Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciativa Portaria 397, 09 de outubro de 2007
Advertisements

AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
DTS/Aids/Hepatites Virais
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Escola Nacional de Saúde Pública
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
ROSANE CURI Fundação Oswaldo Cruz
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
VIGILÂNCIA DA SAÚDE NO CONTROLE DA DENGUE EM SISTEMAS LOCAIS RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2009 PAULO CHAGASTELLES SABROZA ENSP.FIOCRUZ.BR.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Inovação em Atenção Primária à Saúde
Antônio Ivo de Carvalho
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Rio de Janeiro junho de 2010.
ELYNE ENGSTROM COORDENADORA TEIAS/ESCOLA MANGUINHOS ENSP/FIOCRUZ 3 DE OUTUBRO DE 2011 Atenção Primária à Saúde e Saúde do Idoso.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Tatiana Marinho de Oliveira Machado
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
10ª Reunião Plenária da CNPD
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

Pesquisa na ENSP 180 Doutores 67 grupos de pesquisa certificados 43 linhas de pesquisa Mais de 200 projetos de pesquisa em andamento

Áreas/Linhas de Atuação Alimentação e nutrição Assistência farmacêutica Avaliação de sistemas, serviços, programas e tecnologias em saúde Desigualdades e determinantes sociais da saúde Economia da saúde Educação e saúde Epidemiologia Ética aplicada e bioética Paleopatologia e paleoepidemiologia Pesquisa clínica Planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde

Áreas/Linhas de Atuação Política e gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúde Políticas em saúde Promoção da saúde Saúde ambiental Saúde do trabalhador Saúde global Saúde indígena Saúde mental Toxicologia Vigilância em saúde Violência e saúde

Financiamento Ministério da Saúde Agências de fomento à pesquisa (CNPq, FAPERJ) Outros órgãos governamentais FIOCRUZ Organismos internacionais (OPAS, OMS, etc.) Empresas nacionais (Petrobrás)

Prioridades definidas pelo Ministério da Saúde para 2008 Inquéritos epidemiológicos sobre a síndrome metabólica Pesquisa clínica (eficácia e efetividade de intervenções em doenças transmissíveis de notificação compulsória e em doenças cardiovasculares e renais) Avaliação de tecnologias em saúde Equipamentos e materiais de uso em saúde

Prioridades definidas pelo Ministério da Saúde para 2008 Centros de toxicologia Saúde mental Saúde bucal Epidemiologia genômica de doenças complexas

Inovação Implantação de produtos e processos tecnologicamente novos, ou com melhorias substanciais. Uma inovação tecnológica é considerada implantada se tiver sido introduzida no mercado ou usada no processo de produção. O produto ou processo desenvolvido deve ser passível de ser colocado à disposição da população, sendo o termo produto usado para se referir a bens ou serviços.

Gestão de Tecnologia e Inovação na Fiocruz GESTEC – Coordenação de Gestão Tecnológica e Inovação Missão: Contribuir para aprimorar a política e pesquisa e desenvolvimento tecnológico na Instituição, e utilizar estrategicamente os mecanismos do Sistema Internacional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, com vistas a efetiva incorporação pela sociedade dos resultados de sua pesquisa NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica Núcleo ou orgão constituído por uma ou mais ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação.

Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) Programa institucional de pesquisa estratégica que tem como objetivo geral promover atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas essencialmente para a inovação tecnológica no campo da saúde pública, nas dimensões coletiva e individual, assim como fomentar a utilização dos produtos obtidos, na perspectiva de contribuir para a melhora do desempenho do SUS.

PDTSP SUS Especialização de processos epidêmicos em centros urbanos Redes, fluxos e áreas de abrangência: organizando o território do SUS Promoção da saúde nas instituições de saúde da rede pública de São Gonçalo – RJ: a resiliência como enfrentamento de violência na infância e adolescência

PDTSP SUS Estratégias educativas e inovações tecnológicas desenvolvidas com profissionais do Programa de Saúde da Família do município de Petrópolis - RJ: uma experiência de qualificação para identificação e avaliação dos efeitos dos agrotóxicos na saúde Metodologia de avaliação de ações de promoção de saúde e de redução de desigualdades Projeto de prevenção do parto prematuro e espontâneo associado à infecção intra-uterina

PDTSP Cidades Saudáveis Uma proposta de habitat saudável em comunidade vizinha ao campus da Fiocruz da Mata Atlântica Avaliação das ações intersetoriais em saúde e desenvolvimento social em Manguinhos, Rio de Janeiro Produção compartilhada de conhecimentos para a promoção da saúde: ciência e tecnologia para a formação cidadã de jovens em territórios urbanos vulneráveis

PDTSP Cidades Saudáveis Saúde, inovação tecnológica e desenvolvimento urbano na área de implantação do Complexo Petroquímico de Itaboraí Abordagem ecossistêmica para o desenvolvimento de indicadores e cenários de sustentabilidade ambiental e de saúde na cidade de Manaus, Amazonas