- Praça do Avião, Canoas, RS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
PRÓ-SAÚDE Promover transformações do processo de geração de conhecimentos e prestação de serviços à população para, em função dos mesmos, reorientar a.
Universidade Federal de Pelotas
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Saúde Bucal na esfera pública
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde Sistema de Avaliação
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Dentistas atuando no SUS:
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
CURSO TÉNICO AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE A experiência de Recife.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
¹Wusula Francisca de Sousa Pitarelli; ²Prof. Dra. Simone Dutra Lucas
Disciplina: Educação em saúde III Aluna: Jéssica Leal da Rosa
Resolução dos problemas de cárie por procedimentos de dentisteria
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
Políticas Públicas de Saúde: PSF
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Avaliação em Saúde Bucal Coletiva
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Produção de curso a distância: Saúde da pessoa idosa na atenção primária.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Lílian Rodrigues de Oliveira
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
A DIMENSÃO CLÍNICA E PEDAGÓGICA DO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA: Considerações sobre a experiência no NASF Massaranduba.
Transcrição da apresentação:

- Praça do Avião, Canoas, RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE BUCAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO PSF NATAL- CANOAS/RS Centro Universitário La Salle Programa De Pós-graduação em Ciências da Saúde: Ênfase em Saúde da Família Patrícia Flores Rocha Cirurgiã-Dentista Porto Alegre, maio de 2005.

ACS = multiplicador dos conhecimentos em saúde. Introdução ACS = multiplicador dos conhecimentos em saúde. - Zanetti, 2000. Os Agentes Comunitários de Saúde são os pilares da organização da Atenção Primária em Saúde. - Duncan, 2004.

Revisão da Literatura “Os agentes de saúde desempenham um papel muito importante na medida em que podem ajudar as pessoas a entenderem o processo saúde-doença, ou seja, entenderem seus próprios corpos e saberem o que fazer para não adoecer. Para executar as suas funções, o agente tem que estar bem preparado sob o aspecto da informação”. - Bercht, 2002.

Conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2004), os ACS de Canoas passaram por um Curso de Qualificação Básica para a Formação de Agente Comunitário de Saúde antes do início de suas atividades. Duração: 2 semanas, sendo desenvolvida pela Coordenação do PACS/PSF da Secretaria Municipal de Saúde, onde o tema “saúde bucal” foi contemplado em uma das aulas expositivas.

Objetivos - Avaliar o conhecimento que os Agentes Comunitários de Saúde do PSF Natal possuíam sobre questões relativas à saúde bucal, - propor uma qualificação permanente desses profissionais para uma atuação mais eficiente e resolutiva na comunidade. (Sensibilizar Gestores e Equipe de Saúde atuantes no PSF a capacitarem os ACS.)

Metodologia As questões foram baseadas em: Foi aplicado um questionário estruturado contendo 30 questões objetivas que serviram como instrumento para a coleta de dados. As questões foram baseadas em: Dúvidas que surgiram durante os 8 meses de convívio com as agentes de saúde; questões trazidas pela própria população assistida pelo PSF Natal; “mitos” existentes em torno de assuntos referentes à Odontologia.

Resultados

Qual seria o parâmetro que define a quantidade de creme dental a ser utilizada em uma escova? 6 (54,5%) de acordo com o tipo de escova, 5 (45,5%) de acordo com a idade do usuário.

Qual é o profissional capacitado para colocar próteses dentárias? 7 (63,6%) o Técnico em Prótese Dental, 4 (36,4%) o Cirurgião-Dentista.

Questões com 81,8% de acerto entre as ACS: ... Apesar disso... Questões com 81,8% de acerto entre as ACS: - Câncer bucal, - o aleitamento materno, - o que é ter saúde bucal.

Conclusão Há a necessidade de um processo de educação continuada visando a qualificação permanente dos agentes comunitários de saúde para uma atuação mais eficiente nas suas comunidades e mais resolutiva para a saúde bucal.

A educação é fundamental para a saúde! Muito Obrigada!