Proposta de Investigação Redução de emissões de CO 2 e sua Valorização Workshop QREN/PO do Centro: Perspectivas de alinhamento da I&D+i nas áreas dos recursos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras.
Advertisements

O Mundo Depende de Ti e de Mim!!
Projecto SALINA Setting an All IP Network in Aveiro
Thales Crivelli Nunes II Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
Laboratório Associado
Combinação estratégica de resíduos sólidos com a produção do gás de combustível (hidrogénio) R. Kikuchi & R. Gerardo Workshop do CERNAS - QREN-PT-07062,
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
CERNAS – PROCESSO DE AVALIAÇÃO F.Páscoa, H.Pires dos Santos Convite à reflexão O futuro que queremos construir.
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Plano de Acção – Valorcar Situação Problema: Veículos em Fim de Vida que FUTURO??? Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2009 OVAR, 14/15.
Protocolo de Quioto.
ENERGIA & SUSTENTABILIDADE.
A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Proposta de Critérios Ecotoxicológicos
AGENDA Rede Temática 8 – Inovação organizacional
Fernando Leite | Administrador-Delegado 26 de Janeiro de 2012
Investigação, Projectos e Educação
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
CarbonoZero ® uma marca pelo clima Norma Franco. 2 | CarbonoZero ® - uma marca pelo clima | Seminário Eco-Escolas 2008| economia do carbono.
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006
Dashboard for Sustainable Development
Setor Processos Industriais
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
implementados e propostos no Brasil.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Iniciativa Privada: da Sustentabilidade ao Mercado de Carbono
Panorama Mundial da Eficiência Energética
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sistema Piloto de Incentivos Positivos para a Redução das Emissões resultantes do Desmatamento e da Degradação (REDD) A Proposta de uma Parceria para um.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Grupo: Isabella Dantas Júlio César Marcelo Dantas Murilo Melo Nathália David Valmir Souza.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Petiano: Haron Salvador
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Proposição dos paises da Bacia do CONGO
Agentes de um crescimento sustentável.
Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa contributo para uma visão estratégica Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de.
Curso para Preletores e Líderes da Iluminação 1° Semestre
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
NAC ESTUDO ACOMPANHADO FORMAÇÃO CÍVICA ÁREA DE PROJECTO.
Projeto de extensão Capim Limão
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
IEA / USP Raul Machado Neto Debatedor: Raul Machado Neto Colaborações: Weber A.N do Amaral Silvia H.G. de Miranda Ricardo R. Rodrigues ESALQ / USP 05 /
Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Benvinda Gonçalves ; Cecília Realista ; Leonine Alves ; M. Célia Folgado.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
ÁPICE Programa Qualificação de Fornecedores para a Sustentabilidade ÁPICE.
Saúde ambiental Parte da saúde pública que estuda os problemas derivados dos efeitos que o ambiente exerce sobre a saúde das populações Engloba os aspectos.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Mecanismos Financeiros e Tributários para uma Economia de Baixo Carbono SPE/MF Coordenação-Geral.
Flashes sobre o projecto MeIntegra. Mapa da cidade de Braga.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Proposta de Investigação Redução de emissões de CO 2 e sua Valorização Workshop QREN/PO do Centro: Perspectivas de alinhamento da I&D+i nas áreas dos recursos naturais, da ciência alimentar, do ambiente e do desenvolvimento sustentável Coimbra, 16 de Novembro Romeu Gerardo Química dos Recursos Naturais

Problema A aplicação de projectos de âmbito local são mais eficazes que um grande programa mundial na redução das emissões de CO 2. (Prins, G. & Rayner, S., Nature )

Proposta de Investigação Desenvolvimento de um plano de acção Equipa Multidisciplinar: CERNAS + Parceiros Avaliação da situação de referência Concretização do Plano de Acção Projecto de Redução de Carbono e sua Valorização

Considerações Finais Redução de Emissão de Carbono Mercado Voluntário de Carbono Lucro Financeiro Desenvolvimento Sustentável Beneficiários Autarquias Empresas Associações Florestais Cidadãos Meio Ambiente