PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (continuação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Natália Maria Reis Oliveira Furtado UESC/CESUPI
Advertisements

Notas de rodapé.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
ARTIGO CIENTÍFICO.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
UNIP – Universidade paulista
OBSERVAÇÕES NA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Elaboração de Artigo Científico: orientações iniciais
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Título do Projeto Área do projeto
REFERENCIAL TEÓRICO Adirleide Greice Carmo de Souza
Guia para elaboração de TCC e Normas da ABNT
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
O QUE É UMA CITAÇÃO? As citações podem ser: DIRETAS INDIRETAS
Citação Citação Literal: passagem do texto de outro autor é copiada literalmente. Citação precedida pela indicação: autor (ano da publicação, pagina).
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
PARÁFRASE E CITAÇÕES (NBR 10520:2002
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET MG Metodologia de Projetos Notas de Rodapé Denner Ribeiro Hans Braunnier Rafael Corrêa Stella.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Direta até 3 linhas: Com até 3 linhas. Inserida no corpo do texto.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
PROFª. ME. GIANE AP. MOURA DA SILVA
Revisão das Normas da ABNT
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
CITAÇÕES ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro,
PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA :
Fichamento.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Normalização Bibliográfica: aspectos introdutórios
ABNT - Noções básicas para elaboração de Trabalhos e TCC
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO UNIDADE II – REVISÃO DE LITERATURA Prof. Ms. Saulo Rodrigues de Carvalho.
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
TRABALHOS ACADÊMICOS FORMATAÇÃO Profa. Dra. Adriana Cançado.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Profa. Lívia Perasol Bedin
Título Nome da UE: Nomes dos alunos: ___________________ ___________________ Curso (por exemplo, 3ª série C do Ensino Médio) Nome do Tutor(professor Orientador):
PROJETO DE PESQUISA 1ª avaliação CAPA (TRABALHADA POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO.
Orientações Gerais para Elaborar a Monografia QUAL O TIPO DE PAPEL QUE DEVO UTILIZAR??? A4 Gramatura superior a 75 g/m2.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Professora: Ana Thereza Meirelles Pós-graduação Parte 01: Corte epistemológico e técnicas para concretização da pesquisa Parte 02: Normas da ABNT / Uso.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO BANNER PARA O II EMMEC 2016 (Times New Roman 48, Negrito, Caixa alta) (Linha em branco, tamanho 28) Nome do autor (Instituição)
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia.
Profa. Janete Ricken. FOLHA DE ROSTO Nome do aluno Tema: Trabalho apresentado como requisito à obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa.
Citações e Referências
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
1. COMO FAZER CITAÇÕES NO TEXTO Com referência anterior: Para Cruz (2006) as pessoas não podem... Com referência posterior:... Por isso as pessoas não.
PROJETO DE PESQUISA CAPA (POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 PROJETO DE SUMÁRIO.
P/ Projetos científicos, resumos, artigos e trabalhos escolares Prof° Everton Leal.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (continuação) SISTEMAS DE CITAÇÃO Conceito: mecanismo de informação das referências citadas a) Autor-data (as referências dos autores citados são informadas no texto) OU b) Numérico (as referências dos autores citados são informadas em notas de rodapé) Observações: - Escolher apenas 1 sistema para ser usado no trabalho todo - Nos 2 sistemas: Lista de referências com todo o material citado durante o trabalho - Notas de rodapé Notas de referência (dados das obras citadas) (sistema numérico) Notas explicativas (informações e citações) (sistema numérico e sistema autor-data)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA a) Autor-data Direta: Indicação de autor, ano e página Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa; por sua vez, quase nenhum dos que se opõem a essas leis acredita, de fato, que a argumentação contra o aborto se fundamente apenas na superstição (DWORKIN, 2003, p.341). Ou Segundo Ronald Dworkin (2003, p.341): Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa; por sua vez, quase nenhum dos que se opõem a essas leis acredita, de fato, que a argumentação contra o aborto se fundamente apenas na superstição. Segundo Ronald Dworkin (2003, p.341), “entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa”. É interessante afirmar que “entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa” (DWORKIN, 2003, p.341).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA a) Autor-data Indireta: Indicação de autor e ano (a página se houver) O embrião, como pessoa em potencial, pode, então, ser encarado a partir de duas interpretações: A primeira parte da idéia de que o seu tratamento não deve ser o mesmo do conferido à pessoa, o que repele a noção de inviolabilidade da vida embrionária mas absorve a sua importância e significado; a segunda imputa ao embrião o mesmo tratamento de pessoa, ainda que admita não ser essa a sua natureza jurídica (MEIRELLES, 2000, p.112). Ou Jussara Meirelles (2000, p.112) afirma que o embrião, como pessoa em potencial, pode, então, ser encarado a partir de duas interpretações: A primeira parte da idéia de que o seu tratamento não deve ser o mesmo do conferido à pessoa, o que repele a noção de inviolabilidade da vida embrionária mas absorve a sua importância e significado; a segunda imputa ao embrião o mesmo tratamento de pessoa, ainda que admita não ser essa a sua natureza jurídica.

b) Numérico Informação completa com todos os dados citados conforme a lista de referências Sistema automático (“inserir nota” no nome do autor mencionado ou ao final da citação) Ex: Segundo Ronald Dworkin1, “entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa”. ou “Entre os que defendem as leis antiaborto, quase ninguém realmente acredita que um feto recém-concebido seja uma pessoa”. 1 Necessidade de usar as expressões em latim (grafadas em itálico): a) Ibidem = mesma obra b) Idem = mesmo autor c) Op.cit. = Obra citada d) Loc. cit. = Local citado e) Apud = Citado por f) Et seq. = E seguintes g) Passim = E outras Ao fim da nota de referência, apontar a página, em caso de citação direta. Notas: fonte 10, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos 0pts, sem recuo, justificado.

EXEMPLOS: Ibidem/ loc.cit. (na mesma página, notas sequenciadas) ___________________ 1 KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. São Paulo: Martin Claret, 2008, p.89. 2 Ibidem, p.90. 3 Ibidem, loc.cit. Op.cit. (na mesma página* se as notas estiverem intercaladas)/ Et seq. 4 GONÇALVES, Diogo Costa. Pessoa e Direitos de Personalidade Fundamentação Ontológica da Tutela. Coimbra: Almedina, 2008, p.23. 5 NERY, Rosa Maria de Andrade. Introdução ao pensamento jurídico e à teoria geral do Direito Privado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p.273. 6 GONÇALVES, Diogo Costa. Op.cit., 2008, p.23 et seq. 7 KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. São Paulo: Martin Claret, 2008, p.89. 8 Ibidem, p.108.

EXEMPLOS: Apud Idem (mesma página, notas sequenciadas) Passim __________________ 9 NEVES, Maria do Céu Patrão apud MINAHIM, Maria Auxiliadora. Direito Penal e biotecnologia. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p.89. 10 MEIRELLES, Jussara Maria Leal. A vida humana embrionária e sua proteção jurídica. 1.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000, p.56. 11 Idem. Proteção à intimidade genética. São Paulo: Saraiva, 2009, p.58 passim.