Gabriela, Cravo e Canela

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Europeia para a Avaliação de Línguas
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
RELAÇÕES ENTRE AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UNIVERSIDADES ACADÊMICAS
Sistema de Bibliotecas - SIBI
BIBLIOLOGIA IV Romanos I e II Coríntios Gálatas Efésios Filipenses
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Teatro no Brasil.
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
A representação da Paisagem Natural
José Rodrigues Migueis
CHICO BUARQUE E.E.E.F RUI BARBOSA NOME:Joana Agostini TURMA:83
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
António Torrado 1.
RESENHA Resenha-resumo:
O Brasil que se vê Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Textos Informativos: – Cinema – história do cinema Conjunto de títulos que merecem ser vistos Contexto.
Produção cultural brasileira dos anos de 1930 a 1970
Há 80 anos nascia....
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
Professsora: Aíla Rodrigues
INTRODUÇÃO Em 1889, São Bernardo foi elevado a Município, tendo como distritos: Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Paranapiacaba. A partir daí,
O pacto de Varsóvia e OTAN
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
A poesia da geração de 1930 Carlos Drummond de Andrade ( )
Literatura e outras mídias
Como se diz “amo-te”em várias Línguas.
Um Curso em Milagres. Um Curso em Milagres Traduzido para 19 idiomas: africâner, alemão, búlgaro, chinês, croata, dinamarquês, esloveno, espanhol, finlandês,
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação Comunicação Social 1º Ano Junho 2011 Google Calendar.
A UE é actualmente constituída por 27 países, que transferiram parte da sua soberania e competências legislativas para as respectivas instituições.
Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista
COMONIAN Clique.
Escola Padre António Martins De Oliveira
Trabalho de Literatura Cinco Minutos
Eça de queiros.
CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.
E B 2,3 Couto Mineiro do Pejão Paz em Varias Línguas.
Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Medicina.
Guião sobre a ida à biblioteca!
ESTADO SOCIAL.
Maria Rita.
História da Comunicação:
Ilhéus. O BAR V ESÚVIO FOI INAUGURADO, ENTRE 1919 E 1920, NO PONTO MAIS FREQÜENTADO DA CIDADE QUE COMEÇAVA A CRESCER E DESPONTAVA COMO A MAIS IMPORTANTE.
População e espaço da Europa
PROTAGONISTAS NEGRAS NAS NOVELAS BRASILEIRAS
CITAÇÕES.
Pré-Modernismo.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
A Literatura brasileira perde três de seus representantes.
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
CUBISMO Profª Patricia.
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
The Great Gatsby By F. Scott Fitzgerald.
Fiery Color Profiler Suite v4.7 Fiery Workflow Suite Cor incrível, precisa e consistente.
Por Carlos Daniel S. Vieira
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
Vamos conhecer Ziraldo?
James Joyce ( ). Foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Plano de curso História da Educação Brasileira
MICHEL DE OLIVEIRA. ROTEIRO IDÉIA ADAPTAÇÃO TRAMA.
Literatura – André Araújo.  Busca de uma língua brasileira;  Versos livres;  Ironia e humor.  Deboche  Aproximação da língua falada  Critica a importação.
Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Medicina.
As sete piores telenovelas de 2000 a As sete novelas que nunca deveriam ter sidos exibidas na TV brasileira. São destacadas as péssimas atuações.
Tutorial: Inclusão de Produção Intelectual no Sipex O presente tutorial visa esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento para inclusão de Produção.
Transcrição da apresentação:

Gabriela, Cravo e Canela Jorge Amado Fonte: Fundação Casa de Jorge Amado

Gabriela, cravo e canela, 1953 - Romance Em 1956, ocorreu um fato fundamental: o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, desfechando críticas e denúncias contra a ditadura de Stálin. Jorge Amado vê que vai ficando definitivamente para trás o dogma de que a literatura não deveria mais ser do que um instrumento ideológico, partidário.

