Alguns dados: Extensão total (de São Mateus a São Paulo) = km, sendo: 95 km em São Paulo 950 km em Minas Gerais 136 km no Espírito Santo BR381 BH-Governador Valadares (trecho Norte ou “Morte”?) são 320km de pista simples. A faixa de 48 cm divide uma pista da outra e a vida da morte; Foi construída na década de 50 seguindo o traçado dos burros de carga. No trecho BH-Monlevade são aproximadamente 200 curvas; O volume de caminhões é maior que a capacidade da rodovia. Principais cargas: aço, alimentos e bebidas; A topografia acidentada e as curvas fora dos padrões de segurança tiram o carro de sua trajetória na "381" e o joga de encontro ao veículo que segue em sentido contrário; Traçado da rodovia exige muito dos freios dos caminhões; Em 2008 foram 138 mortes no trecho BH-Monlevade, mas segundo a ONG Anjos do Asfalto, 40% dos feridos morrem no caminho para o hospital ou alguns dias depois, o que pode elevar este número para 500 mortes.
BR 381 da saída do Anel até o trevo de Carneirinhos = 100 km Linha reta = 73,5 km 26,5 km de desvios e curvas Altitude em relação ao nível do mar (trevos): BH = 770m / JM = 880m / Caeté = 1100m
Roças Novas Caeté Sabará São Gonçalo
O "km 30" fica no km 435 e é o início da subida da Serra da Piedade, ou o final da sua descida. O desnível entre o topo da pista e o ponto mais baixo é de 317 metros em um trecho de 6,3 km de descida íngreme, onde os acidentes provocados por “perda de freios” são comuns. Cotochés Trevo Caeté
Trecho de São Gonçalo (Montanha, curva do Mel)
Mês Trecho Tipo de acidente Dia da semana Horário
O trecho BH a Monlevade é todo crítico, apesar de trechos piores como São Gonçalo, e Caeté-Sabará; Atenção com as carretas! Dias úteis são piores principalmente no período diurno, melhor horário sábado e domingo pela manhã. O que fazer? Prudência, cautela, respeito, velocidade...? Fontes: twitter.com/prf_mg Google Earth