IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É AUTISMO: uma resposta possível
Advertisements

Linguagem Corporal.
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
ONDE VOCÊ COLOCOU O SAL?.
O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse. Ligue o som.
A Teoria da Vinculação.
"20 Dicas para o sucesso ".
DESATANDO NÓS.
Indisciplina na Sala de Aula
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Apresentação do projeto – reunião de pais
Assim é a Vida....
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
A Boneca e a Rosa.
Exercícios e Alongamentos
Ajude – me!!.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Não se desespere! Mas... Você já pode ter adquirido... Clique.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
COMO SE ESCREVE ?....
APELIDO É COISA SÉRIA PARTE 2.
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
OLÁ. Você gosta de ajudar o próximo. SIM. ÓTIMO. HOHOHO
Sorvete.
A TRISTEZA QUE FERE.
Que coisa! Bom-dia, chamo-me Callie. Eis o meu marido, Lex.
Um dia desses, você gritará:
Objetivos Refletir sobre uma concepção de educação para os bebês e as crianças pequena Refletir sobre o direito da criança à convivência com a diversidade.
Ética e Moral na formação dos filhos
Amigo não tem defeitos CLICAR.
Pelo menos, podemos tentar.
TRAGO UMA ROSA PARA VOCÊ
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
Você sabe quando seu bebê está feliz?
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Assim é a Vida....
O mundo é pequeno se somos grandes; o mundo é enorme se nos sentimos pequenos.
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
N OTAS I NTRODUTÓRIAS AO C ONCEITO DE E SCRITA: E STUDO DE C ASO Fonoaudióloga, Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense, Especialista.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
Linguagem Corporal – Significado dos Gestos
ATITUDES DE CRIANÇA Inês Vieira Arai Santos Automático.
LULA NA ESCOLA  .
Ministério da Fidelidade.
Dicas para Apresentações
Autismo Comportamento Humano: Origens Evolutivas
Presente de Natal.
Pegue as rédeas da sua vida!
NOVA EBD LIÇÃO 6.
AÇÚCAR.
Texto: Luiz Gonzaga da Silva Site:
A c u c a r By Jorge Corrêa.
By Carminha Slides Há pessoas que ficam fulas da vida quando alguém, em tom crítico, lhes diz: “ Que coisa! Você parece criança!” Há pessoas que ficam.
AMIGO NÃO TEM DEFEITO LIGUE O SOM O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: “Cachorrinhos à venda”. Esse tipo de anúncio sempre atrai.
“O Aquário de Clarissa” Uma adaptação baseada no livro “Clarissa” de Érico Veríssimo.
Açúcar.
Todos somos diferentes…
Se doer...assobie! Ria Slides.
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FABIANA DE PAULA PEREIRA
VOCÊ DEVE DEMONSTRAR AMOR NA FORMA QUE A PESSOA GOSTARIA DE RECEBER, E NÃO VOCÊ.
Presente de Natal !!!.
Técnicas de Apresentação
Tecnicas de comunicação -para teres uma ideia em que consiste.
Transcrição da apresentação:

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO INFANTIL

CATEGORIAS DOS PRECURSORES DE LINGUAGEM (9 a 18 meses) ENGAJAMENTO CONJUNTO- 9 e 15-18m. SEGUIR O OLHAR – 12-15m. SEGUIR O APONTAR- 12-15m. IMITAÇÃO ARBITRÁRIA – 13m

IMITAÇÃO ARBITRÁRIA- 13m IMITAÇÃO DA AÇÃO INSTRUMENTAL- 15-18m. APONTAR DECLARATIVO- 12-15m. APONTAR IMPERATIVO- 13m DAR IMPERATIVO- 13m

CATEGORIAS PARA OBSERVAÇÃO DE BEBÊS. Autores: Stern, 1977; Osterling e Dawson, 1994; Osterling, Dawson e Munson, 2002. AJUSTAMENTO POSTURAL: a criança se aninha no colo do adulto sem apresentar hipo ou hipertonia muscular.

CONTATO OCULAR: a criança prende seu olhar ao de outra pessoa, olhando a pessoa diretamente olho no olho. SORRISO RESPONSIVO: a criança sorri na presença de outra pessoa ou em resposta ao seu sorriso. VOCALIZAÇÃO: a criança apresenta vocalizações e balbucios.

MOVIMENTOS ANTECIPATÓRIOS: a criança estende os braços para ser pega no colo, demonstrando vontade de ser carregada. REAÇÃO AUDITIVA: a criança se vira e olha na direção do ruído. OLHAR PARA A FACE DO OUTRO: a criança olha para a face do adulto.

OLHAR PARA OBJETOS EM CONJUNTO COM O ADULTO: a criança olha para um objeto sendo segurado por adulto, demonstrando interesse ORIENTAÇÃO PARA O SEU NOME: a criança olha na direção de quem a chama pelo nome.

CHAT (Checklist for Autism Toddlers) - aos 18 -24 meses. Observar durante a consulta/avaliação: A criança faz contato ocular quando entra na sala? E quando você aponta para um brinquedo? Brinca de faz-de-conta e imita a ação do adulto?

Aponta para o que se pede? Faz construções com objetos ou tijolos?

PARA PERGUNTAR AO CUIDADOR: Gosta de ser balançado ou de pular no colo? Tem interesse por outras crianças? Gosta de subir em coisas? Gosta de brincar de esconde-esconde? Brinca de faz- de- conta? Usa o dedo indicador para mostrar seu interesse por algo?

Consegue brincar com brinquedos pequenos sem colocá-los apenas na boca? Traz objetos em sua direção para mostrar?

FIQUE ATENTO... 6 a 8 meses. Faz contato ocular. Apresenta reação auditiva. Sorri responsivamente.

9 a 12 meses Olha para a face do outro. Olha para o objeto seguro por outros. Apresenta orientação para o seu nome.

13 a 18 meses Seguir o apontar Apresentar o apontar declarativo. Apresentar o apontar imperativo. Apresenta linguagem referencial.