“Viver saudável – Pensar saudável “

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Escola Superior de Educação
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
A sexualidade trocada por miúdos
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
Intervenção psicológica
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Objectivos Individuais Artigo 9º - Decreto Regulamentar nº2/2008 Ponto 2: Os objectivos individuais são formulados tendo por referência os seguintes itens:
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Objectivos A I Semana Social estava prevista no plano de acção da Rede Social, tratava-se de um evento que pretendia envolver os vários parceiros sociais.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
GPS GABINETE DE PROMOÇÃO PARA A SAÚDE
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gabinete de Intervenção ao Aluno
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Animação Sociocultural
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Escola Secundária de Monserrate
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
“Ser Saudável” Projecto Educação para a Saúde
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

“Viver saudável – Pensar saudável “ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS   Projecto de Educação para a Saúde “Viver saudável – Pensar saudável “ 2009/2010

I – CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO 1- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A localidade da escola sede, Escola Básica EB 2,3 D. Dinis situa-se na cidade de Leiria, em Porto Moniz, um dos principais locais de acesso ao centro.  Serve não só a população da cidade, mas também a da freguesia da Barosa, por decisão do C.A.E. no âmbito d da distribuição da rede escolar. Leiria é a capital do distrito e sede de um concelho com 29 freguesias.  A sua população ronda os 100.000 habitantes. As actividades económicas predominantes distribuem-se pelos sectores secundário (46%) e terciário (48%). Ao sector primário dedicam-se apenas 6% da população activa. A cidade adquiriu um grande incremento económico, e consequentemente sociológico, com o desenvolvimento de algumas indústrias.  O crescimento deste sector, em franca expansão desde então, garantiu a Leiria um lugar de destaque na economia portuguesa.  Ao concelho pertencem a actualmente 39% das 250 maiores empresas do distrito. No que diz respeito ao domínio da educação, o concelho dispõe de 62 jardins de infância, 122 escolas básicas do 1º ciclo, 7 dos segundo e terceiro ciclos (uma das quais com ensino secundário), 2 escolas básicas integradas, 3 escolas secundárias, 1 Instituto Politécnico com duas escolas superiores e ainda uma Escola Profissional.  Relativamente ao ensino privado, existem várias escolas do 1º ciclo, 24 jardins de infância, 13 colégios (estabelecimentos do ensino básico e secundário, dois dos quais na cidade) e ainda dois pólos de instituições de ensino superior. 

II- CONSTITUIÇÃO DO AGRUPAMENTO O agrupamento é constituído por 9 estabelecimentos de educação e ensino, a saber: - Escola Básica EB 2.3 D. Dinis – sede do agrupamento; - Jardins-de-infância: Capuchos e Guimarota; - Escola Básica de 1º Ciclo: Arrabalde, Guimarota, Capuchos, Barosa, Escola Branca(Nº1), Escola Amarela(Nº2)   III- CONTACTOS Escola Sede: Escola Básica Integrada da Cordinha - Código: 340716 Morada: Rua Dr. João Soares, Porto Moniz, 2400-448-Leria Telefone: 244824035 FAX: 244812825 Email:info@eb23-d-dinis.rcts.pt Direcção Regional do Centro Concelho: Leiria   

Finalidades: O Projecto de Educação para a Saúde pretende ser um projecto transversal, operacionalizado em articulação com outras estruturas da Escola e da Comunidade. Engloba vários projectos que são dinamizados por diversas entidades , sendo os principais: Projecto “Viver saudável – Pensar saudável “ Projecto de “Intervenção de Educação Artística” Projecto “ Hora de Pensar “ Projecto “ Minisaude “ O Clube de Saúde prepara e coordena a realização de todas estas actividades.

Projecto “ Viver saudável – Pensar saudável “ Resulta de um protocolo estabelecido desde 2005 com a Escola Superior de Saúde de Leiria. A metodologia utilizada é a formação de pares , entre alunos estagiários de Enfermagem e alunos do 9º ano. As actividades consistem em palestras de 90 minutos com todos os alunos do 9º ano , sobre três temáticas ( duas / tema ): Alimentação e Saúde Estilos de Vida Saudáveis Saúde Sexual e Reprodutiva No final do ano os alunos participam num jogo interactivo, de avaliação da actividade , que este ano vai na 6ª edição – OLIMPÍADAS DA SAÚDE. Visitam também a Escola de Saúde de Leiria

Projecto “ Intervenção de Educação Artística “ Resulta de um protocolo estabelecido com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais desde 2008. A metodologia utilizada é a formação de pares , entre alunos de Educação Social e de Animação Socio-cultural e alunos do 9º e 7º anos. As actividades consistem em dinâmicas de grupo de 90 minutos com todos os alunos do 9º ano , assim como alguns 7º anos . Estas actividades têm como objectivo principal o desenvolvimento de competências psicossociais , permitindo : Facilitar aos alunos o envolvimento em experiências de criação artística e criativa; Facilitar a reflexão sobre problemáticas próximas do quotidiano dos alunos através do uso de linguagens artísticas No final das actvidades será feita uma participação nas Olimpíadas da Saúde - com a apresentação de trabalhos.

