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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de.

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1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

2 SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, definiu como elementos constitutivos desse sistema:  a avaliação institucional (interna e externa),  a avaliação dos cursos de graduação  e a avaliação do desempenho dos estudantes.

3 Objetivo  Com finalidade construtiva e formativa, o SINAES busca ser permanente e envolver toda a comunidade acadêmica, desenvolvendo a cultura da avaliação na IES.  Todos os integrantes devem comprometer-se com os objetivos e as metas estabelecidas para que a Instituição promova as transformações e as mudanças necessárias para alcançar um novo patamar de qualidade.

4 CPA na UNIP  O trabalho desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIP, tornou-se um marco de referência para a Instituição e para todos os envolvidos no processo de avaliação institucional, comprometidos com a qualificação permanente da Educação Superior.

5 CONAES  Os objetivos, metas e ações da avaliação interna da UNIP estão em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior – CONAES, para o Processo de Avaliação Institucional que foi iniciado em 2004.

6 Auto avaliação  A Proposta da Auto-Avaliação é de analisar a universidade, respeitando suas particularidades, mas com o objetivo de identificar potencialidades e fragilidades nas dimensões previstas em lei, visando a propor sugestões para seu aperfeiçoamento.  Para tanto, consideram-se os princípios e objetivos constantes:  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)  Projeto Pedagógico Institucional (PPI), com os princípios preconizados no SINAES.

7 Finalidade da CPA  Integrar as informações;  Analisar os resultados;  Propor metas e objetivos coerentes com as intenções educativas;  Direcionar as ações de responsabilidade sociais.  Reforçar o compromisso com as transformações sociais.

8 Quem participa da CPA  Corpo Diretivo Administrativo e Acadêmico  Corpo docente  Corpo discente  Corpo Docente e Discente da Pós- graduação Strictu Senso  Corpo Técnico-Administrativo  Egressos  Sociedade Civil Organizada

9 Estrutura da CPA - UNIP INTERATIVA

10 Exemplo: CPA´s Regionais

11 CPA Central e CPA´s Regionais  A constituição dessa estrutura (CPA Central e CPA’s Regionais) servirá de apoio às implantações dos instrumentos de avaliação, seu processamento e aplicação das ações corretivas e de melhoria.

12 UNIP INTERATIVA: reflexão sistemática da qualidade  Os instrumentos utilizados são:  Reuniões entre CPA Central e CPA´s Regionais;  Reuniões entre CPA e NDE;  Reuniões entre NDE, colegiado, coordenação e corpo docente;  Reuniões pedagógicas entre coordenação e corpo docente;  Para o corpo discente através do AVA: questionários de avaliação da instituição, dos docentes e da eficácia do aprendizado.

13 UNIP INTERATIVA: reflexão sistemática da qualidade  Para o corpo técnico-administrativo: avaliação quantitativa do conhecimento de procedimentos nos setores administrativos de secretaria e de atendimento ao público.  Para os egressos através das CPA’s Regionais: questionários de avaliação da instituição.  Para a sociedade civil organizada através das CPA’s Regionais: questionários de avaliação da participação da instituição na realidade social na região em que está inserida.

14 Considerações finais  A avaliação institucional contribui para que a Universidade repense suas práticas administrativas, técnicas, educativas.  A avaliação é um processo cíclico e contínuo, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.  Entende-se que a Universidade é um agente transformador e em transformação, capaz de produzir mudanças na realidade social do seu locus.

15 ATÉ A PRÓXIMA!


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