AULA II TERCEIRO ANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de sujeito.
Advertisements

Concordância Nominal.
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Professora: Raysa Ferreira
Concordância Verbal Exercício Profª: Adriane Eloi.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
C O N C O R D Â N C I A N O M I N A L Regra Geral
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Concordância Verbal.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
MÃE MÁ.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Termos essenciais da oração.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Verbal II
Concordância Verbal I.
Termos essenciais da oração
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Pais maus Dr. Carlos Hecktheuer (Médico Psiquiatra)
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
C O N C O R D Â N C I A N O M I N A L Regra Geral
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Prof. Msc. Richard da Silva
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

AULA II TERCEIRO ANO

CONCORDÂNCIA NOMINAL

Ele agiu com coragem e paciência admirável Ele agiu com coragem e paciência admirável. Ele agiu com coragem e paciência admiráveis. Ela usava vestido e blusa amarela. Ela usava vestido e blusa amarelos.

Visitei uma exposição de quadros e esculturas raros. VISITEI UMA EXPOSIÇÃO DE QUADROS E ESCULTURAS RARAS. Visitei uma exposição de quadros e esculturas raros.

Admiro o folclore e as tradições gaúchas. Admiro as tradições e o folclore gaúcho.

Há erro de concordância em: a) atos e coisas más b) dificuldades e obstáculo intransponível c) cercas e trilhos abandonados d) fazendas e engenho prósperas e) serraria e estábulo conservados

Avistávamos estranhos homens e mulheres Avistávamos estranhos homens e mulheres. Avistávamos estranhas mulheres e homens. A sala e os quartos estavam desarrumados. Estava desarrumada a sala e os quartos. Estavam desarrumados a sala e os quartos.

2 Assinale a frase que encerra um erro de concordância nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza.

Encontrei as janelas e o portão arrombados Encontrei as janelas e o portão arrombados. Encontrei arrombados as janelas e o portão. Encontrei arrombadas as janelas e o portão. Encontrei arrombado o portão e as janelas.

Ele mesmo fará isso. Ela mesma fará isso. Ele fará mesmo isso. MESMO – PRÓPRIO – QUITE – ANEXO - OBRIGADO Ele mesmo fará isso. Ela mesma fará isso. Ele fará mesmo isso. Ela fará mesmo isso.

3 O caso de concordância nominal inaceitável aparece em: a) Nunca houve divergências entre mim e ti. b) Ela tinha o corpo e o rosto arranhados. c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado. d) Tinha vãs esperanças e temores. e) É necessário certeza.

Você está quite com o serviço militar Você está quite com o serviço militar? Meus pais estão quites com a vida. Crime de leso-patrimônio Crime de lesa-pátria

Anexo, envio-lhe o passaporte. As fotografias seguem anexas. Obrigado, disse o rapaz. Obrigada, disse a aluna. Em incluso e em anexo não devem ser empregados.

4 Assinale a alternativa incorreta: a) Falou bastantes coisas 4 Assinale a alternativa incorreta: a) Falou bastantes coisas. b) Os guardas cometeram erros de leso-patriotismo. c) Era a mim mesma que ele se referia. d) Seus apartes eram o mais pertinentes possível. e) Você fala tanto, que me deixa meia tonta.

Havia bastante gente. Havia bastantes alunos Havia bastante gente. Havia bastantes alunos. Os meus alunos de terça e quinta sabem bastante. Tomei meia cerveja. Eu e minha mãe tomamos meios cálices de vinho.

Ele sempre usou roupas caras. A moça está meio nervosa Ele sempre usou roupas caras. A moça está meio nervosa. Estas roupas custam caro. Ele come só macarrão. Ele está só. Elas estão sós.

5. Todas as alternativas estão corretas quanto à concordância nominal, exceto: a) Foi acusado de crime de lesa-justiça. b) As declarações devem seguir anexas ao processo. c) Os registros dos alunos seguem em anexo. d) É necessário cautela com os pseudolíderes. e) Seguiram automóveis, cereais e geladeiras exportados.

Cerveja é gostoso no verão. Dieta é bom para manter a forma Cerveja é gostoso no verão. Dieta é bom para manter a forma. É proibido entrada. A cerveja daquela região é ótima. Esta dieta é boa para manter a forma. É proibida a entrada.

