“A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A IGREJA”
“CONCEITUANDO A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL” INTRODUÇÃO “CONCEITUANDO A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL”
Pastor Antônio Gilberto considerado o “pai da Escola Dominical” “A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28.20 e Marcos 16.15... A Escola Dominical é um ministério pessoal para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos... A Escola Dominical devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor”. Pastor Antônio Gilberto considerado o “pai da Escola Dominical”
“A HISTÓRIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL” 1ª PARTE: “A HISTÓRIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL”
ESCOLA DOMINICAL – COMO TUDO COMEÇOU?
A MINÚSCULA SEMENTE DE MOSTARDA QUE SE TRANSFORMOU NUMA GRANDE ÁRVORE A Escola Dominical, em sua forma moderna, teve início em 1780, com um dedicado jornalista inglês, que escrevia no jornal de Gloucester, de propriedade de seu pai. Em sua época, as crianças trabalhavam junto com os pais nas fábricas seis dias por semana, e além disso, escolas naquele tempo eram um privilégio para as classes mais abastadas. Não havia escolas públicas, só particulares. No intuito de ensinar alfabetização, linguagem, gramática, matemática e religião para as crianças, teve a idéia de reuní-las aos domingos, por algumas horas. Fez um apelo no jornal à mulheres com preparo intelectual que estivessem dispostas a ajudá-lo nesse propósito. Não demorou muito e esse projeto cresceu espantosamente! Robert Raikes
Grandes homens de Deus também abraçaram essa idéia Grandes homens da Igreja, como João Wesley, o fundador do metodismo, ingressaram no projeto de Raikes, considerando ser este um dos modos mais eficientes de se ensinar a Palavra de Deus às crianças.
A Em Chicago, nos Estados Unidos, o grande evangelista Moody também abraçou a Escola Dominical Nesta fotografia histórica, vemos Moody (o homem de barba) com uma classe de 14 meninos, em 1876.
“A HISTÓRIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL NO BRASIL”
No Brasil, a Escola Bíblica Dominical começou em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O fundador foi o missionário Robert Kalley e sua esposa Drª Sarah Pouton Kalley, da Igreja Congregacional.
2ª PARTE: “SETE CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL QUE A TORNAM INDISPENSÁVEL PARA A IGREJA DO SENHOR”
A EBD É Uma agência de ensino da Palavra de Deus na Igreja 1
A EBD Exerce uma função discipuladora para os novos convertidos 2 A EBD Exerce uma função discipuladora para os novos convertidos
3 A EBD Contribui decisivamente para a estruturação espiritual da Igreja, pois ensina as doutrinas bíblicas
4 A EBD Contribui positivamente nas vidas dos indivíduos por ela alcançados
A EBD ALCANÇA À TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS: DESDE A CRIANÇA ATÉ AO ANCIÃO 5 A EBD ALCANÇA À TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS: DESDE A CRIANÇA ATÉ AO ANCIÃO
6 A EBD CONTRIBUI DECISIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS OBREIROS NA CASA DO SENHOR
7 A EBD LEVA ENSINO BÍBLICO PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ENSINO ESTE QUE ELES NÃO ENCONTRAM NA ESCOLA SECULAR
“OS OBJETIVOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL” 4ª PARTE: “OS OBJETIVOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL”
GANHAR ALMAS PARA JESUS
DESENVOLVER A ESPIRITUALIDADE DOS ALUNOS E O CARÁTER CRISTÃO
PREPARAR O CRISTÃO PARA O SERVIÇO DO MESTRE
AOS PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL AMADO PROFESSOR, NÃO ERRE AQUI!
Erros quanto ao preparo da lição
Não estudar e conhecer a Bíblia Não zelar pelo seu testemunho pessoal Não orar Não estudar e conhecer a Bíblia Não zelar pelo seu testemunho pessoal Não estar sempre preparado
Erros quanto à exposição da lição
Responder à todas as perguntas Ser indelicado Não ser objetivo; gerar polêmicas
Erros quanto às responsabilidades do professor
Ser faltoso – não ser assíduo Ser desanimado Sempre atrasar – não ser pontual Não ser submisso à direção da EBD Ser murmurador, gerador de contendas
Erros quanto ao aperfeiçoamento do professor
Não ser cuidadoso quanto ao vernáculo Parar no tempo
Erros quanto aos objetivos
Não ter nenhum objetivo Não saber “o que” e nem “como” vai ensinar Desconhecer o seu público alvo, ou seja, a classe para a qual vai lecionar
A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL É UMA BENÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA