Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

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Transcrição da apresentação:

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vitória APCN 2010 – 31 de março de 2010. Resultado: Julho de 2010.

Contexto Educação Básica em 2004/2005

Contexto Instituições e Matrículas da Educação Profissional Tabela 1 - Estabelecimentos e Matrículas da Educação Profissional de Nível Médio no Período 2003 a 2005. Ano Estabelecimentos Variação % em relação ao ano anterior Matrículas 2003 2.789 - 590 mil 2004 3.047 9,3 680 mil 14,7 2005¹ 3.294 8,1 750 mil 10,6 Fonte: MEC/Inep - Censo Escolar ¹ - Inclui as três formas de articulação com o ensino médio.

DEMANDA DO BRASIL PLANO DE EXPANSÃO DA REDE

Desafios para o ensino de ciências Os desafios do mundo contemporâneo, particularmente, os relativos as transformações pelas quais a educação escolar necessita passar, incidem diretamente sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores, cujos saberes e práticas tradicionalmente estabelecidos e disseminados dão sinais inequívocos de esgotamento. [...] Demétrio Delizoicov (2002)

Situação Institucional Realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Novo foco.... Graduação, Pós-graduação e Formação de Professores Desafio: Manutenção do “DNA” Educação Profissional

Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu Dados da CAPES Instituição Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado UTF Paraná 07 01 02 CEFET MG - CEFET RJ CEFET MA CEFET Campos/RJ CEFET Química/RJ CEFET Rio Verde/MT CEFET Ceará CEFET Santa Catarina CEFET São Paulo CEFET Espírito Santo

Conceito amplo da EPT Tendências da Educação Profissional Ato Legal Ensino Médio Graduação Pós-graduação Lato Sensu Pós-Graduação Stricto Sensu LDB 1972 Lei 5692 Educação Profissional Técnica LDB 1996 Lei 9394 Graduação Tecnológica Bacharel Licenciatura Resolução CNE/CES no 1, de 3 de abril de 2001 Especialização Portaria Capes no. 80/98 Mestrado Profissional ??? Doutorado Profissional

Contexto Ser “IPES”, eis a questão! Decreto nº 5.224 de 2004 e Decreto nº 5.773 de 2006. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ é uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFET) e, também, é uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), MP 341/2008 (Lei 11.784/2008) Por isso, tem a missão de formar de cidadãos profissionais, oferecendo Ensino Técnico, Graduação e Pós-Graduação articulado com a Pesquisa e a Extensão.

Identidade da Pesquisa nos IF FINANCIAMENTO EMPRESAS FINANCIADORAS MERCADO DE TRABALHO GRANDES EMPRESAS MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS INSTITUIÇÃO DOCENTES DISCENTES FAPES MICRO EMPRESAS

Pós-graduação Mec/INEP Portaria MEC nº 328, de 1 de fevereiro de 2005. Resolução CNE/CES no 1, de 3 de abril de 2001.

Áreas de Conhecimento da CAPES Grande Área da CAPES Ciências Agrárias / CTA Ciências Biológicas Ciências da Saúde Ciências Exatas e da Terra Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Engenharias Lingüística, Letras e Artes Multidisciplinar Total

CAPES www.capes.gov.br ensino de ciências e matemática

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Mestrado Profissional O conceito de MP não é novo. A idéia de cursos orientados à capacitação profissional está expressa no Parecer nº 977/65 do então Conselho Federal de Educação, que já propunha a criação de cursos de pós-graduação orientados à formação de profissionais. O viés acadêmico foi predominante na gênese e no desenvolvimento da pós-graduação, justificado pela necessidade de qualificar pessoal para o ensino e institucionalizar a pesquisa.

Caminho do Mestrado Profissional ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) Especialização em Ensino de Ciências e Matemática EVENTO E REVISTA DA ÁREA Encontro Regional de Ensino de Ciências e Matemática do Espírito Santo MESTRADO (STRICTO SENSU) Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Vantagens: Cenário 1 ESTADO: No estado do Espírito Santo ainda não há nenhum programa de pós-graduação stricto sensu aprovado na Capes na área de Ensino de Ciências e Matemática. PROFESSORES: Temos um grupo de professores doutores atuantes no Ensino Técnico, Graduação e Pós-graduação na instituição capazes de atuar como professores e orientadores desse programa de pós-graduação. É necessário, no entanto, se adequar a nova realidade da área de conhecimento.

Vantagens: Cenário 2 Demandas do Estado: Necessidades para qualificar os docentes do estado do Espírito Santo. Apoio da Secretaria de Educação do Estado. Apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Apoio do Município de Vitória. Número de escolas de EM do estado do Espírito Santo. Número de professores/potenciais alunos do MECM. Expansão da Rede Pública de Educação Básica.

Vantagens: Cenário 3 Portal Capes Acesso ao Portal da Capes. Definição da área 46 Programas de Ensino de Ciências e Matemática

Portal da Capes e Outros www.periodicos.capes.gov.br Reúne uma série de portais com acesso aos periódicos... Ver na internet. Scielo: www.scielo.br Revistas da Qualis da Capes Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências Revista de Investigação em Ensino de Ciências Educação e Sociedade Educação e Pesquisa Revista Química na Escola Revista Química Nova

PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBITI PIBIC PIBIC Jr

Demandas Infra-estrutura Sala de Aula Projetos de Extensão Projetos de Pesquisa

Vantagens: Cenário 4 Iniciação Científica: Programa de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC Iniciação Tecnológica: Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica: PIBITI Grupos de Pesquisa: Registro dos grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq.

Propostas e Idéias Disciplinas: Total de créditos 420 horas Disciplinas obrigatórias – média 35% Disciplinas obrigatórias alternativas – média 35% Disciplinas optativas – até 30% Núcleo Comum de disciplinas ECM: 14 créditos. Núcleo Específico de disciplinas ECM: 12 créditos. Dissertação de Mestrado: 6 créditos. Prática de Ensino Supervisionado: 2 créditos.

E dessa forma, estaremos contribuindo para um mundo melhor...