Projecto “ Hora de Pensar “ – Filosofia para crianças e jovens Resulta do estabelecimento de parceria com a Associação Portuguesa para o Aconselhamento Ético e Filosófico ( APAEF) desde 2008. Tem como principais objectivos: Melhorar o sucesso educativo dos alunos através do desenvolvimento das competências psicossociais – críticas e éticas, reflexão e análise de atitudes e valores , desenvolvimento da sociabilidade e da responsabilidade. Facilitar a construção da sua identidade e personalidade, estruturada e organizada em valores éticos fundamentais. As actividades concretizam-se em sessões de 50 minutos , durante as quais são apresentadas situações –problema , geradoras de debate de ideias , orientado por técnicos da APAEF. A APAEF também realiza formação nesta área com os professores – do 1º, 2º e 3º ciclos , onde estas actividades decorrem.

Projecto “ Minisaude “ / “ Saude em Movimento “ Esta actividade consiste na realização de sessões em formação de pares, entre alunos do 9º ano e alunos do 1º ciclo do Agrupamento. Grupos de alunos de 9º ano utilizam diversos materiais recorrendo ao trabalho de projecto e , com recurso às TIC , preparam actividades sobre temáticas da saúde , tendo como pondo de referência as actividades realizadas pelas Escolas Superiores que com eles trabalham – o objectivo principal é a promoção de estilos de vida saudáveis. Grupos de alunos do 9º ano preparam actividades de Educação Física, com recurso a jogos didácticos – o objectivo principal é a promoção do exercício físico e a diminuição do stress. Os alunos do 1º ciclo – destinatários destas actividades – realizam trabalhos sobre estas actividades.

Parcerias: São parceiros principais: Escola Superior de Saúde de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria Centro de Saúde Gorjão Henriques Colaboram habitualmente : Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Novo Olhar, ISLA, APAEF , APF, IPJ

O Projecto de Educação para a Saúde - “ Viver saudável – pensar saudável “ - tenta desenvolver actividades de formação mas também uma componente prática , no sentido de mobilizar activamente a comunidade educativa, e em especial , os alunos , em direcção aos objectivos propostos pelo mesmo. A META É… TODOS CONSTRUIRMOS SAÚDE!

OBJECTIVOS Sensibilizar a comunidade escolar para as questões da saúde física, mental e social; Sensibilizar para a importância das medidas preventivas visando o melhor estado de saúde; Sensibilizar para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis; Promover acções de sensibilização que previnam comportamentos de risco na comunidade; Contribuir para a formação de cidadãos livres, responsáveis e intervenientes no meio em que vivem. Reflectir sobre as alterações físicas e emocionais vividas pelos rapazes e pelas raparigas durante a - puberdade e a adolescência; Formar uma ideia ajustada de si mesmos, fortalecendo a auto-estima e fomentando a comunicação, a compreensão e o respeito pelos outros; - Capacitar o corpo docente de estratégias de intervenção na promoção de estilos de vida saudáveis na comunidade educativa; -Sensibilizar os encarregados de educação para a importância de uma intervenção partilhada e responsável na promoção da saúde dos jovens.;

Cursos superiores envolvidos O curso superior de Enfermagem dinamiza palestras sobre 3 temas : Alimentação e Saúde , Estilos de Vida saudáveis e Saúde Sexual e Reprodutiva. Os cursos superiores de Educação Social e de Animação Sociocultural dinamizam actividades de desenvolvimento de competências psicossociais , através de dinâmica de grupos , promovendo a diminuição da violência em meio escolar. O curso superior de Exercício e Bem-estar desenvolve actividades de fitness e realiza palestras sobre " Exercício Físico e Saúde ". Estas actividades envolvem todos os alunos de 9º ano e a maioria das turmas de 7º e 8º ano.

Colaborações preferenciais : A Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico ( APAEF ) colabora, desde 2008/09 na formação de professores em Filosofia para crianças e jovens e na dinamização de actividades com alunos - projecto “Hora de Pensar "- tanto do 1º ciclo , como dos 2º e 3º. Este projecto visa desenvolver competências psicossociais dos jovens , o seu espírito critico e uma consciência cívica responsável.

