A VISÃO SOBRE A MORTE Visão obscura e pessimista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
União Nordeste Brasileira
Advertisements

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
Técnicas de Conservação
Só peço….
Texto do Site: Música: Aurio Corrá - Azul
AULA: O CORDEIRO DA PÁSCOA E, JESUS, O CORDEIRO DA NOSSA PÁSCOA.
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
ALÉM DA MORTE.
Para cada coisa há um momento Debaixo dos céus...(Ecl 3, 1-8)
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
DEUS PROTECTOR DOS HUMILDES
Aldeia da Pena. Uma viagem ao passado
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
Chamados para Celebrar o Sacrifício de Cristo
Texto do Site: Música: Aurio Corrá - Azul
E Depois Da Morte ?.
O tribunal de OSÍRIS E MAET.
Estudo: Cartas do Apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e à Igreja Fiel do Senhor, onde ela se achar.
Do Maná à Eucaristia “Minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida”. (Jo 6, 55)
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
Evangelho no Lar Evangelho no lar é o estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar. O Culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao.
A Religião Romana Latim a.
CEU.
“Há muitas moradas na casa de meu Pai” Capítulo III itens 1 a 7
NOSSO LAR VESUS LE Livro dos Espíritos
Só peço… Só peço a Deus que não me deixe indiferente ao sofrimento.
Invisíveis, mas não Ausentes
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
O Criador concebeu uma Obra Nova, quando tornou-se visível aos nossos olhos. Do seio da Virgem Maria, Ele se fez carne, conservando-a íntegra para que,
RELIGIÃO.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
NAS BATALHAS SOU UM VENCEDOR
PROTEGENDO SUA FAMÍLIA.
Um compromisso real Atos
“A aparência exterior é, muitas vezes, um índice do espírito, e devemos cuidar com os letreiros que ostentamos em nossa pessoa, e pelos quais o mundo.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
“ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM, VAMOS A CASA DO SENHOR”.
A libertação do endemoninhado gadareno Texto: Marcos 5:1-20
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
“As palavras que com maior frequência digo a mim mesmo são estas:
TEMA DA AULA.
Gálatas 2:16-21.
Monjas de S. Bento de Montserrat Para SEMPRE Os sons de “ A ETERNIDADE ” de Vangelis convidam-nos a meditar na VIDA que não ACABA.
JOÃO Teologia do Novo Testamento Prof.: Pr. Kenneth Eagleton.
ROMANOS 12:1,2 “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus, como um sacrifício.
O “Veni Domine” de Mendelsshon, cantado pela escolania de Montserrat, faz-nos desejar a presença do Ressuscitado O “Veni Domine” de Mendelsshon, cantado.
Clique Enter para passar os Slides / Ligue o Som.
Estudo: Cartas do Apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e à Igreja Fiel do Senhor, onde ela se achar.
04/01/2015 A Igreja celebra a Epifania, isto é, a manifestação do Senhor ao mundo inteiro. Os Magos representam os povos de todas as línguas e nações.
A família segundo o coração de Deus cultiva e valoriza as boas amizades
“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença “Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DOCENTE ESP : Gisele Andrade.
“Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus os fez; homem e mulher os criou. Quando foram criados,
Escola Bíblica Dominical
Uma visão celestial O Trono de Deus
Cumprida mais uma jornada na terra, seguem os espíritos para a pátria espiritual, conduzindo a bagagem dos feitos acumulados em suas existências físicas.
DEUS É TRIUNO PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO
Quando morreu, no século XIX, Victor Hugo arrastou nada menos que dois milhões de acompanhantes em seu cortejo fúnebre, em plena Paris. Lutador das.
Treinamento de Lideres de Células
Nosso corpo é formado pela comida que ingerimos. Há constante desgaste dos tecidos do corpo; todo movimento de qualquer órgão implica um desgaste, o.
Ó vida tão bela! Vinda do Criador, Vamos viver nela, Ser um vencedor. Ó vida tão bela! Vinda do Criador, Vamos viver nela, Ser um vencedor.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
A Religião Egípcia.
ESCOLA DE LÍDERES QUADRANGULAR VILA INDUSTRIAL Todos os dias, no Templo e nas Casas... (At 5.42)
Escutando o “Pie Jesu” do Requiem de Marcel Olm, sintamos a passagem para a Vida fazendo o CAMINHO com Jesus Pelo Espírito, beijemos as chagas do Ressuscitado.
Transcrição da apresentação:

A VISÃO SOBRE A MORTE Visão obscura e pessimista Só os deuses têm direito à imortalidade Investimento nas obras e acções da vida Preservação da memória do defunto Culto funerário familiar: dependente do estatuto sócio-económico do defunto e da família

A VISÃO SOBRE A MORTE A preparação do defunto para a viagem para o Além: lavado, vestido e alimentado Oferendas para agradar aos deuses do outro mundo, principalmente a Ereshkigal e a Nergal A entrada no mundo dos mortos ocorria no horizonte ocidental, traduzindo a importância do sol no culto funerário Noção de viagem

A VISÃO SOBRE A MORTE O defunto tinha que atravessar estepes habitadas por demónios Tinha que atravessar o Hubur O defunto tinha que atravessar sete portas Despojamento Oferendas aos deuses do Além, sobretudo a Ereshkigal

A VISÃO SOBRE A MORTE Pressente-se a noção de um julgamento Não são as acções morais que são julgadas O que pesa é o estatuto social do defunto Noção implícita de estratificação social no infra-mundo A manutenção desse estatuto dependia do culto funerário familiar Os defuntos esquecidos pelo culto familiar podiam voltar ao mundo dos vivos e perturbá-lo

A VISÃO SOBRE A MORTE Depois de desaparecer a carne, permaneciam os ossos e o espírito Duas componentes: esemtu (corpo) e etemmu (componente imaterial). O primeiro permanece inumado e o segundo faz a viagem para o outro mundo. O etemmu recebe o culto: sacrifícios de kispu.