Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Como pesquisar na internet
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL. FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL.
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Internet Introdução à Internet Navegação na WWW (Web)
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Semântica Lexical Professora Dn. Sabine Mendes
Como Consultar um dicionário
Neologismos, estrangeirismos e arcaísmos Siglas e acrónimos
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
Software do sistema Software de aplicação
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
Profissão: Engenheiro Informático
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Escola de Ciência da Informação (ECI)
CLASSIFICAÇÃO E PESQUISA DE DADOS
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Criando corpora pessoais Corpógrafo – presente e futuro
I have a dream…. Belinda Maia.
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
Engenharia de Software
Instrumentos de pesquisa
O Professor Bibliotecário
Gestão de Referências e JabRef
Plano Nacional de Leitura
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
Printed by Corpus de Idade-de-Aquisição para o Português Europeu Selene G. Vicente, Manuela L. Cameirão, & Laura P. Meireles Faculdade.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Compiladores, Aula Nº 5 João M. P. Cardoso
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Departamento de Engenharia Informática
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
Modelos conceituais de interação
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Informática Aplicada à Gestão (2013/14) UBI - Dep. de Informática 1  A página da disciplina já está disponível.  Encontra-se facilmente a partir de:
Tutorial de pesquisa.
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Oralidade e escrita.
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
Plano de Doutoramento Construção de uma Base de Conhecimento Lexical para o Português Nuno Seco.
Terminologia Aplicada à Tradução e à Interpretação
Projeto Alicerces 2012/2013 Fátima Santos Lúcia Lopes Marisa Costa
Nº Pedro José de Oliveira Sessão Controlo Tese 2º Semestre 2007/2008 Orientador – João Rocha.
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Professor Orientador: Engenharia de.
Exploração de serviços Web no ensino de Optimização Numérica Celina P. Leão 1, Lino A. Costa 1, Pedro Pimenta 2 e S.F.C.F.Teixeira 1 Universidade do Minho.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Extração de Informação
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Trabalho de tic.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
1 Palestras DEI / Avaliação de docentes universitários: um modelo matemático e um módulo no SIGARRA Gabriel David José Fernando.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Procura_PALavras (P_PAL): Um software para avaliação de palavras do Português Europeu Ana Paula Soares, Montserrat Comesaña, José João Almeida, Alberto Simões & Álvaro Sanroman Iriarte Universidade do Minho

Conteúdos O que é? Para que serve? Quem envolve? O que implicará?

P-PAL (Procura - PALavras) O que é? P-PAL (Procura - PALavras) Uma base lexical que contenha informações relevantes (objectivas e subjectivas) sobre palavras do PE Uma ferramenta electrónica que suporte a base lexical, e que disponibilize tais informações num formato user-friendly e disponibilizado gratuitamente a partir de um web-site. Recurso com inúmeras aplicações Linguística Inteligência Artificial (Proces. de Linguagem Natural) Neurociências cognitivas…

O que é? Base lexical Repositório de informações sobre cada palavra de uma dada língua…. frequência de uso da palavras número de letras, fonemas, sílabas, pronunciação da palavra,... distância semântica entre palavras, co-ocorrência de palavras,... Baseia-se na análise de amostras reais de produção linguística (oral e escrita) das pessoas de um dado idioma (Corpora) Ferramenta de uso incontornável na investigação científica actual nos mais variados campos (psicolinguística, linguística, neurociências…)

Realização de estudos que utilizam palavras como estímulos: Para que serve? Realização de estudos que utilizam palavras como estímulos: Comportamentais (TRs e % acerto) movimentos oculares (Eye Tracker) medidas de neuroimagem (ERP, fMRI)

Já disponível em várias línguas… O que é? Já disponível em várias línguas… MRC Psycholinguistic Database http://www.psych.rl.ac.uk LEXIQUE: A French Lexical Database http://www.lexique.org/ CELEX: A Dutch lexical database (CD-ROM) LEXESP: Léxico informatizado del español (CD-ROM)

O que é? Adaptação do software N-Watch (Davis, 2005)

O que é?

Adaptado para o Espanhol (B-PAL) e para o Basco (E-Hitz) O que é? Adaptado para o Espanhol (B-PAL) e para o Basco (E-Hitz) Na adaptação para o PE, o P-PAL permitirá: analisar listas de palavras previamente constituídas pelo investigador nos índices psicolinguísticos considerados relevantes para a investigação (ex. frequência, estrutura, familiaridade, imaginabilidade, vizinhos ortográficos/fonológicos…) obter listas de palavras de palavras que obedeçam aos critérios psicolinguísticos previamente definidos pelo investigador.

Projecto claramente inter-disciplinar… Quem envolve? Projecto claramente inter-disciplinar… Ana Paula Soares asoares@iep.iuminho.pt Montserrat Comesaña mvila@iep.iuminho.pt Linguística Psicolinguística PLN José João Almeida jj@di.iuminho.pt Alberto Simões ambs@di.iuminho.pt Álvaro Iriarte alvaro@ilch.iuminho.pt

Contratação 3 bolseiros de investigação para as 3 áreas O que implicará? Contratação 3 bolseiros de investigação para as 3 áreas Linguística Psicolinguística PLN

Bolseiro para a Psicolinguística O que implicará? Bolseiro para a Psicolinguística Habilitações: mestrado Duração: 1 ano (renovável a três) Pode funcionar como doutoramento Tarefas planeamento e condução dos estudos normativos dos índices psicolinguísticos subjectivos incluídos na base recolha de dados a nível nacional tratamento estatístico dos dados 12

Bolseiro para a Lexicografia O que implicará? Bolseiro para a Lexicografia Habilitações: licenciatura Duração: 1 ano Tarefas compilação e análise de vários corpora do PE definição das entradas lexicais para a base inserção semi-automática de informação linguística base (a partir da qual outra será calculada) verificação e correcção da base 13

Bolseiro para Proc. de Ling. Natural O que implicará? Bolseiro para Proc. de Ling. Natural Habilitações: licenciatura Duração: 1 ano (renovável até três) Pode funcionar como dissertação de mestrado Tarefas compilação e análise de vários corpora do PE definição das entradas lexicais para a base desenvolvimento das aplicações para a computação dos índices derivados da informação base construção do interface do software construção do web-site 14