Pressuposição e Implicatura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PRONOME.
Advertisements

Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Semântica.
FRASE Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. (Garcia, Othon)
O DIA DE HOJE.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Modo Indicativo e Subjuntivo
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
ORTOGRAFIA: Uso de a / há
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Princípios reguladores da interação discursiva
MURAL DA TAM Música: Imagine/John Lennon.
O Porteiro do Prostíbulo.
Coesão gramatical Coesão referencial.
UM DESAFIO DE DEUS
UM DESAFIO DE DEUS PARA VOCÊ!!!
ACREDITE SE QUISER.
O Segredo do Sucesso.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
BEM VINDOS À AULA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Meu nome é Ana Lucia e sou sua tutora, ou se você preferir sua professora- mediadora, estou certa que nossas.
Dissertação.
1ª Deus ajuda quem cedo madruga Quem cedo madruga, dorme à tarde... Quem dorme à tarde, não dorme à noite... Quem não dorme à noite, sai na balada!!!!!!!
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
A urgência de viver.
Termos essenciais da oração
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI
Discurso Directo Indirecto.
Adequação discursiva.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Diário e Blog.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
Interação discursiva Atos Ilocutórios. A. Comprei o último romance de Lobo Antunes. B. Vá comprar o jornal. C. Prometo que chego a horas. D. Odeio levantar-me.
COESÃO Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos Mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Este texto foi anexado no mural de comunicação interna da United Airlines, um dia após o atentado terrorista, pelo esposo de uma das aeromoças mortas.
A Carta do ex-marido para ex-mulher...
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A urgência de viver.
A Pessoa Errada....
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
Português Instrumental REVISÃO
Pequenos Detalhes que fazem a diferença...
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Como redigir um bom texto?
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
A Linguagem E seus termos.
Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.
PROJETO MATEMÁGICA Prof. Me. Elano Diniz
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Semântica ► É o estudo do significado. ► Significados estes que estão nas frases, nas palavras e até nos menores segmentos como: prefixos e sufixos. Ex:
Ato ilocutório Ato que consiste em realizar, ou pretender realizar, determinado objetivo (promessa, conselho, ordem, pedido, agradecimento, etc.) através.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Transcrição da apresentação:

Pressuposição e Implicatura

Pressuposição Designa tudo aquilo que o falante “pressupõe” que o ouvinte sabe. São conhecimentos prévios, implícitos, partilhados, que não necessitam de ser mencionados directamente no acto comunicativo, mas imprescindíveis para o seu sucesso. Concerne pois a indicações acerca do saber, crenças, mundivisão e mundividência partilhadas pelo falante com outros interactantes e que são inferidas a partir do contexto.

Pressuposição O Pedro desistiu de ir ao futebol. Esta frase dá-nos dois tipos de informação: Uma explícita: o Pedro abandonou a ideia de assistir a um jogo de futebol; Uma implícita: o Pedro pensou ir a um jogo de futebol. Podemos, portanto, dizer que a frase O Pedro desisitiu de ir ao futebol pressupõe uma outra, a que nos informa que O Pedro pensou ir a um jogo de futebol.

Pressuposição Outros exemplos: A frase Os amigos do Pedro jogam futebol. Pressupõe que o Pedro tem amigos; A frase A Luísa lamenta ter escrito aquele texto. Pressupõe que a Luísa escreveu um texto; A frase Nem a joana foi simpática. Pressupõe que ninguém foi simpático e dá a entender que a Joana é normalmente simpática; A frase Até o Pedro foi simpático. Pressupõe que todos foram simpáticos e dá a entender que o Pedro normalmente não é simpático.

Implicatura À implicatura está subjacente o “implicar”, ou seja, o emissor pode com uma palavra, uma expressão ou um enunciado, exprimir, incluir um significado adicional ao significado literal do que diz. Assim, o falante ao implicar algo, diz mais do que aquilo que realmente diz, acrescenta uma informação suplementar.

Implicatura Ex: A) - Que horas são? B) - O professor já entrou na sala. O enunciado do locutor B implica que ele não sabe as horas, mas afirma que o professor entra na sala mais ou menos à mesma hora e que já passa da hora em que o professor entrou. Ex: A) – Gosto imenso de ir ao cinema, hoje, no tivoli, está o “Lua Nova”. B) – Tenho de concluir este relatório para amanhã.

Implicatura O que B quer dar a entender, sem o dizer explicitamente, é que não está muito interessado em ir ao cinema. Ora, esta informação não está explicitada nas palavras que profere. Estamos aqui perante uma implicatura conversacional, uma informação implícita que surge da troca de palavras entre dois interlocutores.

Implicatura A implicatura conversacional apresenta três características: É anulável, quer dizer, pode desaparecer com a continuação da conversa; A) – nesse caso, não vamos à noite, vamos à sessão da tarde. B) – Claro, não quero perder esse filme por nada. Pode revelar-se falsa: A) – O relatório é para entregar amanhã? O professor disse que tínhamos uma semana! B) – Olha, a verdade é que não me quero encontrar com o Pedro.

Implicatura Conclusão: num texto (oral ou escrito), a informação é veiculada a nível explícito e implícito. De entre a informação implícita podemos distinguir a pressuposição e a implicatura conversacional. Diz-se que um enunciado pressupõe outro se a verdade do segundo é condição prévia da verdade do primeiro. Na implicatura conversacional, a informação implícita tem origem nas trocas linguísticas realizadas pelos interlocutores.