Colaborações preferenciais: A Associação Novo Olhar – associação que trabalha na diminuição do risco na comunidade ( prevenção de comportamentos aditivos ) – que trabalha com os alunos dos 8º e 9º anos , sobre as temáticas de “ DST,s “ e prevenção do consumo de substâncias psicoactivas. Realiza formações utilizando jogos interactivos e a visualização de filmes seguido de debate de ideias.

Colaborações preferenciais: O Centro de saúde Gorjão Henriques colabora também activamente nas actividades , em especial na realização de rastreios e sessões de sensibilização sobre Higiene Oral e Alimentação saudável na " Semana da Saúde ", no âmbito do Dia Mundial da Saúde . A óptica Alípios ( Leiria ) colabora em rastreios da visão . O ISLA tem colaborado através de actividades do seu departamento de Psicologia .

Recursos Biblioteca e mediateca escolar Materiais audio-visuais - video-projectores, gravador de video e CD Máquina de filmar, máquina fotográfica , gravadores , sistema de som , instrumentos musicais, computadores , impressoras, jogos didáctivos materiais de pintura e desenho, educação física videos , CD,s , filmes

Planificação Anual do Projecto de Educação para a Saúde Dia/Mês Temas/Actividades Actividades/Dinamizadores Destinatários Novembro Actividade dinamização sobre SIDA Comemoração do Dia Mundial de Luta contra a SIDA Jogo inter-activo sobre SIDA Dinamização por técnicos da Associação Novo Olhar – Leiria Sessão de sensibilização sobre VIH – SIDA – Dinamização pela Associação ABRAÇO 8 e 9º Ano Semana da Saúde Palestra sobre Afectos e Sexualidade Palestra dinamizada em colaboração com a Associação de Pais Dinamizador a convidar pela Associação Encarregados de Educação 17 Comemoração do Dia do Não Fumador Afixação de cartazes na escola, com distribuição de panfletos, de forma a sensibilizar a comunidade escolar para importância de levar uma vida saudável sem tabaco. Comunidade Escolar

Estilos de Vida saudáveis / prevenção de comportamentos aditivos Ao longo do ano Exposição de trabalhos sobre temas de saúde Comemoração de dias temáticos Dinamização a cargo de alunos de 5º ao 9º ano em área de projecto Comunidade escolar Ao longo do ano Saúde em Movimento MINISAUDE Actividades de sensibilização para a importância de estilos de vida saudáveis Dinamização a cargo de alunos do 9º ano em área de projecto Escolas EB1 Novembro / Dezembro Alimentação e Saúde Palestras sobre Alimentação e Saúde Dinamização a cargo de alunos finalistas de enfermagem da ESSL-IPL Alunos de 9º ano Fevereiro /Janeiro Estilos de Vida saudáveis / prevenção de comportamentos aditivos Palestras sobre estilos de vida saudáveis / prevenção do risco

Saúde Sexual e Reprodutiva Palestras sobra Saúde Sexual e Reprodutiva Janeiro / Fevereiro Saúde Sexual e Reprodutiva Palestras sobra Saúde Sexual e Reprodutiva Dinamização a cargo dos alunos finalistas de Enfermagem da ESSL-IPL Alunos de 9º ano Semana da Saúde “Atelier de Saúde” Conjunto de rastreios à comunidade educativa Dinamização do Centro de Saúde Drº Gorjão Henriques Alunos do 2º , 3ºciclos. Comunidade educativa 2º Periodo Visita ao Laboratório de Saúde Pública Centro de Saúde Drº Gorjão Henriques Acção de sensibilização para a importância de uma vigilância sanitária correcta para a promoção da saúde. Conhecimento do funcionamento de um Centro de Saúde Alunos do 9º ano Maio Visita à Escola Superior de Saúde de Leiria Acção de sensibilização para a importância da Escola de Saúde na promoção da saúde local. Conhecimento do funcionamento da escola de saúde . Sensibilização para profissões na área de saúde

Pais e encarregados de educação 2º Periodo Sexualidade / Alterações morfológicas da Puberdade / Cuidados de Higiene Actividade realizada pela Empresa Ausónia , - A adolescência e Tu - com dinamização a cargo de uma técnica especializada 8º Anos 1º / 2º / 3º Periodo Diminuição da violência em meio escolar / gestão de conflitos Actividades de dinâmica de grupos dinamizadas por alunos / professores da Escola Superior de Educação de Leiria – formação de pares 7º / 9º anos 1º periodo Alterações na adolescência, educação para os valores , educação sexual Acção de formação para pais e encarregados de educação sobre a importância dos afectos no crescimento e na educação sexual dos jovens Dinamização a cargo da APF Pais e encarregados de educação Semana da Saúde Palestra Exercício Físico e Saúde Masterclass de Fitness Palestras dinamizadas por professores e alunos do curso de Desporto da ESEL, e Masterclass de Fitness , de forma a sensibilizar para a importância da actividade física para a promoção da saúde Alunos do 3º ciclo

