9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Secretaria de Políticas para as Mulheres
A situação da Igualdade de Género em Portugal
A Educação Sexual e os seus Contextos
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O Plano de Ação Curricular na Escola
Projeto da Escola Mario Quintana
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Daniela Leandro Rezende
Gênero!!! GÊNERO.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
DESIGUALDADE DE GÊNERO
A Escola e as Mudanças Sociais
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Corpo e Sexualidade : Uma questão de género na Publicidade
Educação no contexto do Trabalho
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Escolas Promotoras de Saúde
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Cidadania Indicadores da.
Dimensões Sociais da Vida com HIV/AIDS e a Prevenção “Positiva”
GÊNERO.
Centro de Cidadania da Mulher
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
identidade Brasileira: as questões de Gênero e de Geração
Minuta de resolução para CIB
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
O que é ensinar história?
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
PROJETO COMUNITÁRIO.
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Construindo a cultura educacional inclusiva
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Sexualidade na Escola.
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
Coleção: ATENÇÃO A HOMENS E MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA POR PARCEIROS ÍNTIMOS Módulo: Apresentação da coleção Coleção: ATENÇÃO A HOMENS E MULHERES.
SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
Transcrição da apresentação:

9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES Gênero na Educação Psicóloga Ms. Silvia Regina Ramão Rede de Educação Metodista dos Sul- IPA 9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES

Como é ser homem e Mulher na Contemporaneidade??

O CONCEITO DE GÊNERO... Feminino Social Biológico Feminino Masculino Masculino Feminino Masculino Feminino Masculino Feminino Biológico Masculino

GÊNERO... Categoria social de análise das relações sociais entre homens e mulheres no contexto social; Uma maneira de indicar as “construções sociais”- a aplicação inteiramente social de idéias sobre os homens e as mulheres; Uma categoria social imposta a um corpo sexuado; Num contexto social construído a partir da lógica da cultura patriarcal que ainda hoje impões condições de desigualdade de direitos entre os homens e as mulheres. Categoria Relacional; Não sinônimo de mulher; Se relaciona com outras categorias(sexo, religião, classe, orientação sexual, etnia/raça)

PENSANDO GÊNERO Pensar sob a perspectiva de Gênero é olhar para as relações desiguais construídas socialmente entre o homens e mulheres, que hierarquizam e os colocam em condições de poder diferenciadas; Relações de poder estabelecidas entre homens e mulheres; O modo como é exercido o poder nos diferentes contextos; Relações estas que impedem que as mulheres no Brasil e no Mundo obtenham o acesso a bens e serviços e portanto que tenham direitos a Cidadania; Estas desigualdades se repetem em todas os âmbitos da sociedade, incluindo a família, onde as mulheres são com freqüência agredidas, violentadas e assassinadas; No contexto das políticas públicas, as mulheres são destratadas, desassistidas e morrem por falta de atendimento e tratamento.

FAZENDO GÊNERO É urgente que se constitua novos modos de ser e de aprender a sermos homens e mulheres; IPA- Cátedras de Gênero e de Direitos Humanos: Projetos de Extensão; Oficinas em Sala de Aula; Capacitação de professores e funcionários; Atenção e encaminhamento das situações de violência contra a mulher Pesquisa com alunas/os; Envolvimento do Setor de Recursos Humanos

FAZENDO GÊNERO Construir e favorecer espaços de debate e de diálogo, de construção coletiva na lógica de uma cultura de paz, que engendre novos modos de ser homem e mulher e novos modos de exercício do poder, enfim novos modos de cuidar e educar as futuras gerações, para que se estabeleça o mundo de fraternidade e de proteção que tanto sonhamos.

REFERÊNCIAS: www.onu-brasil.com.br www.presidência.gov.br/spmulheres Scott, Joan. In educação e realidade.Porto Alegre, v.15, n.2, jul-dez.1990-p.5-19 Dorneles, simone Silva. O Sijeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a Educação na Igreja Metodista