CEADEMA Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAETEC - SIPAT PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS QUEIMADURAS E CHOQUE ELÉTRICO Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos.
Advertisements

1ºs Socorros                                                              
Primeiros Socorros Conceito:
Prof. Erika Meirelles de Castro
PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II aula III
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II Aula II
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
SISTEMA FIEB Apresentação Geral O Sistema FIEB presta serviços às empresas e aos industriários e seus dependentes, nos campos de educação e qualificação.
Noções de Primeiros Socorros
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
TRAUMA DE ABDOMEM Cavidade do corpo humano que contém diversos tipos de estruturas, órgãos e vasos sanguíneos calibrosos: ORGÃOS SÓLIDOS: -Fígado, baço,
Primeiros Socorros SIPAT NSN Como atuar numa emergência
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
CHOQUE ou ESTADO DE CHOQUE Prof Bruno Silva
Afogamento.
HEMORRAGIA É a perda de sangue em decorrência de um ferimento, que pode ser externo ou interno. As causas da hemorragia são variadas e podem ir desde.
JÚLIA DE CARVALHO LOPES PET MEDICINA – UFBA
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
ABORDAGEM INICIAL
CH QUE ELÉTRIC.
Obstrução Respiratória
Curso de Extensão em Grandes Eventos
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
Engasgos e Alterações Respiratórias
PRIMEIROS SOCORROS.
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
QUEIMADURA.
Primeiro ano Maio / 2009 Carol pRIMEIROS SOCORROS.
HEMORRAGIA Renatta Pontes.
R C P.
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
Sinais vitais nos primeiros socorros
INGESTÃO DE CORPOS ESTRANHOS
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Ciências Naturais 9.º ano
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
PRIMEIROS SOCORROS.
Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho – OVACE
RCP Maj LOCATELLI CEBO 2008.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
OVACE - obstrução de vias aéreas por corpo estranho
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Transcrição da apresentação:

CEADEMA Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR TREINAMENTO DE INGRESSO III ETAPA PERÍODO: 13 a 16 de Junho de 2013 LAGO VERDE /MA Palestrante: Pr. Nivaldo Duarte CABO BM – PARAMÉDICO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR O Atendimento Pré-Hospitalar tem como finalidade a preparação de profissionais e pessoas leigas no primeiro atendimento a acidentados, fora do ambiente hospitalar. A nobre MISSÃO de SALVAR VIDAS requer conhecimentos técnicos específicos de PRIMEIROS SOCORROS, portanto, o Socorrista é a pessoa mais valiosa no PRIMEIRO ATENDIMENTO fora do hospital, diminuindo as complicações que poderiam prolongar ou resultar na incapacidade definitiva do paciente. OBSERVAÇÃO NÃO PODEMOS ESQUECER QUE EXISTE UMA NORMA EDITADA PELO MINISTÉRIO DA SAUDE QUE PRECONIZA SOBRE O APH E A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O CÓDIGO PENAL NOS FALAM SOBRE O ATO DE SOCORRER. 1.1 – ASPECTOS LEGAIS: PORTARIA 2048/GM DE 5 DE NOVEMBRO DE 2002. CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 144 CÓDIGO PENAL - ARTIGOS 13,23 E 135.

HEMORRAGIA INTERNA EXTERNA A HEMORRAGIA PODE SER: HEMORRAGIA: É a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da Hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue extravasado. A perda de sangue pode ocasionar o estado de choque e levar à vítima à morte.

HEMORRAGIA HEMORRAGIA INTERNA: As hemorragias internas são mais difíceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estômago, pulmões, bexiga, cavidades craniana, torácica, abdominal e etc.

HEMORRAGIA SINAIS SINTOMAS fraqueza; sede; frio; ansiedade ou indiferença. SINAIS Alteração do nível de consciência ou inconsciência; agressividade ou passividade; tremores e arrepios do corpo; pulso rápido e fraco; respiração rápida e artificial; pele pálida, fria e úmida; sudorese; e pupilas dilatadas.

HEMORRAGIA Hemorragia Externa Nas hemorragias arteriais, o sangue é vermelho vivo, rico em oxigênio, e a perda é pulsátil, obedecendo às contrações sistólicas do coração. Esse tipo de hemorragia é particularmente grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa.

FRATURA- TRAUMA EM OSSOS A fratura é a interrupção na continuidade de um osso. Ela pode ser causada por quedas, impactos fortes ou movimentos violentos. Há vários tipos de fraturas: FRATURA “EXPOSTA” OU “ABERTA” Quando rompe a pele e tecidos expondo o osso ao ambiente exterior. FRATURA “FECHADA” OU “INTERNA” quando se sente que o osso está apenas “desnivelado” mas não rompeu a pele.