histórico Ele está agora no Brasil, no Rio de Janeiro. E quando faz a sua rentrée (volta) literária, em 1958, com a publicação de Gabriela, cravo e canela, quase que sugere um novo Jorge Amado. É claro que não abole, pura e simplesmente, os vínculos com a sua obra anterior. Mas é outro o olhar que dirige às coisas do mundo e da vida. Permanece socialista, mas acentuando, sempre com maior ênfase, o qualificativo "democrático".

histórico Gabriela, de resto, é um retorno ao chamado "ciclo do cacau". Ao universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado, que desenham o horizonte da sociedade cacaueira. No caso, a Ilhéus rica da década de 20, ansiando progressos e avançando na noite litorânea, entre bares e bordéis.

histórico A perspectiva, no entanto, é claramente distinta. Antes que se articular em função do utopismo marxista, o livro se deixa imantar pelo seu presente. E é uma explosão, uma folia de luz e cor e som e sexo e riso. O sucesso é imenso. E a trama do romance vai se desprender das letras, da moldura tipográfica, para virar filme, telenovela, fotonovela, quadrinhos, canção.

Concluído em Petrópolis, Rio de Janeiro, em maio de 1958, o romance teve sua 1ª edição pela Livraria Martins Editora, São Paulo, 1958, com 453 páginas, capa de Clóvis Graciano e ilustrações de Di Cavalcanti. Já em dezembro do mesmo ano, foi lançada a 6ª edição, que passou a integrar a coleção "Obras Ilustradas de Jorge Amado" como tomo décimo quarto, volume XIX, seguindo-se edições sucessivas até a 50ª edição, 1975. Nesse mesmo ano, foi publicada fora da coleção, em convênio entre a Livraria Martins Editora e a Distribuidora Record, Rio de Janeiro, a 51ª edição, com capa de Di Cavalcanti, conservando as ilustrações anteriores, 363 páginas, retrato do autor por Carlos Bastos e foto do autor por Zélia Gattai.

A Editora Record, Rio de Janeiro, passou a deter os direitos editoriais da 52ª em diante, e publicou a 80ª edição, 1999, a mais recente, com fixação de texto por Paloma Jorge Amado e Pedro Costa, capa de Pedro Costa com ilustração de Di Cavalcanti, sobrecapa e ilustrações de Di Cavalcanti, com vinhetas por Pedro Costa, retrato do autor por Jordão de Oliveira e foto do autor por Zélia Gattai.

O romance obteve, já no ano seguinte ao da sua 1ª edição, cinco prêmios: Prêmio Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1959; Prêmio Paula Brito, da antiga Prefeitura do Distrito Federal, Rio de Janeiro, 1959; Prêmio Luísa Cláudia de Sousa, do PEN Clube do Brasil, Rio de Janeiro, 1959; Prêmio Carmem Dolores Barbosa, de São Paulo, 1959; Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, 1959.

histórico O nome Gabriela se tornou popular após o romance, sendo utilizado para denominar de bares e restaurantes a suco de cacau, além de empresas as mais diversas.

Foi publicado em Portugal e é o romance de Jorge Amado com o maior número de traduções, tendo sido editado em alemão, árabe, búlgaro, catalão, chinês, coreano, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estoniano, finlandês, francês, georgiano, grego, hebraico, holandês, húngaro, inglês, italiano, lituano, moldávio, norueguês, persa, polonês, romeno, russo, sueco, tcheco, turco, ucraniano e macedônio.

Televisão: novela Gabriela, TV Tupi, adaptação de Zora Seljan, com Jeanete Volu no papel principal; Rede Globo de Televisão, 1975, adaptação de Walter Durst, com Sônia Braga no papel principal, sucesso no Brasil e em Portugal.

Cinema Cinema: Gabriela, filme dirigido por Bruno Barreto, 1985, com Sônia Braga no papel principal.

Dança Dança: espetáculo apresentado pelo Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de adaptações nacionais e estrangeiras.

Fotonovela Fotonovela: revista Amiga, Rio de Janeiro, outubro de 1975.

Quadrinhos: Editora Brasil-América, Rio de Janeiro, e revista Klik, Ebal, Rio de Janeiro, 1975.