PERGUNTAS QUE SE PODEM FAZER AOS ESPÍRITOS CONSIDERAR:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

PRIMEIRA PARTE 1- NOÇÕES PRELIMINARES 4 caps.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
XXI- HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS
PAPEL DO MÉDIUM NAS COMUNICAÇÕES ESPÍRITAS
XXIV- NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE
IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS
7 T = 15’ PARTE 2 PLANO DO ESTUDO XXI-da influência do meio
Sobre a Lógica da Ética Espírita
Dois modos de ler a Bíblia.
Programa VI Roteiro 18.
Programa V Roteiro 21.
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Elaboração: Mediunidade Elaboração:
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
INFLUÊNCIA MORAL DO MÉDIUM
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
6ª AULA TEÓRICA Preparação para o Passe
Lei de Justiça, Amor e Caridade Caridade e Amor ao Próximo Capítulo XI
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Capítulo x natureza das comunicações
5/6/ Se enganar-se é desagradável, pior ainda é ser mistificado. Aliás, é esse um inconveniente de que mais facilmente podemos nos preservar.
PERGUNTAS QUE SE PODEM FAZER AOS ESPÍRITOS CONSIDERAR:
23 - AJUDANDO OS POBRES A SE AJUDAREM
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS II
O Livro dos Médiuns Segunda Parte Capítulo XXVII Itens
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
INFLUÊNCIA MORAL DO MÉDIUM
MÉDIUNS DE EFEITOS INTELIGENTES.
Os Falsos Profetas da Erraticidade
Comunicabilidade dos Espíritos
Perfeição Moral Terceiro Livro capítulo XII itens 893 a 919a
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Profª. Taís Linassi Ruwer
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
ANJOS DA GUARDA ESPÍRITOS PROTETORES FAMILIARES SIMPÁTICOS LIVRO DOS ESPÍRITOS Livro II Questões 489 ao 521.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Vamos abordar nos próximos slides, um assunto muito importante para a cura da obsessão e nunca comentado com eficiência, profundidade e o devido esclarecimento.
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
O Livro dos Espíritos – parte II
Reuniões Mediúnicas.
O processo de DESENCARNAÇÃO
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
1 – Natureza das comunicações
1. 2 O QUE É MORAL ?
Programa V Roteiro 16. O FENÔMENO DE INTERCOMUNI- CAÇÃO MEDIÚNICA.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Pegue a sua Bíblia e diga:
Nossa postura nas reuniões espíritas
DOUTRINA DOS ANJOS GUARDIÃES ANJOS GUARDIÃES REVISTA ESPÍRITA – Allan Kardec Formatação e Montagem: E.Gaudenzi Música : Ave Maris Stella.
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do remendo novo não se ajustar à velha.”
Lei de Destruição e Lei de Conservação
Professor: Suderlan Tozo Binda
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
“São introduzidos demasiado cuidado e fardo no seio de nossas famílias e muito pouco de natural simplicidade, paz e felicidade é acariciado. Deve haver.
Juventude Espírita Fabiano 15/08/2009
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
GECAF - Grupo Espírita Caminho da Felicidade
PERGUNTAS QUE SE PODEM FAZER AOS ESPÍRITOS
Transcrição da apresentação:

PERGUNTAS QUE SE PODEM FAZER AOS ESPÍRITOS CONSIDERAR: A FORMA CLAREZA; PRECISÃO SEM COMPLEXIDADE COM MÉTODO PRÉ ELABORADAS (ALGUMAS) O FUNDO ATENÇÃO SÉRIA ALGUMAS ELES NÃO RESPONDEM NÃO EXPERIMENTÁ-LOS COM O QUE JÁ É SABIDO ESTÃO NAS RESPOSTAS DOS ESPÍRITOS: -OS CONHECIMENTOS QUE POSSUEM -O INTERESSE QUE MERECEMOS -A AFEIÇÃO QUE NOS CONSAGRAM -O OBJETIVO PROPOSTO - A UTILIDADE QUAL É A UTILIDADE DAS PERGUNTAS? -SÃO ÚTEIS PARA A NOSSA INSTRUÇÃO -SÃO ÚTEIS PARA DESMASCARAR MISTIFICADORES ...Sem as nossas perguntas, o L.E. e o L.M. AINDA ESTARIAM POR FAZER...AK § 287