TIPOS DE FRATURA NO FUTEBOL

FRATURA FRATURA EXPOSTA FRATURA INTERNA

OVACE OVACE: A OVACE em, crianças: A OVACE em, adulto: Obstrução das vias aéreas por corpo estranho . A OVACE em, adulto: geralmente ocorre durante a ingestão de alimentos. A OVACE em, crianças: Ocorre durante a alimentação ou recreação (sugando objetos pequenos ).

OVACE PRATICANDO A MONOBRA DE HEIMLICH. EM ADULTO

OVACE PRATICANDO A MONOBRA DE HEIMLICH. EM GESTANTE. PRATICANDO A MONOBRA DE HEIMLICH. EM CRIANÇAS.

RCP REANIMAÇÃO CARDIO PULMONAR Este "e/ou" deve-se ao fato que poderá encontrar uma vítima com parada respiratória por obstrução mecânica (objeto obstruindo a passagem do ar), que ainda mantêm batimentos cardíacos. Neste caso será necessário apenas a respiração artificial. REANIMAÇÃO CÁRDIO PULMONAR: São manobras realizadas na tentativa de REANIMAR uma pessoa vítima de PARADA CARDÍACA e/ou RESPIRATÓRIA.

REANIMAÇÃO CÁRDIO PULMONAR QUAL A FINALIDADE DA RCP. Ela tem como finalidade fazer com que o coração e pulmão a voltem as suas funções normais. MANOBRAS PARA RCP

REANIMAÇÃO CÁRDIO PULMONAR MANOBRAS PARA RCP MANOBRAS PARA RCP

REANIMAÇÃO CÁRDIO PULMONAR RCP EM TRÊS PASSOS SIMPLES . 1. CHAME SOCORRO: Cheque o estado da  vítima (nível de consciência). Se a vítima não responde, Chame 193 e depois  retorne a  vitima. Na maioria dos casos de emergência, os operadores (atendentes) podem dar assistência de como iniciar uma  RCP.

REANIMAÇÃO CÁRDIO PULMONAR 2. RESPIRAÇÃO:  Incline a cabeça para trás  e escute a respiração (VOS - VÊR, OUVIR E SENTIR). Se a vítima não tem movimento respiratório, feche o nariz com os dedos. Cubra sua boca com a sua e assopre (ventile) verifique se o tórax eleve. Dê duas respirações de dois segundos cada uma.

REANIMAÇÃO CÁRDIO PULMONAR COMPRESSÃO: 3.COMPRESSÃO:

QUEIMADURA A gravidade de uma queimadura relaciona-se aos seguintes fatores:   GRAU,   FONTE,  EXTENSÃO DA LESÃO. São lesões corporais derivadas de contato direto ou indireto com fontes térmicas, químicas ou elétricas.

Quanto ao grau da queimadura : 1º grau pele vermelha, inchaço, dor discreta.

2º grau bolhas sobre pele vermelha, dor mais intensa, QUEIMADURA 2º grau  bolhas sobre pele vermelha, dor mais intensa,

QUEIMADURA 3º grau  pele branca ou carbonizada, com pouca ou nenhuma dor na área de 3º grau.

EM CASO DE QUEIMADURA QUEIMADURA LAVE SEMPRE COM ÁGUA OU SORO FISIOLOGICO. NÃO USE PASTA OU OUTRO TIPO DE PRODUTO.

FERIMENTO EM TECIDOS MOLES FERIMENTO EXTERNO ferimento visível ao observarmos a vítima como o escoriações (arranhões), cortes,hematomas, etc. O QUE É FERIMENTO. É O RESULTADO DE UMA LESÃO NO CORPO DA VÍTIMA. FERIMENTO PODE SER: EXTERNO INTERNO

FERIMENTO EM TECIDOS MOLE FERIMENTO INTERNO: Uma contusão (batida, soco, etc) pode lesar um músculo ou órgão interno sem apresentar lesões na pele. O QUE FAZER e NÃO FAZER: Mantenha a vítima deitada e peça ajuda especializada.. E não movimentar a vítima.

AGRADECIMENTOS A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR AO PASTOR PEDRO ALDIR DAMASCENO AO MEU PASTOR JOACY ALMEIDA AO PASTOR RAIFRAN BATISTA E AOS DEMAIS PASTORES DESTA CEADEMA.

PROFISSÃO AMADA POR DEUS BOMBEIROS: PROFISSÃO AMADA POR DEUS