Filosofia Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

Professor Marcelo Rocha Contin
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
As origens da Filosofia Carla G Meassi
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Professor Marcelo Rocha Contin
FILOSOFIA O que faz um filósofo?
O Surgimento da Filosofia
FILOSOFIA.
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Teorias do Conhecimento
Filosofia
FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
A atitude e a experiência filosófica
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
E E Profª Sebastiana Braga Prof. Aldenei Barros
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
FILOSOFIA 02/04/2017
Retomada – 9º ano Lembrete sobre a aula passada Correção de Exercícios
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
Sistema Piaget de Ensino
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Filosofia Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
Mitologia e Filosofia Condições históricas.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Origem da Filosofia.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
O Nascimento da Filosofia
As bases da ciência moderna
Surgimento da filosofia
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO
O que é Ciência.
Fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento racional-filosófico
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Três Advertências Iniciais:
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
O nascimento da Filosofia
Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
O que é filosofia?.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Filosofia Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Ciências Humanas e suas Tecnologias Filosofia Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin

SURGIMENTO DA FILOSOFIA

• ESPANTO • ADMIRAÇÃO • DESEJO NATURAL DE SABER MOTIVOS • ESPANTO • ADMIRAÇÃO • DESEJO NATURAL DE SABER

(1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ?

QUESTÕES FILOSÓFICAS • O QUE É O TEMPO ? • O QUE É A REALIDADE ? • O QUE É LIBERDADE ? • O QUE É NORMALIDADE ? • O QUE É SER BOM ?

ATITUDE FILOSÓFICA Tomar distância da vida cotidiana e de si mesmo; interrogar a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos.

ATITUDE FILOSÓFICA Decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.

ATITUDE CRÍTICA DUVIDAR Dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz”, ao estabelecido.

INTERROGAR Interrogar sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. Questionar sobre o porquê disso tudo e de nós e sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

ATIVIDADE FILOSÓFICA • REFLEXÃO CRÍTICA • RACIONAL • RADICAL • PROFUNDA • SISTEMÁTICA

FILOSOFIA – ÚTIL OU INÚTIL “ a sociedade considera a filosofia inútil, pois não é prática ” PLATÃO – Filosofia é um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos. DESCARTES – Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.

FILOSOFIA – ÚTIL OU INÚTIL KANT – Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana. MERLEAU-PONTY – A filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo. SPINOSA – A filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade.

Gregos primeiros filósofos da humanidade. Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga ASSIM A FILOSOFIA SURGE: Gregos primeiros filósofos da humanidade.

Como os gregos definiam Filosofia? Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Como os gregos definiam Filosofia? Uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza. 14

Como nasceu a Filosofia? Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Como nasceu a Filosofia? A filosofia possui um conteúdo ao nascer: é uma cosmologia (cosmos = mundo ordenado e organizado; logia = pensamento racional, discurso racional, conhecimento). Assim, a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza. 15

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga TRAÇOS PRINCIPAIS: tendência à racionalidade, isto é, à razão e somente a razão, com seus princípios e regras; é o critério da explicação de alguma coisa; 16

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga tendência a oferecer respostas conclusivas para os problemas, isto é, diante de um problema, sua solução é submetida à analise, à crítica, à discussão e à demonstração; nunca é aceito como verdade algo, se não for provado racionalmente que é verdadeiro; 17

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Exigência de que o pensamento apresente suas regras de funcionamento, isto é, o filósofo é aquele que justifica suas ideias provando que segue regras universais do pensamento. Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade. Uma contradição acontece quando afirmo e nego algo sobre a mesma coisa. Assim, quando uma contradição aparecer numa exposição filosófica, ela deve ser considerada falsa; 18

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga recusa de explicações pré-estabelecidas e, portanto, exigência de que, para cada problema, seja investigada e encontrada a solução própria exigida por ele; 19

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga tendência à generalização, isto é, mostra-se que uma explicação tem validade para muitas coisas diferentes porque, sob a variação percebida pelos órgãos de nossos sentidos, o pensamento descobre semelhanças e identidades; 20

Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia: Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Fatos históricos que marcaram o nascimento da Filosofia: viagens marítimas; invenção do calendário; invenção da moeda; surgimento da vida urbana; invenção da escrita alfabética; invenção da política. 21

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Viagens marítimas Navegando por territórios antes desconhecidos, os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia; o que existia, de fato, eram seres humanos. Também concluíram que os mares não eram moradia de monstros e de outros seres. Com as viagens, o mundo perdeu seu caráter mítico ou lendário; os exploradores descobriram um mundo repleto de belezas e conhecimentos; seu surgimento foi sendo esclarecido pouco a pouco, mistério este que a mitologia já não conseguia explicar. 22