PSEUDO – ALERTA – MONSTRO – MENOS Aquelas mulheres são pseudo-sábias PSEUDO – ALERTA – MONSTRO – MENOS Aquelas mulheres são pseudo-sábias. Os soldados permaneceram alerta. Realizaram concentrações monstro. Esse atleta ganhou menos medalhas.

6 Indique a frase em que a palavra só é invariável 6 Indique a frase em que a palavra só é invariável. a) Elas partiram sós, deixando-me para trás aborrecida e bastante magoada. b) Chegaram sós, com o mesmo ar exuberante de sempre. c) Sós, aquelas moças desapareceram, cheias de preocupações. d) Aqueles jovens rebeldes provocaram sós aquela manifestação. e) Depois de tão pesadas ofensas, prefiro ficar a sós a conviver com essa agressiva companhia.

CONCORDÂNCIA VERBAL I

CONCORDÂNCIA VERBAL ORAÇÃO SE SUJEITO TD + SE EU TU OU

Oração sem sujeito: verbo no singular, com exceção do verbo ser que concorda com o que vem depois.

ORAÇÃO SEM SUJEITO HAVER – NO SENTIDO DE EXISTIR ORAÇÃO SEM SUJEITO HAVER – NO SENTIDO DE EXISTIR. 1º FAZER – TEMPO DECORRIDO 2º FAZER – TEMPO CLIMÁTICO SER – TEMPO, DATAS E HORAS CHOVER – FENÔMENOS DA NATUREZA.

HAVIA CRIANÇAS PELAS RUAS. DEVE HAVER CRIANÇAS PELAS RUAS HAVIA CRIANÇAS PELAS RUAS. DEVE HAVER CRIANÇAS PELAS RUAS. EXISTEM CRIANÇAS PELAS RUAS. DEVEM EXISTIR CRIANÇAS PELAS RUAS.

FAZ DOIS ANOS QUE ELA PARTIU. FAZ VERÕES LINDOS NO LITORAL FAZ DOIS ANOS QUE ELA PARTIU. FAZ VERÕES LINDOS NO LITORAL. CHOVE LÁ FORA. CHOVERAM PÉTALAS DE ROSAS.

É MEIO-DIA E MEIA. É UMA HORA. SÃO DUAS HORAS. ERAM QUATRO HORAS.

HOJE É 22 DE OUTUBRO. HOJE SÃO 22 DE OUTUBRO. HOJE É DIA 22 DE OUTUBRO.

TD + SE CONCORDA COM O SUJEITO POSPOSTO. ALUGA-SE CASA. ALUGAM-SE CASAS. ALUGAM-SE CASA E APARTAMENTO.

I + SE / TI + SE: O VERBO TRABALHA SEMPRE NO SINGULAR. VIVE-SE BEM AQUI? VIVE-SE. PRECISA-SE DE OPERÁRIOS.

SUJEITO COMPOSTO (EU – NÓS) VERBO NA 1ª DO PLURAL: MARIA, ROBERTO E EU SAIREMOS À NOITE. MARIA, ROBERTO E PAULO SAIRÃO À NOITE.

SUJEITO COMPOSTO (TU - VÓS): VERBO NA 2ª (VÓS) OU 3ª DO PLURAL (ELES): PAULA, MARIA E TU SAIREIS AMANHÃ. PAULA, MARIA E TU SAIRÃO AMNHÃ. CUIDADO: PAULA MARIA E TU SAIRÁS AMANHÃ.

(EU – NÓS) X (TU – VÓS) MARIA, PAULA, TU E EU SEREMOS OS VENCEDORES.

OU – DANDO A IDEIA DE EXCLUSÃO, CONCORDA COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO. VOCÊ OU ELE SERÁ O ORADOR DA TURMA. O ALUNO OU OS PROFESSORES VENCERÃO A DISPUTA. OS ALUNOS OU O PROFESSOR VENCERÁ A DISPUTA.

O príncipe ou a princesa devem ser educados O príncipe ou a princesa devem ser educados. Os alunos ou o professor devem estudar.

CONCORDÂNCIA VERBAL I ORAÇÃO SEM SUJEITO TD + SE / I + SE / TI + SE EU – TU – OU

CONCORDÂNCIA VERBAL II

SINÔNIMOS – LIVRE Alegria e contentamento o levou ao casamento SINÔNIMOS – LIVRE Alegria e contentamento o levou ao casamento. Alegria e contentamento o levaram ao casamento.

