Metodologia de desenvolvimento de sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOtivação Atender clientes com eficiência e rapidez .
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Os projetos.
Princípios de Engenharia de Software (Análise I)
Identificando requisitos
Sistema Gerenciador de Ocorrências
INFO CONGRESS.
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
RUP - Rational Unified Process
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Relatório do TCC Desenvolvimento do Trabalho: Deverá ser seguida uma Metodologia de Desenvolvimento (ciclo de vida) para sua categoria de trabalho; Requisitos.
Análise e Projeto de Sistemas
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Modelagem de Interfaces
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Sistema de Gerenciamento Financeiro
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Porque Soluções WEB ? Acesso de qualquer lugar Independência de Ambiente Facilidade de Atualizações Custos racionalizados.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Processo de Tramitação Como Funcionará Onde Funcionará Vantagens
Rational Unified Process
Desafios do desenvolvimento de software
Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova
ME LEVA Sistema de Doações Douglas Bonesso Helio Ortiz Hugo Queiroz
Abrangência do Fluxus O grande objetivo do SIGA é o DOCUMENTO ELETRÖNICO, o que é também a maior expectativa dos usuários.
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas Certificação - MCSDBA
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Arquitetura do Software
Plano de Implantação do Software
PFC Projeto Final de Curso
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
ME LEVA Sistema de Doações Douglas Bonesso Helio Ortiz Hugo Queiroz
Projeto SIMP (SIstema para Modelagem de Processos)
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
dotProject EAP – dP EAP Jose Nome Matrícula Filipe Barbosa de Almeida
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Técnicas e Projeto de Sistemas
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
Kinamo Sistema gerenciamento de filmes Cleunio França - cbff Fernando Rodrigues - frsn João Pedro Kamei - jpmk Pedro Bello - pab2.
Gestão de projetos de Software GTI-16
Engenharia de Software
Os projetos.
Sistemas de Informação
Nostradamus ® Previsão em projetos de Software On Top Developers Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco.
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
dotProject EAP – dP EAP Renato Nome Matrícula
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
KICK-OFF e Estimativas. Definição O Sistema Sistema..... Missão descrever aqui a missão do projeto.
Pré-Projeto Multimídia
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Projeto: G-TV (Gestor de TV por Assinatura) CSTADS Aluno: Fellipe Weldson de Oliveira Ferreira Gerente: Eriko Brito Projeto Supervisionado de Análise e.
Mail++.  Objetivo ◦ Adicionar novas funcionalidades a um servidor de  Servidor de JES ◦ Implementado em Java ◦ Apenas funcionalidades.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Modelo de Negócios Canvas.
Projeto Integrador Proposta de ProjetoGlossárioPlano de ProjetoLista de RequisitosDocumento de Visão Projeto Integrador9.
Elicitar Requisitos Documentar Requisitos Validar Requisitos Estrutura Implementação Implementar Componentes Testar de Unidades Corrigir Defeitos Testar.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de desenvolvimento de sistemas Hoje o SIGA funciona em todas as unidades do TJRR A estrutura do judiciário é pequena, somo um tribunal com apenas 6 comarcas incluindo a capital. Todas as comarcas estão interligadas o que facilitou bastante a implantação do sistema. Vale lembrar que para o bom funcionamento do SIGA é importante que ele seja implantado em todos os setores, do contrário os setores que o utilizam seriam sobrecarregados tendo que cadastrar documentos dos setores onde o sistema náo funciona.

Passos para elaboração do sistema 1 – Documentar Fluxo de Dados 2 – Descrever o Dicionário de Dados 3 – Descrever Relacionamentos entre Dados 4 – Documentar Entrevistas Individuais e Validar o DFD 5 – Elaborar ER 6 – Especificar Processos 7 – Definir Regras de Negócio por Processo 8 – Descrever Lista de Eventos por Processo 9 – Especificar Lista de Classes 10 – Codificar Classes 02. Vamos começar mostrando O QUE É O SIGA, o que nos motivou a iniciar o projeto, como e onde o sistema funciona, os softwares envolvidos, os números durante o funcionamento do sistema e o que vem pela frente na segunda versão do projeto. Durante a apresentação a gente vai poder dar uma olhada no sistema.