Invenção do calendário Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Invenção do calendário Os gregos aprenderam que era possível contar o tempo das estações do ano, definindo quando e de que forma aconteciam as mudanças do clima e do dia. Notaram também que as transformações pelas quais o tempo passava ocorriam espontaneamente e não por intervenções divinas. 23

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Invenção da moeda Os gregos aprenderam a arte de negociar; não mais se efetuava o comércio de uma mercadoria aceitando-se como pagamento a troca por mercadoria semelhante. Assim, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca. 24

Surgimento da vida urbana Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Surgimento da vida urbana O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situação financeira mais igualitária; o prestígio social, que antes era benefício de apenas algumas famílias, diminuiu. As artes ganharam patrocinadores, o que estimulou o surgimento de novos artistas. Ocorreu também invenção da escrita alfabética, o que levou os gregos a se expressarem de forma mais clara; isso colaborou para que suas idéias fossem melhor compreendidas e difundidas pelo mundo afora, levando a sabedoria às pessoas. 25

A invenção da escrita alfabética Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A invenção da escrita alfabética Da mesma maneira do calendário e a da moeda, o surgimento da escrita revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente de outras escritas - como, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses - supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas a ideia dela, o que dela se pensa e se transcreve. 26

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Invenção da política Surgiram novas fontes de informação e a lei passou a abranger muitas outras coisas e chegou até as pessoas. Criou-se uma área pública voltada para discursos e debates, local no qual os gregos debatiam e propagavam suas ideias a respeito da política. 27

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A invenção da política introduz três aspectos novos e decisivos para o nascimento da filosofia, conforme veremos a seguir. 28

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A ideia da lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas. Isso servirá de modelo para a filosofia propor o aspecto legislado, regulado e ordenado do mundo como um mundo racional. 29

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O surgimento de um espaço público, que faz aparecer um novo tipo de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito. A política, valorizando o humano, o pensamento, a discussão, a persuasão e a decisão racional, passou a valorizar também o pensamento racional e criou condições para que surgisse o discurso filosófico. 30

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A política estimula um discurso que procura ser público, ensinado, transmitido, comunicado e discutido. A ideia de um pensamento que todos podem compreender e discutir, que todos podem comunicar e transmitir é fundamental para a filosofia. A filosofia terá, no correr dos séculos, um conjunto de preocupações, indagações e interesses que lhe vieram de seu nascimento na Grécia. 31

1) Como os gregos definiam Filosofia? 2) Como nasceu a Filosofia? Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Exercício 1 1) Como os gregos definiam Filosofia? 2) Como nasceu a Filosofia? 3) Quais os principais traços do pensamento filosófico em seu surgimento? 4) Que fatos históricos marcaram o surgimento da Filosofia? 5) Explique a importância da política para o surgimento da Filosofia. 32

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A filosofia chegou timidamente, tentando mostrar à humanidade que o mundo não era perigoso e cheio de monstros como a mitologia pregava e, aos poucos, foi conquistando seu espaço, avançando cada vez mais nas profundezas do saber. 33

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A ruptura entre essas duas formas de pensamento (a mitológica e a filosófica) como resultante de transformações na sociedade grega da época, que se seculariza (adota aspecto racional), torna-se importante até para a atividade comercial. 34

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O surgimento do pensamento filosófico-científico nas colônias gregas da Jônia é significativo, uma vez que ali se dava um maior contato com outras culturas, o que produz uma relativização do mito e das práticas religiosas. 35

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A physis Denominados estudiosos ou teóricos da natureza, os primeiros filósofos elegem o mundo natural como objeto de sua investigação científica. 36

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga A arqué Determina a existência de um elemento primordial (água – Tales de Mileto, ar, fogo). 37

Compreende ideias de ordem, harmonia e beleza (universo). Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O cosmo Compreende ideias de ordem, harmonia e beleza (universo). 38

É fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas. Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O logos (discurso) É fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas. 39

Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga O caráter crítico Compreende teorias que eram apresentadas como passíveis de serem discutidas, de permitirem formulações e propostas alternativas 40

1) Qual o objeto de investigação dos primeiros filósofos? Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia – 1º Ano – Ensino Médio Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Exercício 2 1) Qual o objeto de investigação dos primeiros filósofos? 2) Que elemento da natureza é considerado primordial para a Filosofia? 3) Qual a importância do cosmo para a Filosofia? 4) O que é o logos no sentido filosófico? 5) Como interpretar o caráter crítico na Filosofia? 41