PERGUNTAS QUE SE PODEM FAZER AOS ESPÍRITOS EXPERIÊNCIA DE KARDEC ASSUNTOS O FUTURO EXISTÊNCIAS PASSADAS QUESTÕES MORAIS E MATERIAIS A SAÚDE INVENÇÕES E DESCOBERTAS TESOUROS OCULTOS OUTROS MUNDOS OBSERVAÇÕES TODA PREDIÇÃO CIRCUNSTANCIADA DEVE SER CONSIDERADA SUSPEITA DEUS LHES PERMITE REVELAR ALGUMAS COISAS PARA O BEM OS INTERESSES DA ALMA, SÃO SEMPRE ATENDIDOS. OS MATERIAIS, SEGUNDO O MOTIVO DE BOA VONTADE. MAS HÁ IGNORANTES E SÁBIOS ENTRE OS ESPÍRITOS A CIÊNCIA DEVE SER ADQUIRIDA PELO TRABALHO ( DO HOMEM ) A VERDADEIRA FORTUNA ESTÁ NO TRABALHO OK SOBRE O ESTADO MORAL SÃO PARTICULARMENTE ANTIPÁTICAS AOS ESPÍRITOS: AS INÚTEIS, FEITAS PARA SATISFAÇÃO DA CURIOSIDADE OU PARA PROVÁ-LOS.

Os Espíritos respondem de boa vontade às perguntas que lhes fazemos? R. Depende das perguntas. Os Espíritos sérios respondem com prazer às que objetivam o bem e os meios de vos fazer progredir. Não dão ouvidos às perguntas fúteis.

Basta que uma pergunta seja séria para ter uma resposta séria? R. Não. Isso depende do Espírito que responde. Mas uma pergunta séria não afasta os Espíritos levianos? Não é a pergunta que afasta os Espíritos levianos, é o caráter de quem a faz.

Quais as perguntas particularmente desagradáveis para os Espíritos bons? R. Todas as que são inúteis ou feitas por curiosidade e para experimentá-los. Então ele não respondem e se afastam.

O que pensar das pessoas que só vêem nas comunicações espíritas uma distração ou um passatempo, um meio de obter revelações sobre questões de interesse pessoal? R. Os Espíritos inferiores gostam muito dessas pessoas que, como eles, gostam de se divertir, e ficam satisfeitos quando as mistificam.

Todos os Espíritos estão aptos a compreender as perguntas que lhes fazem? R. Longe disso. Os Espíritos inferiores são incapazes de responder a certas perguntas, o que não os impede de fazê-lo bem ou mal, como acontece entre vós.

Os Espíritos podem nos desvendar o futuro? R. Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente. É esse um problema sobre o qual sempre insistis para obter resposta precisa. Trata-se de um grave erro. Temos dito isso a todo o instante.

Às vezes, entretanto, alguns acontecimentos futuros não são anunciados espontaneamente pelos Espíritos de maneira verídica? R. Pode acontecer que o Espírito preveja coisas que considera conveniente dar a conhecer, ou que tenha por missão revelar-vos.

Por que os Espíritos sérios, quando fazem pressentir um acontecimento, geralmente não marcam a data? Por que não podem ou não querem? R. Por uma e outra razão. Eles podem, em certos casos, fazer pressentir um acontecimento: é então um aviso que vos dão.

Não existem homens dotados de faculdade especial para ver o futuro? R. Sim, aqueles cuja alma se desprende da matéria. E nesse caso é o Espírito que vê. Quando convém, Deus lhes permite revelar algumas coisas para o bem.

Os Espíritos podem revelar-nos as existência passadas? R. Deus, às vezes, permite que elas sejam reveladas, dependendo do objetivo. Se for para a vossa edificação e instrução as revelações serão verdadeiras e, nesse caso, quase sempre feitas espontaneamente e de maneira inteiramente imprevistas. Mas nunca Deus as permite para satisfazer à vã curiosidade.

Podemos ter alguma revelação sobre nossas existências futuras? R. Não. Tudo o que alguns Espíritos vos disserem a respeito será simples traquinagem.

Podemos pedir conselhos aos Espíritos? R. Sim. Não há dúvida. Os Espíritos bons jamais se recusam a ajudar os que os invocam cheios de confiança, principalmente quando se trata de assuntos da alma. Mas repelem os hipócritas.

Os Espíritos podem ajudar nos interesses materiais por meio de revelações? R. Podem. E o fazem algumas vezes, segundo as circunstâncias, mas os Espíritos bons jamais se prestam a servir à cupidez. Os maus fazem brilhar mil miragens aos vossos olhos para vos excitar e mistificar, levando-vos à decepção.

Podemos solicitar esclarecimentos aos Espíritos sobre a sua situação no mundo espiritual? R. Sim, e eles respondem de boa vontade quando o pedido é ditado pela simpatia e pelo desejo de ser útil, e não pela curiosidade.

