Tema: As principais partes das plantas UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE Faculdade de Educação Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucional MÓDULO: Tecnologias de Informação e Comunicacão no Currículo Trabalho em Grupo Plano de Aula Tema: As principais partes das plantas Disciplina: Ciencias Naturais – 4ª Classe Discentes: Docentes: Anastácia Wilson Profa. Doutora Feliciana Eduardo Edson Uthui Doutor. Luis Neves Domingos Jorge Manhique Yavalane Parruque Maputo, 20 de Abril de 2015
Até ao fim da aula os alunos devem ser capazes de: Objectivos de aula Até ao fim da aula os alunos devem ser capazes de: Identificar as partes principais de uma planta e as suas funções
Motivação - Introdução ao Tema – O professor fala aos alunos do jardim da sua importância assim como a contribuição que dá a manutenção do ambiente e por fim exibe o vídeo que segue Recursos: Computador e um projector Duração 5 Minutos
Apresentação/explicação do tema O professor apresenta o vídeo que segue. O mesmo fala das plantas, indica as partes principais: raiz, caule e folhas e as partes secundárias: flores e frutos e explica as funções de cada uma delas. Duração 10 Minutos Recursos: Computador e um projector
Apresentação/explicação do tema (notas) Raiz: assegura a planta e alimenta-a, fornecem água e sais minerais; Caule: assegura os ramos, as folhas, as flores e os frutos; Folhas: respiração da planta Ramos: asseguram as folhas, flores e frutos Flores: ornamentação e da origem os frutos Frutos: contém sementes que dão origem a uma nova planta
Prática (orientação da aprendizagem) Os alunos em grupos de quatro elementos vão identificar as diferentes partes de algumas plantas trazidas do jardim da escola e dizer qual a função de cada parte Consultar no livro do aluno aluno (ciências naturais – 4ª Classe) Recursos: plantas do jardim, e livro do aluno Duração 15 Minutos
Produção / acompanhamento (propiciar a aprendizagem e feedback) Os alunos em grupos vão redigir as funções de cada parte da planta e um representante do grupo irá apresentar o trabalho do grupo; Por fim o professor faz o comentário em volta do foi apresentado e enfatiza os aspectos importantes Recursos: Cadernos, folhas, marcadores, esferograficas Duração 10 Minutos
Facilitação da transferência do conhecimento Como consolidação da matéria os alunos vão assistir o vídeo que segue e Como trabalho de casa semear uma planta de acordo com as instruções dadas no vídeo. Recursos: Computador e um projector
Facilitação da Transferência do Conhecimento Recursos: Computador , um projector, cadernos e esferograficas Duração 10 Minutos