Saúde Sexual e reprodutiva Palestras sobre Saúde sexual e reprodutiva Janeiro / Fevereiro Saúde Sexual e reprodutiva Palestras sobre Saúde sexual e reprodutiva Dinamização por alunos de enfermagem da ESSL-IPL Alunos do 9º ano 2º Período Dia dos Afectos Actividades de sensibilização para os relacionamentos saudáveis Dinamização a cargo de professores e alunos da ESECS Comunidade escolar 1º Período Filosofia para crianças e jovens “ Hora de Pensar” Demonstração de actividades práticas de Filosofia para crianças e jovens a dinamizar pela APAEF em colaboração com o Agrupamento Alunos do Agrupamento 1º ciclo / 2º ciclo Semana da Saúde Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida Demonstração de 1ºs Socorros e Suporte Básico de Vida , dinamizada pela Cruz Vermelha Portuguesa em colaboração com o Agrupamento Colaboram os professores de Educação Física Alunos do 3º ciclo Maio 6ªs Olimpíadas da Saúde Jogo interactivo de avaliação das actividades com a Escola Superior de Saúde de Leiria Dinamização do Agrupamento e da ESSL-IPL

Olimpíadas da Saúde As Olimpíadas da Saúde são um jogo interactivo totalmente concebido pela parceria entre o Agrupamento de Escolas D. Dinis e a Escola Superior de Saúde de Leiria. Realiza-se desde 2004 . No ano lectivo de 2007 / 2008 contou com a participação dos outros Agrupamentos de Escolas de Leiria. Trata-se de uma actividade de avaliação do projecto “ Viver saudável – Pensar saudável” Nele concorrem equipas representantes de todas as turmas de 9º ano , as quais têm de pôr à prova os conhecimentos adquiridos sobre três temáticas de saúde: Alimentação saudável Estilos de vida saudáveis Saúde Sexual e Reprodutiva O jogo realiza-se na ESSL –IPL e tem a dinamização conjunta de alunos e professores de ambas as instituições No final há prémios para as equipes vencedoras e diplomas para todos. A avaliação feita por representantes de instituições de saúde locais é positiva. A DREC e a DGIDC têm dado o seu apoio a esta actividade.

Avaliação Um projecto não se executa por si mesmo , é necessário que todos os intervenientes acompanhem a realização das actividades previstas, que a comunidade funcione como um todo. A Avaliação será feita ao longo do ano , no final de cada actividade , através de várias formas consoante as actividades – questionários, diálogo aberto com a comunidade envolvida . As Olimpíadas da Saúde constituem a actividade – final de avaliação do projecto “ Viver saudável – pensar saudável “ , o qual existe desde 2004 , através do estabelecimento de um protocolo entre o Agrupamento D. Dinis e a Escola Superior de Saúde de Leiria. A Avaliação também terá em conta a forma e o dinamismo com que colaboraram as entidades exteriores que participam no projecto – Escola Superior de Saúde Leiria, Escola Superior de Educação de Leiria, Centro de Saúde Gorjão Henriques Pretende-se com a Avaliação a construção de mecanismos de auto-correcção do projecto de promoção de saúde do Agrupamento. Será elaborado pela coordenadora de saúde um relatório final de todas as actividades realizadas

Olimpíadas da saúde

Metodologia Os temas são trabalhados , ao longo do ano lectivo , em especial pelos Directores de turma em Formação Cívica , pelos professores de Área de Projecto, pelos professores de Educação Física – estes últimos fazem também a aplicação do programa Fitnessgram , a sua monotorização, e ainda o acompanhamento das actividades realizadas com o curso de Desporto da Escola Superior de Educação de Leiria As actividades propostas procuram ser de carácter diversificado : palestras, formação de pares, dinâmica de grupos, ateliers, acções de formação, jogos interactivos, visitas de estudo, actividades físicas diversas, exposições, debates.

Demonstração de 1ºs Socorros e Suporte Básico de Vida Na Semana da Saúde a Cruz Vermelha Portuguesa vem à escola fazer uma demonstração de 1ºs Socorros e suporte básico de vida. Decorre no Pavilhão Gimnodesportivo com a colaboração dos professores de Educação Física . Destinam-se aos alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.     

O Projecto está em continuidade até ao final do ano lectivo, com a realização das actividades inseridas na planificação supracitada. Entende-se como um projecto dinâmico , que pode ainda incluir actividades que se verifiquem ser oportunas, e que traduzam o intercâmbio entre a escola e a comunidade em que se insere. Entende como principais parceiros os pais e encarregados de educação dos alunos, como principais agentes de mudança. A coordenadora de saúde - Celeste Tavares