Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marie Curie ( ).
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
REAÇÕES NUCLEARES.
Comparação entre os tipos de reações:
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão
Antoine Lavoisier.
Núcleo Atómico Capítulo O Núcleo Atómico 7.2 Radioactividade
Maria Sklodowska Obsessão pela Ciência José Félix Costa
Radioatividade parte I
RADIAÇÕES IONIZANTES.
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: CIÊNCIA TRANSFORMANDO A SOCIEDADE 14 de novembro de 2006 Thyrso Villela OPINIÃO: UM NOBEL.
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO: CIÊNCIA TRANSFORMANDO A SOCIEDADE 14 de novembro de 2006 Pesquisadores do INPE colaboram.
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Antoine Laurent Lavoisier
Energia Nuclear Wilson Alves 8º A
Antoine Laurent Lavoisier
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
João Pedro Sousa | nº 16 | 9ºC
EFEITO FOTOELÉCTRICO Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE equipe de partículas – lapeF 2011
Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS.
Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo
Escola Estadual:Adventor Divino de Almeida
Radioatividade e Energia Nuclear.
RADIOATIVIDADE.
A Ciência é metodológica
Marie Curie Trabalho Realizado por 9ºF: Nº18 Nº19.
Clicar .. Foram premiados por seus trabalhos pioneiros no campo da manipulação genética de animais com a intenção de 'imitar' modelos de enfermidades.
Aulão do ENEM PAULO VÍCTOR
Madame Curie.
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Cientistas Franceses Os cientistas Franceses… …e os seus feitos.
Trabalho realizado por: Nº14 Nº7 Nº20 Nº24 Trabalho realizado por: Nº14 Nº7 Nº20 Nº24.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
História baseada no ''Conto dos Três Imãos'' JK Rowling.
Eu sou poeta.
RADIOATIVIDADE.
Trabalho Realizado Por: - n.º22 - n.º12 - n.º5 Disciplina: Ciências Físico-Químicas Prof.: Ílidia Pinheiro.
Trabalho realizado por: nº8 9ºF nº6 9ºF nº3 9ºF
Paz universal.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Marie Curie Trabalho realizado por: Nº15 9ºF Nº23 9ºF
Centenário do Prémio Nobel da Madame Curie Trabalho realizado por: → nº1, 9ºC → nº20, 9ºC → nº26, 9ºC.
FUNCIONALISMO FACULDADE MARTHA FALCÃO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
A descoberta dos Raios X
Marie Curie Trabalho realizado por: -nº3 -nº6 -nº7 -nº12.
Marie Curie Trabalho realizado por: Nº2 nº10 9ºC nº14.
Trabalho realizado por: Hugo Anjos Nº11 Nuno Almeida Nº20 Rodrigo Bernardo Nº23 Tomas Fernandes Nº27.
& A Ciência da Radiotividade
Turquia Trabalho elaborado por: Mafalda Velho Mafalda Velho Mafalda Maia Mafalda Maia Vanessa Rodrigues Vanessa Rodrigues.
A descoberta do elétron por J. J. Thomson
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
8.1 Evolução da Tabela Periódica
Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava de um cuidado especial com o que de melhor havia criado: o homem. Pensou, refletiu e resolveu.
Evolução Atômica. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo são considerados os primeiros a pensar na divisibilidade da matéria, como também são considerados.
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
I.O que é o prémio Nobel? II.Porque é que foi atribuído o prémio Nobel a Madame Curie? III.Em que consistiu a participação de Madame Curie na 1ª Guerra.
Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo : 2012/2013 Físico Química Professora: Ana Maria.
Métodos Físicos e Geofísicos  Datações Radiométricas  Magnetostratigrafia 1.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE Prof. Vera. λ = c/f, c= veloc. da luz.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF

Introdução Diap.3 O que fez Madame Curie Diap.4; 5 e 6 O que é o Prémio Nobel Diap.7 Causa da sua morte Diap.8 Conclusão Diap.9 Bibliografia Diap.10

Marie Curie nasceu na actual capital da Polónia, em Varsóvia, a 7 de Novembro de 1867, na altura em que a mesma fazia parte do Império Russo. Com o auxílio financeiro de sua irmã mudou-se, ainda jovem, para Paris. Licenciou-se em Ciências Matemáticas e Física. Casou-se em 1895 com Pierre Curie, professor de Física, tendo então adoptado o nome de Marie Curie.

Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Juntamente com o seu marido, Marie começou, então, a estudar os materiais que produziam esta radiação, procurando novos elementos que, segundo a hipótese que os dois defendiam, deveriam existir em determinados minérios como a Pechblenda (que tinha a curiosa característica de emitir mais radiação que o urânio que dela era extraído). Efectivamente, em 1898 deduziram essa explicação: haveria, com certeza, na Pechblenda, algum componente que libertava mais energia que o urânio; em 26 de Dezembro desse ano, Marie Curie anunciava a descoberta dessa nova substância à Academia de Ciências de Paris.

Após vários anos de trabalho constante, através da concentração de várias classes de Pechblenda, isolaram dois novos elementos químicos. O primeiro foi nomeado Polónio, em homenagem à sua terra Natal, e o outro Rádio, devido à sua intensa radiação, do qual em 1902 conseguiram obter 0,1 g. Posteriormente partindo de oito toneladas de Pechblenda, obtiveram mais 1 g de sal de Rádio. Nunca patentearam o processo de obtenção desenvolvido. Os termos radioactivo e radioactividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.

Com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prémio Nobel da Física, em 1903 "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenómenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prémio. Oito anos depois recebeu o prémio Nobel da Química em 1911 «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pela descoberta dos elementos Rádio e Polónio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento». Com uma atitude desinteressada, não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo a investigação das propriedades deste elemento por toda a comunidade científica.

O Prémio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, Químico e Industrial Sueco, inventor da dinamite, em seu testamento. Os prémios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador. O Prémio Nobel é concedido sob várias condições: Pode ser ganho individualmente ou repartido entre até três pessoas no máximo, ou pode não ser concedido em determinado ano, o que permite a concessão de dois prémios da mesma categoria no ano seguinte. Além disso, o prémio em determinado campo pode não ser concedido por um ano ou mais importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.

Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934 de Leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. A sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu pela mãe o segundo Prémio Nobel da Química, em 1935, que lhe foi atribuído no ano seguinte à sua morte. Em 1995 seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher a ser sepultada neste local. O Elemento 96 da Tabela Periódica dos Elementos, o Cúrio, tem como símbolo Cm em honra do Casal Curie.

Marie Curie teve uma história de vida muito interessante, tendo em conta que tinha um grande talento, curiosidade e interesse em explorar e entender tudo o que existia à sua volta, dedicou-se, assim, às ciências. Agora, cerca de um século depois, ainda reconhecemos e agradecemos o seu feito e o seu esforço pela ciência.