Passos para elaboração do sistema 11 – Documentar Classes 12 – Definir Design do Projeto 13 – Desenhar Telas do Projeto 14 – Codificar Telas 15 – Documentar Telas 16 – Elaborar Manual on-line de operação do sistema 17 – Testes com o Usuário 18 – Aperfeiçoamentos Gerais 19 – Produção 20 – Manutenção 02. Vamos começar mostrando O QUE É O SIGA, o que nos motivou a iniciar o projeto, como e onde o sistema funciona, os softwares envolvidos, os números durante o funcionamento do sistema e o que vem pela frente na segunda versão do projeto. Durante a apresentação a gente vai poder dar uma olhada no sistema.

Projeto Project charter Scope statment WBS Tabela auxiliar PDM Cronograma Custos Riscos Dicionário do WBS RH

Estruturação de tabelas Modelagem lógica Modelagem física Modelagem de dados Estruturação de tabelas Modelagem lógica Modelagem física Dicionário de dados

Estudo das funcionalidades das telas Documentação das funcionalidades Casos de uso Estudo das funcionalidades das telas Documentação das funcionalidades Hoje o SIGA funciona em todas as unidades do TJRR A estrutura do judiciário é pequena, somo um tribunal com apenas 6 comarcas incluindo a capital. Todas as comarcas estão interligadas o que facilitou bastante a implantação do sistema. Vale lembrar que para o bom funcionamento do SIGA é importante que ele seja implantado em todos os setores, do contrário os setores que o utilizam seriam sobrecarregados tendo que cadastrar documentos dos setores onde o sistema náo funciona.

Montagem de servidores Definição de camadas Infra-estrutura Montagem de servidores Definição de camadas Escolha de S.O e aplicativos Instalação de aplicativos Testes O grande objetivo do SIGA é o DOCUMENTO ELETRÖNICO, o que é também a maior expectativa dos usuários.

Criação do pool de conexões Documentação de classes Codificação do sistema Criação de classes Criação do pool de conexões Documentação de classes

Aplicabilidade em diversos navegadores Design Escolha de layout Prototipação de telas Montagem de telas Aplicabilidade em diversos navegadores 08. Até 2003, o tribunal tinha apenas 1 desenvolvedor, quando foi feito um concurso pra formar uma equipe de sistemas e, a partir daí, traçar a linha de desenvolvimento. A gente já tinha experiëncias de sucesso com o LINUX, e quanto ao Sistema operacional não vimos motivo pra mudar. Começamos então um estudo analisando soluções para banco de dados e linguagem de programação e chegamos aos seguintes produtos: Para o Banco de Dados, apesar de ja termos o oracle, fizemos alguns testes com PostgreSQL e vimos que não deixa nada a desejar frente ao ORACLE, supera o SQLSERVER e ainda, como o detalhe de dispensar o licenciamento. No caso da linguagem de programação, nós queriamos algo que atendesse tanto à progamação desktop quanto a programação para web e, JAVA foi a melhor solucão encontrada para o nossa realidade. O demais é decorrrente da linguagem JAVA. Mesmo não sendo a nossa pretenção inicial, vimos que era possível desenvolver o sistema usando produtos livres, e não nos arrependemos disso. O fato de não ter custo foi só um detalhe que deixou a administração muito feliz, mas pra nós da equipe tecnica o ganho foi com a qualidade da tecnologia.

Integração design X componentes Codificação de telas Aplicabilidade em diversos navegadores Especificação de telas 08. Até 2003, o tribunal tinha apenas 1 desenvolvedor, quando foi feito um concurso pra formar uma equipe de sistemas e, a partir daí, traçar a linha de desenvolvimento. A gente já tinha experiëncias de sucesso com o LINUX, e quanto ao Sistema operacional não vimos motivo pra mudar. Começamos então um estudo analisando soluções para banco de dados e linguagem de programação e chegamos aos seguintes produtos: Para o Banco de Dados, apesar de ja termos o oracle, fizemos alguns testes com PostgreSQL e vimos que não deixa nada a desejar frente ao ORACLE, supera o SQLSERVER e ainda, como o detalhe de dispensar o licenciamento. No caso da linguagem de programação, nós queriamos algo que atendesse tanto à progamação desktop quanto a programação para web e, JAVA foi a melhor solucão encontrada para o nossa realidade. O demais é decorrrente da linguagem JAVA. Mesmo não sendo a nossa pretenção inicial, vimos que era possível desenvolver o sistema usando produtos livres, e não nos arrependemos disso. O fato de não ter custo foi só um detalhe que deixou a administração muito feliz, mas pra nós da equipe tecnica o ganho foi com a qualidade da tecnologia.

