EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Mudanças Físicas.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Sistema Reprodutor Masculino
BIOLOGIA Prof. Fábio Guerra Sexualidade e Reprodução Humana.
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Sistema Reprodutor Masculino
A Reprodução.
O que é ser rapaz no séc. XXI?
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Adolescência.
Agrupamento de escolas Gil Paes Projecto Saber+saúde 7ºB
Transmissão da vida.
Sistema Reprodutor Feminino
Transmissão da vida.
O Corpo Humano Milagre de Deus
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Ciências Naturais 9ºAno
Prof.: Alessandra Casimiro
A Reprodução.
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Sistema Reprodutor masculino
Reprodução humana.
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Uma Viagem maravilhosa!
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Sistema Reprodutor Masculino
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
Entrevista.
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
REVISÃO 8º Ano.
“QUIZ” Ciências.
Como se desenvolve a sexualidade
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
ASSER Profa Camila Papini
As dificuldades encontradas na adolescência
SISTEMA REPRODUTOR FUNÇÃO REPRODUTORA. Funções vitais. Este ano já estudámos: Função digestiva Função circulatória Agora vamos estudar Função reprodutora.
Sistema Reprodutor.
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Reprodução humana e crescimento
A adolescência é uma etapa da Vida Humana, marcada por uma porção de transformações: no corpo, nos sentimentos, nas relações com os outros. É um tempo.
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
dos órgãos reprodutores
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SEXUALIDADE

A puberdade e adolescência Em determinado momento, entre os 9 e os 15 anos, o corpo da criança começa a mudar e transforma-se no corpo de um adulto. E tal mudança surge a natural curiosidade pelo sexo e pela sexualidade. A palavra puberdade significa crescido ou adulto; A adolescência também utilizada e significa crescer; é utilizada não só quando nos referimos das mudanças física que ocorrem mas também em relação a novas relações, sentimentos, pensamentos, responsabilidades, adquiridas quando se chega a adultos.

Puberdade As mudanças que ocorrem no nosso corpo, durante a puberdade, são causadas por hormonas; estas começam a trabalhar enviando mensagem para que os órgãos sexuais comecem a trabalhar; Uma vez que as hormonas sexuais comecem a funcionar, a puberdade inicia-se; Algumas hormonas são responsáveis não só pelas mudanças do corpo como pelos novos sentimentos que ocorrem.

Puberdade Feminina O estrogénio e a progesterona (hormonas sexuais femininas) enviam mensagens aos ovários para que os óvulos que elas tem desde a nascença comecem a crescer. Uma rapariga libertará cerca de 400 a 500 em toda a sua vida; As raparigas, em geral, começam a ter a menstruação depois dos ovários começarem a libertar óvulos. Nesta altura estas podem engravidar se tiverem relações sexuais; Algumas raparigas podem começar a libertar óvulos sem terem a primeira menstruação;

Puberdade Feminina A menstruação, dura cerca de 3 a 8 dias; Quando a rapariga começa a ter período (=menstruação) este pode ser irregular; podendo levar 1 a 2 anos a regularizar. Algumas raparigas têm dores ligeiras e localizadas à volta da zona do útero, antes e durante do aparecimento do período. A maioria das dores são normais. Quando uma mulher tem cerca de 50 anos o seu corpo começa a produzir menos hormonas sexuais e por isso os seus ovários param de produzir óvulos, deixando de ter menstruação. Nessa altura, ela deixa de ter filhos – menopausa

Puberdade Masculina A hormona que se começa a produzir, durante a puberdade, é a testosterono que se produzem nos testículos; A testosgerona faz com que nos testículos comecem a produzir espermatozóides (são células sexuais masculinas); Ao contrário das raparigas, os rapazes só começam a produzir células sexuais na puberdade, enquanto que as raparigas quando nascem já têm as células sexuais formadas;

Puberdade Masculina Os testículos produzem cerca 100 milhões a 300 milhões por dia; O escroto protege os testículos mantendo-os à temperatura certa; Depois de produzidos, os espermatozóides passam para o epidímio para se tornarem férteis (assim já são capazes de fecundar se e unirem a um óvulo feminino. Os espermatozóides passam depois através dos canais deferentes até às vesículas seminais, misturando-se com um líquido produzido pela próstata;

Puberdade Masculina A mistura de espermatozóides e deste líquido dá-se o nome de sémen ou esperma; Quando o sémen sai do pénis designa-se de ejaculação. O pénis é constituído por tecidos esponjosos que se podem encher de sangue dando origem à erecção. Dá-se a erecção quando o pénis é tocado ou quando o homem ou o rapaz fica excitado sexualmente, devido a sentimentos por ex. Acontece também que ao acordar o pénis pode estar erecto, no entanto, neste caso tem a ver com o facto da bexiga estar cheia, faz com que entre mais sangue no pénis.

