Ética Planetária 14/05/2011 Curso de Ecoformação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cidadania Cultural e Cultura de Paz no território Políticas Públicas de Convivência e Cultura de Paz Aula Fundação CASA Agosto SP.
Advertisements

UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Ética e subjetividade – uma reflexão
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Immanuel Kant e o Criticismo
ÉTICA Ηθική.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Lévi Strauss “Nada no atual estado da ciência permite afirmar a superioridade ou a inferioridade Intelectual de uma raça em relação a outra” Duas culturas.
1-Virtude da correta compreensão
FORMAÇÃO SINDICAL Ética, Moral e Valores Módulo 6
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Ética, a Arte da Convivência
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS DOZE PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
ÉTICA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE
Sawabona Shikoba.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
Cícero paulino dos santos costa
Introdução ao conceito de ÉTICA
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Oração, comunhão íntima com o Pai
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Em busca de uma compreensão
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Refletindo sobre a solução de conflitos
COM O BOM PASTOR.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Emile Durkheim e o fato social
Senso e consciência moral
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
O Individualismo Metodológico
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Planear a mudança Tomar controle.
A Sociedade humana: generalidades
Professor Romildo Tavares
CARTA DA TERRA Para crianças.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Ética e Valores na Sala de Aula
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
A CULTURA MATRÍSTICA E AS RELAÇÕES
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
COLEGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
Ética.
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Ética Planetária 14/05/2011 Curso de Ecoformação José Romão Trigo de Aguiar Associação Palas Athena

Para que uma ética?

Desafios Éticos injustiça e a desigualdade social, econômica e política não consolidação de uma cultura de defesa dos direitos humanos e da cidadania discriminação da mulher racismo abandono de crianças e de idosos não eqüidade na alocação dos recursos do planeta... desastre ecológico miséria concentração abusiva de renda e de poder exclusão social marginalização globalização econômica internacional evasão dramática de divisas dos países pobres

Sempre foi assim?

Paleolítico Tribos Cooperação Nômades (posse) Poder Guerra

Estatuetas de Vênus

Como surgiu o Homo sapiens sapiens ?

recursão consciência LINGUAGEM reflexão processo mental

Surgimento do Humano Andar bípede e a liberação das mãos Aumento da capacidade craniana Partilha do alimento Passagem do ciclo estral para menstrual Cuidado com a prole

Compartilhando… espaço físico alimento contato físico e intimidade cuidado

recursão consciência LINGUAGEM reflexão processo mental

Para que surgisse a linguagem foram necessárias condutas de encontro, partilha, cooperação, aceitação, confiança e respeito Encontros recorrentes e uma aceitação mútua = CONVIVÊNCIA E para sustentar estas condutas esta convivência foi necessária uma emoção AMAR

Emoção e Linguagem A linguagem surgiu entrelaçada com o emocionar constituindo o conversar, e ao surgir o conversar e o viver no conversar surgiu o humano.

NEOLÍTICO AGRICULTURA SEDENTARIZAÇÃO

Khoisan (Bosquímanos)

NEOLÍTICO AGRICULTURA SEDENTARIZAÇÃO PASTOREIO

Patriarcado Com o pastoreio e a exclusão dos outros comensais, surge a inimizade com o lobo como um modo de vida, e com este surge o emocionar que constitui o inimigo;

Patriarcado Inventamos a justificação da violência em defesa da próprio. No viver na apropriação, onde se nega ao outro o acesso ao apropriado, surge a defesa do próprio como ocultamento do desejo. Só vemos a ameaça e não vemos o desejo de posse. Oculto o desejo e justifico a violência no direito de defender o que é meu Se olho a ameaça é preciso defender mas se olho o desejo torna-se uma questão de buscar O outro é aquele que vai contra meus interesses (desejos), cujos direitos limitam meus direitos e que ameaça minha liberdade.

