Revolução Industrial
Professora Carol/Geografia
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A partir do século XVIII
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Produção Econômica da América Latina – parte II
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A Segunda Revolução Industrial e as novas tecnologias A Segunda Revolução Industrial atingiu vários países do mundo e deu início à era dos oligopólios e do Capitalismo Financeiro.

A expansão da Revolução Industrial A Primeira Revolução Industrial: Segunda metade do século XVIII, Caracterizou-se pela divisão social do trabalho (cada trabalhador fazia uma mesma e repetida tarefa).

Segunda Revolução Industrial: criou outra divisão: países ricos e industrializados X países pobres, consumidores dos excedentes da produção dos países ricos e fornecedores de energia e matéria-prima.

Alemanha Avanço industrial 1.860; moderna e dinâmica, produz aço, produtos químicos e equipamentos elétricos e científicos. Após a Unificação do país (1871), industrialização se intensificou.

Governo alemão: 1) liberou recursos para a instalação de empresas; 2) adotou medidas para proteger a indústria e a agricultura alemã – tarifas alfandegárias sobre as importações. 3) Investimento na educação – ciências aplicadas à produção industrial.

Com as escolas alemãs formando técnicos, as indústrias dispunham de grande oferta de mão de obra técnica, que recebiam salários baixos.

Rússia Governo czarista incentivou o desenvolvimento industrial; 1) realizou empréstimos no exterior para construir estradas de ferro e instalar empresas (estrangeiras) de vários ramos, destacando-se a têxtil, extração de carvão e minério de ferro.

Japão Até 1860: era quase como a Europa Feudal. Havia um imperador, mais o poder estava nas mãos dos DAIMIUS, senhores de terras. O país era isolado do Ocidente.

1860 – Revolução Meiji – centralização do poder nas mãos do Imperador 1860 – Revolução Meiji – centralização do poder nas mãos do Imperador. Teve início inúmeras reformas: 1) O governo japonês firmou tratados comerciais com os países ocidentais, garantindo a exportação de produtos japoneses. 2) realizou uma ampla reforma educacional – erradicar o analfabetismo e promover a industrialização do país.

Na segunda metade do século XIX, o Japão se industrializou Na segunda metade do século XIX, o Japão se industrializou. O governo usou capitais estrangeiros para financiar o desenvolvimento industrial, o que originou os grandes grupos econômicos, os ZAIBATSU, controlados por poucas famílias.

Por volta de 1910, o Japão tinha mais de 10 mil quilômetros de estradas de ferro, grandes bancos, poderosas Companhias de navegação e mineração, e a produção têxtil era uma das maiores do mundo. Estrada de ferro Tocaido. Japão.

ESTADOS UNIDOS Industrializa-se após a guerra Civil (1861-1865) Guerra de Secessão. O Norte industrializado venceu o Sul agrário e escravista e impôs seu projeto modernizador. a) Leis protecionistas – ampararam a produção industrial e agrícola do país.

b) Grande oferta de mão de obra barata, garantida pela política de estímulo à imigração a ocupação de terras do Oeste; c) O incentivo do Estado à instalação de companhias de transportes e às comunicações.

1900 – EUA – ocupavam o primeiro lugar na produção mundial de aço; a maior malha ferroviária do mundo. A população urbana saltou de 15% em 1850 para 40% em 1900. Dos 75 milhões de habitantes, 30 milhões viviam nas cidades.

O Capitalismo Financeiro Até a segunda metade do século XIX – empresas eram pequenas e familiares. Os lucros eram revertidos para a própria empresa – Capitalismo Industrial.

A partir de 1880 – surgem novas atividades econômicas: Exploração do petróleo, usinas hidrelétricas e siderúrgicas – exigem grandes investimentos que passam a ser fornecidos pelos bancos que passam a financiar a produção agrícola e mineral em cada país e controlam por meios de ações, empresas de diferentes setores e atividades – Capitalismo Financeiro.

Com a Segunda Revolução Industrial surgem as grandes empresas: Truste – Associação de empresas de um mesmo ramo que se fundem com o objetivo de controlar os preços, a produção e o mercado.

Cartel – Agrupamento de empresas independentes que estabelecem acordos ocasionais com o propósito de dividir o mercado e combater os concorrentes.

Holding – Empresa que controla uma série de outras empresas, do mesmo ramo ou de setores diferentes mediante a posse majoritária das ações das empresas.

A associação de várias empresas permitiu uma concentração de capital nas mãos de grupos econômicos chamados Oligopólios, que prejudicavam as pequenas empresas e a livre concorrência. Oligopólios: poucas empresas dominam a maior parte do mercado.

Novas tecnologias Indústria e os novos inventos: r mais velocidade na produção e distribuição das mercadorias. Processo Bessemer – 1856- Henry Bessemer, engenheiro inglês, descobriu o aço. Esse e outros inventos incentivaram maior investimento na indústria siderúrgica. O aço substituiu o ferro em diversos setores.

O motor de combustão interna Petróleo até o século XIX era usado no tratamento medicinal ou como lubrificante. Em 1859 passou a ser usado como combustível- querosene (lamparinas e inseticidas) 1870 – motor – movido à gasolina ou diesel. Século XX - o diesel passou a substituir o vapor nas locomotivas e nos navios.

Invenção do dínamo: 1870 – uma máquina que produz eletricidade Invenção do dínamo: 1870 – uma máquina que produz eletricidade. O carvão foi sendo deixado de lado e a eletricidade passou a ser cada vez mais usada nas fábricas, transportes e iluminação elétrica. Transportes e comunicação: Estradas de ferro/automóveis/telefone (Graham Bell).

FIM.