S. Paulo, Fé e Baptismo Frei Herculano Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

que tira o pecado do mundo
Do que e para que somos libertos por Jesus
“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
CATEQUESE 26 FELIZES PARA SEMPRE
ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
A Santidade da Igreja Ef 4:17-5:2
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
Confissão, Perdão e Libertação
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
MULHERES QUE SURPREENDEM:
QUEM DECIDE O QUE É CERTO OU ERRADO NA SUA VIDA?
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
SANTÍSSIMA TRINDADE.
A CRUZ SINAL DE VITÓRIA.
Que a nossa inteligência, iluminada pelo Espírito da Verdade, acolha com o coração puro e liberto, a glória da cruz que se irradia pelo céu e a terra;
“Ide, pois, aprender o que significa:
Hebreus 7 A Aliança Superior
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
Seja Bem-Vindo !.
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Liturgia e Vida em São Paulo.
Quando o Pai é Nosso.
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas IX Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Regeneração e Novo Nascimento
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
Meus irmãos e minhas irmãs;
Boa noite a todos. Algumas pessoas eu já tive a oportunidade de comprimentar, mas de qualquer forma, meu forte abraço a todos que estão presentes, e, principalmente,
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
Hebreus 10 Seguir a Cristo
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
UMA VIDA TRANSFORMADA PELA GRAÇA
TEMAS BÍBLICOS.
Certezas Sobre o Arrebatamento
Essenciais da Igreja Evangelizar.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Caríssimos, Aproximamo-nos do IV domingo da Quaresma – o Domingo da Alegria (Laetare) e a antífona de entrada nos convida a essa alegria: “Alegra-te,
Carta do Apóstolo Paulo
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras.” I Coríntios 15: 3.
Este é o plano simples de Deus para que você possa ser salvo...
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Estrutura base das sessões 1.Oração (Catarina) Invocação do Espírito Santo Preces individuais 2.Desenvolvimento.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
Transcrição da apresentação:

S. Paulo, Fé e Baptismo Frei Herculano Alves

A Escritura mostra que, depois do pecado de Adão, a morte e todos os males invadem o mundo. Por isso, Paulo declara que todos são pecadores. ► O Novo Testamento diz que é necessária a conversão (metanóia), para nos livrar do pecado e ligar a Cristo, pela fé. ► Os seres humanos necessitam da graça de Cristo para se salvarem. Paulo compara o 1º Adão ao 2º (Rm 5,12-21).

Cristo dá-nos a Vida Rm 6,1-23 Cristo triunfou do pecado e da morte por todos os homens. Cada um deve fazer que Ele triunfe, a partir do seu próprio baptismo. Pelo baptismo, o fiel morre para o pecado e vive em Cristo, participando na sua morte e ressurreição.

Simbolismo do baptismo em S. Paulo Iluminação Pois tudo o que é posto às claras é luz. Por isso se diz: Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti (Ef 5,14). Banho pré-nupcial Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim as mulheres, aos maridos, em tudo. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para a santificar, purificando-a, no banho da água, pela palavra (Ef 5,24-26). Renascimento Ele salvou-nos, não em virtude de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas da sua misericórdia, mediante um novo nascimento e renovação do Espírito Santo (Tt 3,5).

Passagem da morte à vida O baptismo não é só um banho ritual; é pertença a Cristo. O rito da imersão significava mais que isto: passagem da morte à vida. Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova. De facto, se estamos integra dos nele por uma morte idêntica à sua, também o estaremos pela sua ressurreição. É isto o que devemos saber: o homem velho que havia em nós foi crucificado com Ele, para que fosse destruído o corpo pertencente ao pecado; e assim não somos mais escravos do pecado (Rm 6,4-6).

União mística do cristão com Cristo Pelo baptismo, não se estabelece um simples laço moral com Cristo, mas sim um laço intrínseco com Ele. Há uma união verdadeira, real, realizada pela fé e sacramento, de modo que tudo o que é de Cristo se torna “nosso”.

Consequências do Baptismo • co-corporais (1 Cor 12,12-30) • co-figurados ao Filho (Rm 8,29) • co-sofredores (Gl 6,14) • co-crucificados (Gl 6,14) • co-mortos e co-sepultados (Rm 6,3-4) • co-ressuscitados (1 Cor 15,20) • co-vivificados (Rm 6,4) • co-herdeiros (Rm 6,4.11) • co-reinantes (2 Tm 2,12)

O fiel vive para Deus na justiça Rm 6,15-23 ► Pela união a Cristo, está livre do pecado e da morte; entregar-se de novo ao pecado é escolher a morte. Os cristãos submetem-se a Cristo, porque  dele vem a verdadeira liberdade, a santidade e a vida. ► Morte física (thanatos), espiritual ou eterna? (v.23). A morte física é o “sacramento” da morte espiritual e eterna. Para os cristãos, Paulo prefere dizer “sono” “estar com Cristo”, porque o cristão não tem pecado; portanto, não morre… ►A doutrina da imortalidade não é metafísica, mas está relacionada com o triunfo de Cristo (Fl 1,20).

O Ideal da vida cristã Oferecer-se a Deus, como hóstia viva. Não é só uma realidade interior; mas o cristianismo consagra toda a pessoa. Renunciar ao mundo do mau. Transformar-se pela renovação do Espírito: renovação viva, contínua…

Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o espiritual. Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito (Rm 12,1-2).

Relação dos cristãos entre si Comunidade de carismas Compara a Igreja com o corpo: cada membro tem o seu lugar, os seus carismas (ver Rm 12,3-21). Comunidade do amor O amor é… (1 Cor 13,4-8) paciente, prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de incon- veniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Relação dos cristãos com os de fora (13,1-14) Caridade para todos e sempre Ela é o cumprimento perfeito da Lei e inclui os outros. Não se deixar guiar pela sabedoria humana. Viver em paz com todos, mesmo com os inimigos. Os cristãos não se devem separar do mundo. Obediência ao poder civil Como Jesus: Dar a César… A autoridade vem de Deus, para o bem comum. Os filhos de Deus também lhes obedecem.

Os fortes e os fracos (Rm 14,1-15,13) Havia algumas lutas entre os fortes e os fracos da comunidade de Roma. Os fracos: os cris- tãos mais humildes, pouco formados, que se deixavam cair em certas práticas judias ou pagãs. Os fortes: os melhor formados no Evangelho, mas desprezavam os fracos. Paulo lembra a todos a seguinte conduta: agir segundo a consciência, mas se ela está esclarecida; e, sobretudo, guardar a caridade de Cristo.