Cultura Matrística Cultura Patriarcal Pastoral Agrária Com cavalos Pequenas aldeias Com fortificações Dominação Guerreira Poder que tira a vida Amante das armas Deuses (guerra, trovão) Agrária Sem cavalos Grandes aldeias Sem fortificações Parceria Pacífica Poder que dá vida Amante da arte Deusa

NEOLÍTICO AGRICULTURA SEDENTARIZAÇÃO (acumulação e a posse) PATRIARCADO CIDADE

Surgimento da Cidade

RELAÇÕES cooperação competição PODER partilhado centralizado Noção de privilégio MANUTENÇÃO espontânea mecanismos de controle: exército, muros…

IMPÉRIOS: hegemônicos, dominadores, escravagistas… POLÍTICA bem-estar da comunidade expansão imperialista Valorização da guerra de conquista e pilhagem IMPÉRIOS: hegemônicos, dominadores, escravagistas…

MOR - MORES: norma, costume, conforme os bons costumes, regra. MORAL

MORAL As regras são uma forma de regular as relações humanas. Dizemos ao outro e a nós como falar, vestir, agir, pensar e como sentir. Reduzimos toda a potencialidade do Ser (e também do Vir-a-Ser) a um conjunto de comportamentos/pensamentos/sentimentos adequados, ditos corretos, morais

Na busca de ordem fizemos calar as diferenças e como isto é impossível, desenvolvemos mecanis- mos de não ouvir, de não perceber; tentamos apagar as diferenças com um profundo desrespeito por outras identidades, pela autonomia e pelo sentido da vida

ÉTICA ETHOS ()  morada, habitat, toca de animais, refúgio, estábulo (Homero e Hesíodo). CONVIVÊNCIA CONFIANÇA

I - Noçao de Bem Comum II - Valorizaçao da Singularidade Consciência Planetária II - Valorizaçao da Singularidade (singular = único, particular, individual)

ÉTICA ETHOS ()  caráter, hábito, índole, natureza, costume (pós-socráticos). TRANSFORMAÇAO INTERIOR EXCELÊNCIA

I - Autonomia II - Diálogo (nomos = lei; auto = de si mesmo, por si mesmo, espontanea-mente) II - Diálogo

ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA www.palasathena.org

Que alternativas são possíveis? Ao individualismo? À diversidade? E à nossa concepção do outro?

ÉTICA ARTE DA CONVIVÊNCIA ETHOS ()  morada, habitat, toca de animais,refúgio, estábulo (Homero e Hesíodo). ARTE DA CONVIVÊNCIA CONFIANÇA

Algumas diferenças A dimensão da Moral é temporal da Ética é atemporal A Moral é obediência e a Ética é escolha A moral tende a eliminar o conflito a Ética sustentá-lo pacificamente A Moral é a arte da regra e a Ética da convivência

Como é nosso mundo hoje?

Quem é o outro neste contexto? Há uma ligação orgânica entre propriedade e po-der. Competir pela posse é também querer firmar poder SOBRE os outros “No desejo há sempre um sentido do ilimitado”. “Desejos limitados estão em harmonia com o mundo, desejos que contêm o infinito não estão”. Simone Weil

Indo-Europeus Tribos nômades vindas das estepes asiáticas Pastores Lutavam usando cavalos Assolaram a Europa Antiga, Oriente Médio e Índia a partir de 5000 a.C. Deuses masculinos do céu, trovão, guerra e montanhas Religião da guerra e da dominação masculina Sacerdotes guerreiros Ideologia imposta:dominação masculina e hierarquia

Que alternativas são possíveis? Ao individualismo? À diversidade? E à nossa concepção do outro?

ÉTICA ARTE DA CONVIVÊNCIA ETHOS ()  morada, habitat, toca de animais,refúgio, estábulo (Homero e Hesíodo). ARTE DA CONVIVÊNCIA CONFIANÇA

A linguagem permitiu diversas capacidades Distinções: separar o objeto de seu fundo, quando fazemos referência a algo estamos especificando um critério de dis-tinção. O SH faz distinções e descrições na linguagem e então constitui-se num observador; Observador: descrever exige alguém que descreve. Separa-do da experiência pode descrevê-la, explicá-la. “Tudo que é dito é dito por alguém” Autoconsciência: como observador distingo a mim mesmo e me descrevo. Dou significado ao que seja o “eu”