Sistemas Distribuídos Baseados na Web

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos Baseados em Objetos
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Web Services Um Web Service é um bloco de software que pode ser acedido pela Internet e usado remotamente por outras aplicações Infra-estrutura para a.
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Sistemas Distribuídos Web Services
Introdução aos Serviços Web
Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli
SOA e Web Services Aluno: Thiago Caproni Tavares
1 Arquitetura CORBA Repositório de Implementação Repositório de Interface cliente programa cliente proxy ORB Core ou invocação dinâmica servidor ORB Core.
Área de Desenvolvimento de Sistemas
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
Internet Principais conceitos.
TCP/IP básico e outros protocolos
Sistemas Distribuídos
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Aula 9 - Camada de aplicação
Minicurso PHP – Parte 2 João Paulo Ribeiro jpribeiro.com
Tópicos de Sistemas de Informação A
Tópicos de Sistemas de Informação A
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
A autoria - II.
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Web Services Desmistificando o pré-conceito.
Conceitos de J2EE para a WEB
Protocolo HTTP Prof. André Rabelo.
Professor: Márcio Amador
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Da Introdução à Prática
Davidson Rodrigo Boccardo
IIS Web Server.
RPC and Web Service André Pereira.
Comunicação.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
A Internet e Seu Impacto
Redes de comunicação A Internet e a Web
Profª Angela Tissi Tracierra. É uma arquitetura de rede, onde existem dois módulos básicos na rede: o Servidor e os Clientes.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
.NET com C#.  Conceitos e Características  Vantagens do SOAP  Descrição do WebService  Gerenciamento de Estados  UDDI  Novidades do Framework 2.0.
Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo.
SyncML Apresentação –Introdução Motivação Iniciativa SyncML –XML (eXtensible Markup Language) –Protocolos SyncML –Sincronização em duas vias –Conclusões.
WSDL Web Services Description Language. Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI.
1 Web Services Uma Introdução Jacques P. Sauvé DSC/UFCG 2003.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Pesquisa sobre o uso de Web Service Alunos:Felipe Silveira Israel Andreis Programação Distribuída e Paralela Prof. Dr. Cláudio F. R. Geyer.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Tecgraf PUC-Rio maio de 2011 Introdução ao Openbus.
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Internet Service Providers Introdução Software para Internet Protocolos World Wide Web (WWW) Página Inicial A internet tem relacionado o mundo dos computadores.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Web Services Conceitos e Tecnologias Amanda Modesto Suzanna Sandes.
Servidor WEB IGOR ALVES. O protocolo HTTP 1990 surgimento da aplicação www Grande quantidade de informação que pode ser acessada por demanda Buscadores.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Distribuídos Baseados na Web Aula de 31/08/2011 Livro Tanembaum, Cap. 12

Arquitetura As referências aos documentos Web são realizadas por meio do localizador uniforme de recurso (Uniforme Resource Locator – URL) A comunicação entre um navegador e um servidor Web é padronizado: ambos obedecem ao protocolo de transferência de hipertexto (Hypertext Transfer Protocol – HTTP)

Os documentos Web são escritos utilizando uma linguagem de marcação denominada HTML (Hypertext Markup Language), ou, linguagem de marcação de hipertexto. Outra maneira de construir documentos Web é utilizando a linguagem extensível de marcação (eXtensible Markup Language – XML) que proporciona mais flexibilidade para definir qual deve ser a aparência do documento. HTML e XML também podem incluir todos os tipos de rótulos que referenciam documentos embutidos, isto é, referência a arquivos que devem ser incluídos para tornar um documento completo.

Cada documento (embutido) tem um tipo Mime associado Cada documento (embutido) tem um tipo Mime associado. Mime representa Multipurpose Internet Mail Exchange (troca multiuso do correio da Internet). O Mime distingue vários tipos de conteúdos de mensagens. Esses tipos também são usados na WWW.

A combinação de HTML com scripting proporciona um poderoso meio para construção de documentos. Um dos primeiros mecanismos criados foi Common Gateway Interface (Interface comum de gateway), ou simplesmente CGI.

Serviços Web Permite o oferecimento de serviços gerais para aplicações remotas sem interações imediatas de usuários finais. Um componente importante da arquitetura de serviços Web é formado por um serviço de diretório que armazena descrições de serviços. Esse serviço obedece ao padrão integração, descoberta e descrição universal (Universal Description, Discovery and Integration – UDDI) Esse padrão contém descrições de serviços, permitindo assim que clientes procurem esses serviços.

Serviços são descritos por meio da linguagem de definição de serviços Web (Web Services Definition Language – WSDL). Uma descrição WSDL contém as definições exatas das interfaces fornecidas por um serviço, isto é, especificação de procedimentos, tipo de dados, a localização do serviço, etc. Essa descrição pode ser traduzida automaticamente para apêndices do lado do cliente e do lado do servidor. Um elemento central de um serviço Web é a especificação do modo como ocorre a comunicação. Para cumprir essa finalidade é utilizado o protocolo simples de acesso a objeto (Simples Object Access Protocol – SOAP).

Processos O cliente Web mais importante é um software denominado navegador Web, também conhecido como browser. Esse programa capacita um usuário a navegar pelas páginas web buscando essas páginas em servidor, e em seguida, apresentando-as na tela do usuário.

Outro processo do lado do cliente que costuma ser utilizado é o Proxy Web Esse componente permite que o navegador manipule protocolos da camada de aplicação que não fossem o HTTP, por exemplo, FTP.

Clusters de Servidores WEB Servidor Web Apache O Apache é o servidor Web mais utilizado no mundo, e é formado por uma peça complexa de software. É um servidor independente de plataforma, e fornece seu próprio ambiente de execução básico, denominado Apache Portable Runtime (APR). Clusters de Servidores WEB São utilizados para minimizar problemas de sobrecarga em servidores Web. Uma solução prática é replicar um servidor em um cluster de servidores e usar um mecanismo separado, tal como um front-end, para redirecionar requisições de clientes a uma das réplicas.

Comunicação Toda comunicação entre clientes e servidores na Web é baseada no protocolo de transferência de hipertexto (Hipertext Transfer Protocol – HTTP). O HTTP é um protocolo cliente-servidor simples: Um ciente envia uma mensagem de requisição a um servidor e espera por uma mensagem de resposta. Ele é um protocolo sem estado, isso significa que não mantém nenhuma conexão entre o cliente e o servidor. As principais operações suportadas por HTTP são listadas a seguir:

Nomeação Os nomes usados na Web são denominados identificadores uniformes de recursos (Uniform Resource Identifiers), ou simplesmente URI. A URL é um URI que identifica um documento pela inclusão de informações sobre como e onde acessá-lo.

Consistência e Replicação Tem como objetivo garantir o desempenho e a disponibilidade dos documentos Web. Pode ser implementada através de Caches associadas a Proxy Web.

Segurança Uma abordagem para estabelecer um canal seguro na Web é usar a camada de soquetes seguros (Secure Socket Layer – SSL), implementada originalmente pela Netscape. Uma definição padronizada é denominada protocolo de segurança na camada de transporte (Transport Layer Security – TLS). Esse protocolo é independente de aplicação.

Exercícios 1. Até que ponto o e-mail é parte de um modelo de documento Web? 2. Em muitos casos, sites Web são projetados para serem acessados por usuários. Contudo, quando se trata de serviços Web, vemos que sites Web tornam-se dependentes uns dos outros. Considerando a arquitetura em três camadas da Figura 12.2, na sua opinião onde a dependência ocorreria? 3. Por que conexões persistentes em geral melhoram o desempenho em comparação com conexões não persistentes?

4. Explique as diferenças entre um plug-in, um applet, um servlet e um programa CGI. 5. Como o grau de personalização das páginas Web está cada vez maior (porque elas podem ser geradas dinamicamente para clientes, sob demanda), poderíamos argumentar que logo todas as caches Web serão obsoletas. Ainda assim, é muito provável que isso não aconteça no futuro imediato. Explique o porquê. 6. Em princípio, há três técnicas diferentes para redirecionar clientes: transferência TCP, redirecionamento baseado em DNS e redirecionamento baseado em HTTP. Quais são as principais vantagens e desvantagens de cada técnica?