NÃO SÓ...MAS TAMBÉM (concorda com o mais próximo ou vai para o plural) Não só o professor mas também seu ano fará a prova. Não só o professor mas também seu aluno farão a prova. Não só o professor mas também seus alunos farão a

NEM. NEM Nem Pedro nem Paulo foi ao teatro NEM...NEM Nem Pedro nem Paulo foi ao teatro. Nem Pedro nem Paulo foram ao teatro.

MAIORIA E PARTE MAIS UM TERMO NO PLURAL – LIVRE. A maior parte dos alunos faltou. A maior parte dos alunos faltaram. Grande parte da classe faltou.

MAIS DE UM – CONCORDA COM O NUMERAL Mais de um jornal publicou o caso MAIS DE UM – CONCORDA COM O NUMERAL Mais de um jornal publicou o caso. Mais de dois jornais publicaram o caso. *Mais de um carro entrechocaram-se. *Mais de um aluno entreolharam-se. IDEIA DE RECIPROCIDADE

QUAIS , QUANTOS , MUITOS, POUCOS, VÁRIOS, ALGUNS QUAIS , QUANTOS , MUITOS, POUCOS, VÁRIOS, ALGUNS. DE NÓS – DE VÓS - DE VOCÊS CONCORDA COM O PRONOME OU VAI PARA A TERCEIRA DO PLURAL

Quantos de nós passaremos no concurso Quantos de nós passaremos no concurso? Quantos de nós passarão no concurso? Quantos de vós passareis no concurso? Quantos de vós passarão no concurso?

1. Escolha a correta, explique a concordância de todas: Aqui se organiza, com garantia, festas incríveis. No Japão fazem outonos maravilhosos. Paula e tu farás o bolo. Existem alunos loucos, não valorizam o professor de gramática.

2 Assinale a incorreta: Adoram-se as mulheres meigas. Amanhã haverão xingamentos. Agora haverá brigas. Está escrito na placa que se vendem dentaduras usadas.

3. Escolha a incorreta: Nem o aluno nem a aluna fizeram a lição de casa. Não só o diretor mas também o professor decidirá sobre o caso. A maior parte dos alunos pedia aulas melhores. Mais de um aluno manifestou-se favorável à medida.

CONCORDÂNCIA VERBAL II: SINÔNIMOS NÃO SÓ. MAS TAMBÉM NEM CONCORDÂNCIA VERBAL II: SINÔNIMOS NÃO SÓ... MAS TAMBÉM NEM...NEM MAIORIA E PARTE MAIS DE UM QUAIS, QUANTOS, MUITOS, POUCOS, VÁRIOS, ALGUNS

CONCORDÂNCIA VERBAL III

COM – GERALMENTE NO PLURAL Eu com o aluno participamos do evento COM – GERALMENTE NO PLURAL Eu com o aluno participamos do evento. Eu com o aluno participei do evento. Eu, com o aluno, participei do evento.

UM E OUTRO – LIVRE Um e outro aluno participa da aula UM E OUTRO – LIVRE Um e outro aluno participa da aula. Um e outro aluno participam da aula.

SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO – LIVRE Saiu o marido e a esposa SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO – LIVRE Saiu o marido e a esposa. Saíram o marido e a esposa. O marido e a esposa saíram.

APOSTO RECAPITULATIVO – CONCORDA COM O PRONOME INDEFINIDO Mulheres, bebidas, jogos, TUDO alegra minha vida. Mulheres, bebidas, jogos – sujeito composto

Tudo – aposto recapitulativo ou resumidor Tudo alegra minha vida: mulheres, jogos e bebidas. Tudo – sujeito simples Mulheres, jogos e bebidas – aposto enumerativo

PRONOMES INDEFINIDOS TUDO, NADA, NINGUÉM, ALGUÉM, ALGUM, NENHUM, TODO, TODA, ALGO, QUALQUER, CADA, VÁRIOS, OUTRO, OUTREM

APOSTO – EXPLICA Luís Yamashita, meu amigo, é dentista APOSTO – EXPLICA Luís Yamashita, meu amigo, é dentista. Dona Elsa, Paula e Luís, todos são japoneses. Dona Elsa, Paula e Luís, nenhum fala mandarim.

