O Seminarista De Bernardo Guimarães.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
história da salvação A História da Salvação
Advertisements

Adaptado por Manuela Figueiredo
Alphonsus de Guimaraens
PROJETO DE PESQUISA: O SÍMBOLO DA VIRGEM NA POESIA DE
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
1 Macabeus 6,1-13 Naqueles dias, o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império, quando.
Professora: Tânia Valéria
ROMANTISMO Prof. Karen Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
Literatura - Prof. Hélia
Às vezes perdemos tanto tempo na
Prof. Everton da Silva Correa
UMA EMBALAGEM DIFERENTE.
VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO
O sermão do padre durante o casamento
6º ano 1º Volume.
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Naquele sábado, Jesus também pregou, não de um púlpito, mas na tumba Naquele sábado, Jesus também pregou, não de um púlpito, mas na tumba. Ele deu.
Promessas Matrimoniais (Mário Quintana)
O TEMPO O TEMPO PERGUNTA AO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDE AO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.. CLICAR.
A grande comissão deixada por Cristo não foi para batizar
o capitão do navio disse
Romantismo na Prosa – Romance
Pr. Emmanuel Oliveira Guimarães
SANTA CÂNDIDA Nossa Padroeira.
EDER.
Professor Edley
o capitão do navio disse
Ele mandou que te guardem"
Livro: O Seminarista Autor: Bernardo Guimarães
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
Porta- Retrato No canto daquele quarto Um velho porta-retrato Jogado atrás de uma cabeceira De lembranças e sonhos deixados.
À ESPERA DO AVIVAMENTO AUTÊNTICO
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Castillo Bamburgh Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.
Rolagem automática de slides A gravidez veio na hora indesejada, lembrava-se Laura. Veio na hora errada e ainda trazia riscos de várias ordens. A saúde.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Romantismo brasileiro
Izabella Cavalari Lorena Soares Thays Regiane Pedro Bruno
SINAIS DA ESPERANÇA.
Prof. João Filho Língua Portuguesa.
Bernardo França lima Turma:201
Trabalho de Literatura Cinco Minutos
Iracema José de Alencar.
 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances,
PPS.: savipe Louiz Francescon Nascido em 29 de Março de Na comarca de Covasso Nuovo, Provincia de Udine – ITÁLIA Após o serviço ao Exercito, imigrou.
PÓ PARÁ, VAMOS TODOS PARAR PODE PARÁ, PODE PARÁ, DE PECAR PÓ PARÁ, VAMOS TODOS PARÁ PODE PARÁ, PODE PARÁ DE PECÁ.
Nossa Senhora da Consolata.
Jennifer Machado Soares
humildade Nenhuma palavra resume melhor a história do Natal do que “humildade,” pois esta foi a atitude de Deus quando o Filho real nasceu. (Filipenses.
ROMANTISMO REGIONALISTA
Principais autores e obras.
Doutoras... “Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo... Dê a eles o seu melhor.”
Hora de relaxar... Um mineiro vai ao médico, depois de ter estado doente um tempão. O médico, depois de um exame detalhado, olha nos olhos dele e diz:
( Isaías 9,5) Estamos com você nesse momento, desejando que o seu Natal seja vivido assim como Maria, “menino que nos nasceu” trazendo a Salvação. “menino.
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
*Festas Juninas* Junho é o mês dos folguedos Não solte balão nas cidades Há bolos quadrilhas brinquedos Cantigas pra todas idades Até na quadrilha infantil.
AGORA EU SEI PORQUE A MINHA VIDA É IMPORTANTE ASSIM DEUS PAI ENVIOU EM MEU LUGAR O SEU FILHO QUE MORREU POR MIM A NOTÍCIA DA MINHA VIDA VEIO A TEMPO DE.
A Prosa Romântica Brasileira

Promessas Matrimoniais (Martha Medeiros)
ROMANTISMO - PROSA Século XIX.
“Stella fulget hodie” faz-nos entrar nas melodias medievais cristãs.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente. Há semanas que duram anos, como há anos que não contaram um dia.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
“Stella fulget hodie” introduz-nos nas melodias medievais cristãs.
Romantismo brasileiro
Transcrição da apresentação:

O Seminarista De Bernardo Guimarães

Bernardo Guimarães Nasceu em ouro preto, minas gerais, no ano de 1825 e faleceu nessa mesma cidade em 1884. Rosaura, a Enjeitada , Mauricio, escrava Isaura, Jupira. O Seminarista, passa se na província de minas gerais, vila de Tamanduá e um romance regionalista.

Características românticas exploradas pelo autor Especificas da obra: subjetivismo, regionalismo, exaltação da morte, sonho, nacionalismo.

Apresentação da obra Informações resumo

Tipo de romance Romance regionalista

Trechos comprovando características presentes na obra Exaltação da morte “Poucos meses depois da morte de Umbelina, chegou aos ouvidos de Margarida a notícia, de que Eugênio havia tomado ordens. Dai em diante a desgraçada moça não contou mais com a vida.” Pag.105/parágrafo 6. GUIMARÂES, Bernardo, O seminarista. 3.ª Ed. São Paulo, Ática, 1973.

Regionalismo “Mutirão! só esta palavra nos faz ressoar aos ouvidos os alegres rumores dos descantos e folguedos da roça, o estrépito dos sapateados da dança camponesa por entre a zoada dos adufes e violas, e nos transporta ao meio das rústicas e singelas cenas de prazer da vida do sertanejo...” Pag.59/parágrafo 3. GUIMARÂES, Bernardo, O seminarista. 3.ª Ed. São Paulo, Ática, 1973.

Sonho ‘‘Nas orações, na igreja, no recreio, nas horas de estudo e de repouso, Eugenio encontrava sempre mil motivos que lhe avivavam na idéia a imagem de Margarida’’ Pag.23/parágrafo 3. GUIMARÂES, Bernardo, O seminarista. 3.ª Ed. São Paulo, Ática, 1973.

Critica a obra Enredo História Metas e objetivos Qualidade romântica

Sugestão para melhor compor a obra