A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE

2 Para a religião a subjetividade se confundiu com a alma, com a divindade, que seria a subjetividade absoluta. A partir do ponto de vista do paradigma técnico-científico ela se dissolveu, historicamente, em determinismos físicos, biológicos, sociológicos ou culturais e, em alguns momentos, até se tornou um "ruído" a ser eliminado em benefício da eficiência e do progresso.

3 Mesmo dentro da psicologia, da história, da antropologia, disciplinas eminentemente relacionadas ao estudo do homem, verifica-se que houve, na modernidade, uma predominância de critérios técnico-científicos na definição do sujeito.

4 Na modernidade centralizou-se a subjetividade na figura do indivíduo, trazendo consigo toda uma preocupação com a preservação de sua interioridade, com o respeito à sua privacidade e com uma separação entre um universo público e privado.

5 autores como Foucault, Deleuze e Guattari
apresentaram grandes contribuições ao refletirem a questão da subjetividade, especialmente pela crítica radical que teceram sobre os modos hegemônicos de seu tratamento. destacaram o caráter processual e produtivo da subjetividade, possibilitando, portanto, sua desnaturalização.

6 Foucault (1984), ao tratar do sujeito moderno, parte de uma perspectiva de entendimento de construção da experiência subjetiva pela via de um poder do tipo disciplinar. Os métodos disciplinares, segundo Foucault (1984, p. 118) “permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade (...)”, inaugurando uma anatomia política, circunscrevendo uma relação de extrema sujeição, pois implica no domínio do corpo do outro.

7 Os processos de subjetivação e a produção de subjetividade perguntam,anteriormente, pelas condições de produção desse sujeito. Ou seja, estamos nos situando nos dispositivos e agenciamentos (Deleuze,2000) que possibilitaram o surgimento de determinados modos de subjetivação

8 Foucault, Deleuze e Guattari perguntam pelos agenciamentos ou vetores de subjetivação, bem como que tipo de subjetividades estão sendo produzidas em função de tais agenciamentos

9 ABORDAGEM DIALÉTICA PARTICULARIDADES UNIVERSAL SINGULARIDADES

10 O sujeito também é ator da sua constituição subjetiva
Sua atuação é limitada... O sujeito processa todas as influências que sofre no seu processo de subjetivação O sujeito tem poder de escolha sobre sua educação?

11 Touraine (1995) em crítica a modernidade fala “há forte submissão do indivíduo a uma vontade geral”.
O indivíduo está sendo massacrado pelo coletivo? Há autores que falam de um exacerbado individualismo atual?

12 AGENCIAMENTO Agenciar é estar no meio, sobre a linha de encontro de dois mundos Agenciamento é uma relação, o modo de funcionamento de um plano coletivo, que surge como plano de criação de co-engendramento dos seres. Este plano coletivo e relacional é um plano de subjetividade.

13 Assim os processos de subjetivação são sempre coletivos.
“... Os processos de subjetivação não tem nada a ver com a vida privada, mas designam a operação pela qual os indivíduos se constituem como sujeitos, à margem dos saberes constituídos e dos poderes estabelecidos que passam dar lugar a novos saberes e novos poderes.”

14 MODOS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
AGENCIADORES: EDUCAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA ESTADO MÍDIA IGREJA

15 O sujeito também é ator da sua constituição subjetiva
Sua atuação é limitada... O sujeito processa todas as influências que sofre no seu processo de subjetivação O sujeito tem poder de escolha sobre sua educação?

16 O agenciamento familiar
Que tipos de sujeitos as famílias querem formar hoje? Como educar na família? Que influências tem a família nas formações subjetivas de seus sujeitos?

17 O agenciamento escolar
Que sujeitos as escolas querem formar hoje? Como educar na escola? Família e escola: é possível falar em parceria? Que influências a escola exerce sobre a formação subjetiva de seus alunos?

18 O agenciamento da Mídia
Que sujeitos a mídia quer formar? Que influências a mídia exerce sobre a formação subjetiva hoje? Educação através da mídia é saudável/interessante?

19


Carregar ppt "SUBJETIVIDADES E SOCIEDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google