O relógio bateu onze horas. O sino soou duas horas. OS VERBOS DAR, BATER E SOAR CONCORDAM COM A PALAVRA RELÓGIO EXPRESSA OU COM O NÚMERO DE HORAS. O relógio bateu onze horas. O sino soou duas horas. Bateram onze horas. Bateram onze horas no relógio da escola.

As férias fazem bem a todos nós. NOMES NO PLURAL COM ARTIGO, VERBO CONCORDA COM O ARTIGO. As férias fazem bem a todos nós. NOMES NO PLURAL SEM ARTIGO, VERBO NO SINGULAR. Férias faz bem a todos nós.

ALGUNS NOMES QUE SÓ TRABALHAM NO PLURAL: COSTAS – DORSO ÓCULOS PÊSAMES PARABÉNS * CALÇAS

CONCORDÂNCIA VERBAL III: COM UM E OUTRO APOSTO RECAPITULATIVO SUJEITO COMPOSTO OS VERBOS DAR, BATER E SOAR NOMES NO PLURAL COM ARTIGO NOMES NO PLURAL SEM ARTIGO

Escolha a incorreta, explique todas: Alguns de nós sairemos mais cedo hoje. A maioria dos alunos exige providências. Os Estados Unidos possuem imenso poder. Você, tu e eu não mais nos falaremos.

2. Escolha a incorreta: Faziam duas horas que ela partira. Deve haver manifestações por todo o país. Fazia frio como nunca. Já seriam duas horas?

3. Escolha a correta: Ela e vós podes aumentar o poder de destruição. Você e eu, ninguém acertará essa questão. Marquinho ou Willian ganharão o concurso de beleza. Fazem alguns anos que trabalho aqui.

4. Escolha a correta. Irão haver palestras essa semana. Irá ocorrer vaias. Deverão haver novos incentivos fiscais. Precisa-se de duas amantes.

5. Escolha a correta. Sonhos, felicidades, melancolias, tudo desapareceu. Especulam-se o nome do candidato. Acreditam-se nas falácias. Amanhã vão fazer oito anos que trabalho aqui.

CONCORDÂNCIA VERBAL IV

Comer e dormir faz mal à digestão. SUJEITO REPRESENTADO POR VERBOS NO INFINITIVO: SEM DETERMINANTE, VERBO NO SINGULAR: Comer e dormir faz mal à digestão.

COM DETERMINANTE, VERBO NO PLURAL: O lutar e o vencer constituem minha meta. INFINITIVOS COM IDEIAS OPOSTAS, VERBO NO PLURAL; Rir e chorar muitas vezes contagiam as pessoas.

SUJEITO REPRESENTADO POR VERBOS NO INFINITIVO: SEM DETERMINANTE, VERBO NO SINGULAR: Comer e dormir faz mal à digestão. COM DETERMINANTE, VERBO NO PLURAL: O lutar e o vencer constituem minha meta. INFINITIVOS COM IDEIAS OPOSTAS, VERBO NO PLURAL; Rir e chorar muitas vezes contagiam as pessoas.

CONCORDÂNCIA DO VERBO PARECER: As horas parecem demorar CONCORDÂNCIA DO VERBO PARECER: As horas parecem demorar. As horas parece demorarem.

EXPRESSÃO HAJA VISTA: A inflação está sob controle, haja vista os índices divulgados. A inflação está sob controle, haja vista aos índices A inflação está sob controle, hajam vista os índices

Haja visto só se emprega como particípio do verbo ver Haja visto só se emprega como particípio do verbo ver. Espero que a diretora já tenha visto o meu pedido de aumento.

QUE E QUEM: Fui eu que fiz o trabalho. Fomos nós que fizemos.

Fui eu quem fiz. Fui eu quem fez.

Fomos nós quem fizemos. Fomos nós quem fez.

35% da população apoiam essas medidas. SUJEITO REPRESENTADO POR EXPRESSÃO QUE INDICA PORCENTAGEM: 35% da população apoiam essas medidas. 35% da população apoia essas medidas.

Os 35% da população apoiam essas medidas Os 35% da população apoiam essas medidas. Apoiam essas medidas 35% da população.