COMO SURGIU A COROA DO ADVENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

O chamado e o encontro com o Senhor Jesus
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
A verdadeira história do Natal
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Os significados dos simbolos de Natal
A coroa do advento.
AQUELE QUE VIRÁ, VEIO E VEM.
Click para mudar de slide
UMA FAMÍLIA ESPECIAL.
História de Natal.
Nasceu o Salvador.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Advento é tempo de espera confiante…
EI-LO QUE VEM CHEGANDO....
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Natal Natal História de Natal.
NATAL!.
Advento é tempo de espera e de preparo .
Que não seja apenas mais uma comemoração no pódio
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
- Uma Virgem dará à luz um filho - disse o profeta Isaías.
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
vai nos trazer do alto a visita do
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
Deixar o Cântaro.
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Clique enter p/avançar Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade.. Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã.
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
No convívio de Natal realizado no dia 17 de Dezembro, após a celebração da eucaristia, algumas crianças dos grupos de catequese da Infância do Cantinho,
A menina dos olhos castanhos
Amigo (a)! Mais uma vez, estamos vivendo o clima...
"Bendito é o fruto do teu ventre"
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
“O que acham. Havia um homem que tinha dois filhos
AUTOMÁTICO TUMULTO NO NATAL.
Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar de luzes” vivemos a expectativa de uma Grande Visita. Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar.
É ASSIM O NATAL !.
Mãe de Deus.
Uma Mulher.
(Isaías 40,3) Novamente dezembro chegando... Estão aí, as árvores sendo iluminadas, as casas sendo enfeitadas e as esperanças, expectativas e lembranças.
(Lucas 1,78) Amado irmão, amada irmã, vamos juntos manter o nosso olhar voltado para “ o alto” nessa 2ª semana do Advento? Vamos abrir nosso coração.
"Preparai os caminhos do Senhor"
Preparai os caminhos do Senhor" (Isaías 40,3).
UM NOVO TEMPO.
CARTA ESCRITA POR LUCAS PARA TEÓFILO
A verdadeira história do Natal
(Is 40,3) Estamos vivendo em pleno tempo de preparação, Estamos vivendo em pleno tempo de preparação, não é mesmo? não é mesmo? Estão aí, as árvores.
Uma Estrela.
Amanhecer com Deus...!.
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
Advento    .
O que é a Quaresma?.
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
Um jardim de infância muito especial… Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de texto partilhado por Sílvia Cruz (Professora.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
A oferta do 13º Sábado deste trimestre se destina a projetos especiais na Divisão Sul Americana. Sábado 18 de Julho de 2009.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

COMO SURGIU A COROA DO ADVENTO

Hoje, na Alemanha, a Coroa de Advento está dentro de Igrejas, de escolas e até de residências particulares. É impossível se imaginar os festejos de Advento sem a presença da referida e suas quatro velas queimando durante os 24 dias. A Coroa de Advento não é antiga. Ela foi concebida em Hamburgo, há mais de cem anos. Havia muitas crianças órfãs naquela cidade portuária. Meninas e meninos sem teto que perambulavam pelas ruas pedindo esmolas.

As coisas não precisam ser sempre assim As coisas não precisam ser sempre assim. Um pastor evangélico luterano morava naquela cidade. Seu coração pulsava por aquelas meninas e por aqueles meninos “sem eira nem beira”. Mexe daqui, puxa dali, ele construiu uma enorme casa onde passou a abrigar o máximo possível de crianças de rua.

RAUHES HAUS

Naquela casa o povo miúdo tinha espaço para dormir e fazer suas refeições. Mais do que isso: tinha a chance de aprender uma profissão. Muitos saíram dali formados como sapateiros, desenhistas, costureiras e até jardineiros. A idéia era que, assim, não precisariam mais perambular pelas ruas pedindo esmolas, uma vez que juntavam seus próprios dinheiros a partir do suor do seu rosto.

Foi assim que, em 1833, nasceu a “Rauhes Haus” (Casa Rústica) Foi assim que, em 1833, nasceu a “Rauhes Haus” (Casa Rústica). O pastor visionário chamava-se Johann Heinrich Wichern (*1808 +1881). Todo ano ele celebrava o tempo de Advento com meditações, cânticos e reflexões que enfocavam este tempo bonito que antecede o Natal. Para contextualizar aqueles momentos o pastor Wichern pendurou uma roda velha, dessas que ainda hoje se vê em carroças, no teto na “Casa” que dirigia.

No primeiro domingo de Advento colocou a primeira grande vela a queimar sobre a roda. Depois, nos seis dias seguintes, seis velas pequenas. Daí, no segundo domingo de Advento, novamente a segunda vela grande... Um dia antes do Natal queimavam 24 velas referida roda

Corria o ano de 1840. As meninas e os meninos que moravam na referida casa gostavam muito daqueles encontros. A roda ia iluminando mais e mais a sala, a medida que o Natal se aproximava. Cada vela tinha o seu significado. Foram eles, as meninas e os meninos, que “batizaram” aquele tempo de “Meditação das Velas”.

Passaram-se dois anos e aquela pequena Comunidade decidiu enfeitar a roda iluminada com ramos de pinheiro (sinal de vida). Foi assim que nasceu a primeira Coroa de Advento dentro da Igreja Luterana.

Muitas pessoas que visitavam a “Rauhes Haus” achavam aquele símbolo muito significativo. Como nas suas moradias particulares não havia muito espaço para uma Coroa de Advento com 24 velas, optaram por uma menor com quatro, uma para cada domingo. Viva o Advento, esse tempo no qual nos preparamos para receber a visita que vem: Jesus Cristo!

Nesse tempo de meditação e de fé, nos preparemos para a chegada do menino Deus entre nós. Façamos desse encontro a certeza, de que por mais uma vez a coroa do advento, iluminou esse tempo de espera, mais que isso iluminou nosso coração, para um tempo em que o próprio Deus se despe de sua magnitude e se faz igual no meio de nós. Don Patrô

Formatação Don Patrô