Análise do Rational Suite

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia R/XP.
Advertisements

Análise e Projeto Orientado a Objetos
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia de Software
DOMÓTICA Protocolo de comunicação LonWorks ou LON (Local Operating Network)
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Rational Unified Process
Speaker Support Notes INTRODUÇÃO AO Docente: Maria Fernanda Pedro
RUP Rational Unified Process
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 8 Defeitos e falhas de software Especificação errada: pode não.
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Garantia de Qualidade do software
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
Adriano Teixeira João Vide Luís Silva Maria Pedroto
Rational Unified Process(RUP)
Valéria Maria Lauande Março/2010
Usando o SoDA na geração automática de Documentos e Relatórios
Projeto de Sistemas de Software
RUP Rational Unified Process (Processo Unificado de Desenvolvimento da Rational) 1.
MO409 / Engenharia de Software I - 1º Semestre / Prof. Eliane 1 1ª Apresentação (A1) Modelos de Processos de Software RA: / Edson Amorina.
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Análise e Projeto de Sistemas
RUP: Fluxo de Análise e Projeto
Estudo comparativo de arquitecturas para aplicações empresariais
Especificação de Requisitos em PIT-RSL
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Laboratórios de Informática IV Ferramentas CASE
Projeto MONITORAMA CMD-TD – Automação para a Tomada de Decisão
O Fluxo de Implementação
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Engenharia de Software
PFC Projeto Final de Curso
Projeto Final Portal de Estágios & Oportunidades Professor Orientador: Pedro Nascimento Aluno: Vitor Vargas.
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Especificação em Projeto de Sistemas
Análise e Projeto Orientados a Objetos
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Projeto de Sistemas de Informação Microsoft C++ Grupo 8: Claudia Rocha Leonardo Rezende Ricardo Pereira.
Introdução ao Processo Unificado de Desenvolvimento de Software Tiago Lima Massoni UFPE
GBDDoc - Gestão de uma Base de Dados Documental Grupo formado por : - Pedro Borges Nº Ricardo Oliveira Nº Serafim Gomes Nº
Processos de Software.
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
1 Mesa de Compras Apresentação Fábrica 16/06/2003.
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Tecnologia e Gestão Apresentação de Projecto Sistema de Construção Visual de Interfaces “Qooxdoo GUI Builder”
RequisitePro Ismênia Galvão Lourenço da Silva ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS CENTRO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
RUP-PMBOK: Análise Comparativa Seminários em Engenharia de Software e Linguagens Marcus Machado Paulo Oliveira.
UML e a Ferramenta Astah
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objeto
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Ferramenta RequisitePro
11,602,207,002, 40 11,60 5,60 1,00 1,20 7,80 Desenvolvimento de um módulo de Call Alarms para uma ferramenta de UMTS troubleshooting Bruno Miguel Silva.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
MDA na Prática Flávia Durans Pitta Marinho
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Orientador: Márcio Góes do Nascimento
Especialização em Segurança da Informação Segurança em Aplicações 1. Introdução Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Análise do Rational Suite Na perspectiva de um ambiente integrado de Engenharia de Software

Objectivos do Rational Suite Permitir Melhores práticas de ES Fornecer ferramentas CASE integradas que automatizam estas melhores práticas Fornecer serviços profissionais que aceleram a adopção e implementação destas ferramentas

Componentes analisados e pessoas envolvidas Processo de ES: Rational Unified Process – António Araújo Ferramentas CASE integradas: Rational SoDA – Ana Tavares Rational RequisitePro – Bruno Oliveira Rational Rose – João Belo Rational PureCoverage – João Charruadas Rational Purify – Pedro Teixeira Rational TestManager – Vanessa Nina

Rational Unified Process (RUP) Uma base de conhecimento disponível através da web que melhora a produtividade da equipa com melhores práticas de Engenharia de Software, utilizando guidelines, templates e “Tool Mentors” para todas as actividades críticas de desenvolvimento de software.

Rational Unified Process (RUP) Objectivos: Desenvolver software iterativamente Gerir requisitos Arquitectura de componentes Modelar software visualmente Avaliar qualidade do software Controlo de alterações no software

RUP – O processo de unificação

Rational SoDA Automação da documentação de software. Ultrapassa os obstáculos de consolidar informação de várias ferramentas de desenvolvimento diferentes. Permite automatizar a criação de documentos de software, sistemas e projectos de fontes independentes.

Rational SoDA Funcionalidades: Integração com Microsoft Word ou Adobe FrameMaker+SGML Integração com APIs ou geração da documentação a partir de dados exportados Incentiva a utilização de documentos standard no projecto Regeneração automática da documentação

Rational RequisitePro Ajuda as equipas de um modo fácil e compreensivo a organizar, estabelecer prioridades, seguir e controlar a mudança de requisitos de um sistema ou aplicação. Faz isto através de uma integração forte com o Microsoft Word e uma base de dados multi-utilizador segura.

Rational RequisitePro Funcionalidades: Integração da ferramenta no Microsoft Word (requisitos), Oracle, Microsoft SQL server, Microsoft Access (base de dados) Análise do impacto de alterações de requisitos Mapeamento inteligente de casos de uso

Rational Rose A melhor ferramenta a nível mundial de modelação visual de componentes, que permite modelar aplicações de software que satisfaçam as necessidades dos clientes.

Rational Rose Funcionalidades: Modelação UML Geração automática de código a partir dos diagramas e vice-versa Simplificação do processo de desenvolvimento de software

Rational PureCoverage Detecta automaticamente áreas de código que ainda não foram testadas, permitindo cobrir todos os casos que possam gerar erros num dado sistema.

Rational PureCoverage Funcionalidades: Identificação de código não testado em várias linguagens Permite testar as aplicações como conjunto de componentes e não como bloco uniforme Apresentação de dados recolhidos com diferentes níveis de granularidade

Rational Purify Detecta automaticamente erros de memória em tempo de execução em aplicações Windows NT ou compatíveis.

Rational Purify Funcionalidades: Detecção de erros em tempo de execução Integração com PureCoverage para aumentar a cobertura de erros Analisa todas as operações de acesso à memória Designa estados de memória aos vários blocos disponíveis

Rational TestManager Mantém em conta quantos testes foram planeados, codificados e executados. Tem em conta os requisitos que foram cobertos e o número de testes que passaram ou falharam.

Rational TestManager Funcionalidades: Gestão inteligente de testes e plano de testes Une todas as ferramentas, dados e recursos relacionados com os testes Pode executar testes em todas as actividades do RUP

Grupo de trabalho Ana Tavares, ei98038@fe.up.pt António Araújo, ei95047@fe.up.pt Bruno Oliveira, ei95027@fe.up.pt João Belo, ei98009@fe.up.pt João Charruadas, ei98008@fe.up.pt Pedro Teixeira, ei98048@fe.up.pt Vanessa Nina, ei98007@fe.up.pt

Informação adicional Página deste trabalho: Coordenador do trabalho: http://www.fe.up.pt/~ei98008/ES Coordenador do trabalho: Prof. Raúl Moreira Vidal, rmvidal@fe.up.pt