Viagens do espermatozoíde O que acontece dentro corpo quando se dá a ejaculação é o seguinte: Os músculos de cada epidímio em cada canal deferente e vesículas seminais, bem como os músculos da próstata, contraem-se e empurram o sémen para a uretra. O sémen passa pela uretra e sai num jacto através da glande. A ejaculação causa um sentimento de excitação chamado orgasmo.

BANDA DESENHADA

Curiosidades Geralmente cerca de 200 a 500 milhões de espermatozóides são expelidos numa única ejaculação; Os rapazes começam a poder ejacular na puberdade e continuam a fazê-lo até à velhice; é na puberdade que pode acontecer os “sonhos húmidos”; estes ocorrem durante o sono quando o rapaz está a ter um sonho agradável, excitante ou sensual. Os sonhos húmidos são acontecimentos normais e comuns num rapaz.

Masturbação Durante a puberdade as hormonas sexuais tornam mais activas os órgãos sexuais o que leva ao desenvolvimento de novas sensações em relação ao corpo. A masturbação é tocar qualquer dos órgãos sexuais por prazer. Algumas pessoas acham que é um erro ou que faz mal à saúde ou ainda por motivos religiosos é pecado.

Masturbação Quando uma pessoa se masturba pode atingir o clímax ou orgasmo, neste momento o rapaz pode ejacular e a rapariga sente contracções fortes e excitantes à volta da vulva ou por todo o corpo. Frequentemente, quando as pessoas se masturbam, sonham acordadas com alguém ou com alguma coisa alegre, agradável ou sensual. Algumas pessoas ficam sexualmente excitadas, só por olharem para imagens ou sonhando com algo agradável.

Fazer amor As pessoas chamam à relação sexual com penetração “fazer amor” porque é uma forma de exprimir o amor. Mas é apenas uma das maneiras de exprimir o amor. Os abraços, as carícias, dar as mãos, beijos e carícias são outras formas de exprimir o amor. Estar com uma pessoa de quem se gosta muito e dizer-lhe que se gosta dela é exprimir o nosso amor.

Há coisas que deves saber: É importante esperar para ter relações sexuais até ser suficientemente crescido e responsável para se tomar decisões saudáveis. Todas as pessoas têm o direito de dizer não a qualquer contacto sexual. Uma relação sexual acompanha quase sempre muitos sentimentos.

Deves ainda saber: Depois da relação sexual com penetração, a mulher pode engravidar, se não se tomar medidas preventivas. Durante a relação sexual infecções graves como o vírus HIV, assim como outras doenças podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. No entanto há formas de evitar.

Heterossexualidade e Homossexualidade Heterossexualidade e homossexualidade tem a ver com o desejo sexual. Uma pessoa heterossexual é alguém que se sente atraído por pessoas do sexo oposto. Uma pessoa homossexual é alguém que se sente atraído por alguém do mesmo sexo.

Heterossexualidade e Homossexualidade Uma relação homossexual entre duas mulheres chama-se lésbica. Esta palavra aparece pela primeira vez no séc. XIX. Refere-se à antiguidade (600 AC) na época de uma poetisa que vivia na ilha de Lesbos e escreveu sobre o amor e amizade entre mulheres.

Heterossexualidade e Homossexualidade Os gregos da antiguidade consideravam que o amor entre dois homens era a forma mais elevada de amor. Na cidade de Esparta (à cerca de 1000AC) era esperado que dois amantes do sexo masculino pertencessem ao mesmo regimento, pois lutaria com mais vigor para causar boa impressão; o exército Espartano era um dos exércitos mais poderosos e temido da Grécia antiga

Heterossexualidade e Homossexualidade As relações homossexuais sempre existiram mesmo antes da Grécia antiga. A homossexualidade tem a ver com a cultura e a época em que vivem. Os cientistas não compreendem bem sobre as razões por que uma pessoas se tornam homossexuais ou heterossexuais. Pode haver mais de uma razão.

Heterossexualidade e Homossexualidade Por vezes, à medida que as crianças, os rapazes e as raparigas crescem sentem curiosidade por outros do mesmo sexo. É possível que olhem uns para os outros e até se toquem. Isto é uma forma normal de exploração e nada tem a ver com homossexualidade.