Testes internos de segurança Teste de funcionalidades Teste de usabilidade Teste de entrega 08. Até 2003, o tribunal tinha apenas 1 desenvolvedor, quando foi feito um concurso pra formar uma equipe de sistemas e, a partir daí, traçar a linha de desenvolvimento. A gente já tinha experiëncias de sucesso com o LINUX, e quanto ao Sistema operacional não vimos motivo pra mudar. Começamos então um estudo analisando soluções para banco de dados e linguagem de programação e chegamos aos seguintes produtos: Para o Banco de Dados, apesar de ja termos o oracle, fizemos alguns testes com PostgreSQL e vimos que não deixa nada a desejar frente ao ORACLE, supera o SQLSERVER e ainda, como o detalhe de dispensar o licenciamento. No caso da linguagem de programação, nós queriamos algo que atendesse tanto à progamação desktop quanto a programação para web e, JAVA foi a melhor solucão encontrada para o nossa realidade. O demais é decorrrente da linguagem JAVA. Mesmo não sendo a nossa pretenção inicial, vimos que era possível desenvolver o sistema usando produtos livres, e não nos arrependemos disso. O fato de não ter custo foi só um detalhe que deixou a administração muito feliz, mas pra nós da equipe tecnica o ganho foi com a qualidade da tecnologia.

Correções e manutenção 08. Até 2003, o tribunal tinha apenas 1 desenvolvedor, quando foi feito um concurso pra formar uma equipe de sistemas e, a partir daí, traçar a linha de desenvolvimento. A gente já tinha experiëncias de sucesso com o LINUX, e quanto ao Sistema operacional não vimos motivo pra mudar. Começamos então um estudo analisando soluções para banco de dados e linguagem de programação e chegamos aos seguintes produtos: Para o Banco de Dados, apesar de ja termos o oracle, fizemos alguns testes com PostgreSQL e vimos que não deixa nada a desejar frente ao ORACLE, supera o SQLSERVER e ainda, como o detalhe de dispensar o licenciamento. No caso da linguagem de programação, nós queriamos algo que atendesse tanto à progamação desktop quanto a programação para web e, JAVA foi a melhor solucão encontrada para o nossa realidade. O demais é decorrrente da linguagem JAVA. Mesmo não sendo a nossa pretenção inicial, vimos que era possível desenvolver o sistema usando produtos livres, e não nos arrependemos disso. O fato de não ter custo foi só um detalhe que deixou a administração muito feliz, mas pra nós da equipe tecnica o ganho foi com a qualidade da tecnologia.

Entrega dia 15/06/06 autoresDiversos.jsp cadastroPreferênciasUsuário cadastroUsuários controleSessão documentos.jsp (todas as abas) estantePortarias.jsp estantes.jsp etiquetas.jsp index.jsp localizarAutoresDiversos.jsp localizarProcessos localizarUsuários motivoRetornoPortarias.jsp portarias.jsp Processos.jsp (todas as abas) recebimento.jsp 08. Até 2003, o tribunal tinha apenas 1 desenvolvedor, quando foi feito um concurso pra formar uma equipe de sistemas e, a partir daí, traçar a linha de desenvolvimento. A gente já tinha experiëncias de sucesso com o LINUX, e quanto ao Sistema operacional não vimos motivo pra mudar. Começamos então um estudo analisando soluções para banco de dados e linguagem de programação e chegamos aos seguintes produtos: Para o Banco de Dados, apesar de ja termos o oracle, fizemos alguns testes com PostgreSQL e vimos que não deixa nada a desejar frente ao ORACLE, supera o SQLSERVER e ainda, como o detalhe de dispensar o licenciamento. No caso da linguagem de programação, nós queriamos algo que atendesse tanto à progamação desktop quanto a programação para web e, JAVA foi a melhor solucão encontrada para o nossa realidade. O demais é decorrrente da linguagem JAVA. Mesmo não sendo a nossa pretenção inicial, vimos que era possível desenvolver o sistema usando produtos livres, e não nos arrependemos disso. O fato de não ter custo foi só um detalhe que deixou a administração muito feliz, mas pra nós da equipe tecnica o ganho foi com a qualidade da tecnologia.

Obrigado FLUXUS Fluindo Informação na JFCE