Os Espíritos podem aconselhar sobre a saúde? R. A saúde é condição necessária para o trabalho que devemos executar na Terra, e por isso os Espíritos se ocupam dela de boa vontade. Mas como há ignorantes e sábios entre eles, nesse caso como em outros não convém dirigir-se ao primeiro que se manifeste.

Os Espíritos podem dar orientação, em pesquisas cientificas e descobertas? R. A ciência é obra do gênio; só deve ser adquirida pelo trabalho, porque é somente pelo trabalho que o homem avança no seu caminho. Que mérito teria se lhe bastasse interrogar os Espíritos para tudo saber?

O sábio e o inventor nunca são assistidos pelos Espíritos nas suas pesquisas? R. Oh, isso é bem diferente. Quando chega o tempo de uma descoberta os Espíritos incumbidos de lhe dirigir a marcha procuram o homem capaz de a levar a bom termo. Inspiram-lhe as idéias necessárias, com o cuidado de lhe deixar todo o mérito.

CONTRADIÇÕES E MISTIFICAÇÕES SUAS FONTES: OS HOMENS OS ESPÍRITOS OS ESPÍRITOS SUPERIORES JAMAIS SE CONTRADIZEM SUA LINGUAGEM: É SEMPRE A MESMA: MAS PODE VARIAR: PARA AS MESMAS PESSOAS SEGUNDO AS PESSOAS E OS LUGARES A CONTRADIÇÃO É APARENTE. A IDÉIA FUNDAMENTAL É A MESMA APROPRIAM A LINGUAGEM ÀS PESSOAS (COMO OS BONS ORADORES) ESTUDEM COMPAREM APROFUNDEM O CONHECIMENTO DA VERDADE TEM ESSE PREÇO

CONTRADIÇÕES E MISTIFICAÇÕES MEIO DE EVITÁ-LAS NÃO EXIGIR DO ESPIRITISMO SENÃO O QUE ELE PODE E DEVE DAR-LHES SEU FIM: A MELHORIA MORAL DA HUMANIDADE O CAMINHO É : O CAMINHO NÃO É: O BEM HONRAS FORTUNAS PAIXÕES QUEM É MISTIFICADO TEM APENAS O QUE MERECE NÃO VEJAM NOS ESPÍRITOS, OS SUBSTITUTOS DOS ADIVINHOS E DOS FEITICEIROS

CHARLATANISMO E PRESTIDIGITAÇÃO (TRAPAÇA) (ARTE MÁGICA) É POSSÍVEL OBTER LUCROS COMO MÉDIUM E TER UMA FACULDADE REAL? A RESPOSTA RESULTA DOS PRINCÍPIOS: NÃO HÁ CHARLATANISMO DESINTERESSADO OS ESPÍRITOS NÃO ESTÃO À NOSSA DISPOSIÇÃO (PARA EXIBIÇÃO À QUALQUER HORA E PARA TODOS OS FINS) OS ESPÍRITOS POUCO CASO FAZEM DAS COISAS MATERIAIS E NÃO NOS AJUDARIAM A MERCANTILIZAR A SUA PRESENÇA. ESPÍRITOS INFERIORES GOSTAM DE MISTIFICAR. MAS NÃO GOSTAM DE SER MISTIFICADOS SE O ESPÍRITO NÃO ATENDE, DÁ-SE UM JEITO! A IMAGINAÇÃO É TÃO FECUNDA QUANDO SE TRATA DE GANHAR DINHEIRO! CAUSAS NUMEROSAS PODEM AFASTAR OS BONS ESPÍRITOS O MÉDIUM NÃO RECEBE A FACULDADE PARA O SEU GOZO. É FACULDADE CONCEDIDA PARA FAZER O BEM A MEDIUNIDADE NÃO É GANHA PÃO O INTERESSE É LEGÍTIMO MOTIVO DE SUSPEITA O DESINTERESSE ABSOLUTO É A MELHOR GARANTIA CONTRA O CHARLATANISMO

REUNIÕES E SOCIEDADES REUNIÕES: - FRÍVOLAS – EXPERIMENTAIS - INSTRUTIVAS OBJETIVO: BANALIDADES; DIVERSÕES - ADVINHAR IDADE - O QUE TEM NO BOLSO - REVELAR SEGREDINHOS etc OS ESPÍRITOS LEVIANOS AÍ SE ENCONTRAM EXPERIMENTAIS OBJETIVO: PRODUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES FÍSICAS PARA ALGUNS: MAIS CURIOSO DO QUE INSTRUTIVO CAUSA MAIS ESPANTO QUE CONVENCIMENTO MAS FIZERAM DESCOBRIR AS LEIS QUE REGEM O MUNDO INVISÍVEL PARA ALGUNS SÃO MEIO DE CONVICÇÃO PRECISAM DE MÉTODO E PRUDÊNCIA INSTRUTIVAS

REUNIÕES INSTRUTIVAS CONDIÇÕES: PERMANECEREM SÉRIAS – SEM VULGARIDADES OCUPAR-SE SÓ COM COISAS ÚTEIS OBSERVAR TUDO O QUE PODE FAZER PROGREDIR A CIÊNCIA ESPÍRITA CONTROLAR AS COMUNICAÇÕES COM PESSOAS BONDOSAS E DESINTERESSADAS AFASTAR O MÉDIUM OBSEDADO OU FASCINADO AFASTAR (COM AMOR) OS ESPÍRITOS MENTIROSOS ASSOCIAR O PENSAMENTO DE TODOS, UNIDOS NUMA MESMA INTENÇÃO OFERTAR UM MEIO SIMPÁTICO AO ESPÍRITO COMUNICANTE COMPATIBILIZAR O NÚMERO DE ASSISTENTES A HOMOGENEIDADE É DIFICULTADA PELO GRANDE NÚMERO A REGULARIDADE DAS REUNIÕES (PARA A PROGRAMAÇÃO DE ESPÍRITOS E HOMENS)

RELATIVO ÀS SOCIEDADES AS INTERPRETAÇÕES O ESPIRITISMO É MUITO DIVERSAMENTE APRECIADO E MUITO POUCO COMPREENDIDO EM SUA ESSÊNCIA ALGUNS COLOCAM OS FATOS ACIMA DOS PRINCÍPIOS E SE DIVIDEM PELA MANEIRA DE ENCARÁ-LOS A MULTIPLICAÇÃO DAS SOCIEDADES IDEAL EM PEQUENOS GRUPOS MAIS FÁCIL A UNIFORMIDADE DE SENTIMENTOS TODOS SE CONHECEM. É COMO EM FAMÍLIA UMA SOCIEDADE INDISSOLÚVEL SERIA AQUELA ONDE SE REUNISSEM COM O OBJETIVO DE SE INSTRUIR E NÃO NA ESPERANÇA DE VER COISAS

AS GRANDES SOCIEDADES EXCLUEM A INTIMIDADE DOS ELEMENTOS EXIGEM LOCAL ESPECIAL RECURSOS PECUNIÁRIOS APARELHAMENTO ADMINISTRATIVO NELAS, AS DIVERGÊNCIAS: DE OPINIÕES DE IDÉIAS DÃO MAIS FACILIDADES PARA ESPÍRITOS PERTURBADORES É MAIS DIFÍCIL DE CONTENTAR TODO MUNDO CADA UM DESEJARIA QUE OS TRABALHOS FOSSEM DIRIGIDOS “AO SEU GOSTO” E QUE SE TRATASSE DE PREFERÊNCIA OS ASSUNTOS QUE MAIS LHE INTERESSAM ALGUNS JULGAM QUE O TÍTULO DE SÓCIO LHES DARIA O DIREITO DE IMPOR SEUS PONTOS DE VISTA, GERANDO: -PROTESTOS E MAL ESTAR -DESUNIÃO -DISSOLUÇÃO PRINCÍPIO ESTABELECIDO POR ALLAN KARDEC (§ 337) NUMA REUNIÃO ESPÍRITA, TODO AQUELE QUE PROVOCA DESORDEM OU DESUNIÃO POR QUAISQUER MEIOS, OSTENSIVA OU DISSIMULADAMENTE, É UM MAU ESPÍRITA DE QUE SE DEVE DESEMBARAÇAR.

DAS SOCIEDADES CUIDADOS ESPECIAIS ELEMENTOS NOVOS -IDEIAS PRECONCEBIDAS -INCRÉDULOS (SISTEMÁTICOS) -ORGULHOSOS (DONOS DA VERDADE) ORADORES INSÍPIDOS QUEREM FALAR POR ÚLTIMO SE COMPRAZEM NA CONTRADIÇÃO OS ESPÍRITOS NÃO GOSTAM DE PALAVREADOS INÚTEIS “QUEDA” NUM GRUPO: UMA PESSOA CAI; HÁ UM INIMIGO NO CAMPO. SE NÃO FOR ENERGICAMENTE DESENCORAJADO ▼ OBSESSÃO NOS MÉDIUNS. E NOS OUTROS: - HOSTILIDADE DOS SENTIMENTOS - PERVERSÃO DO SENSO MORAL -PERTURBAÇÃO DA HARMONIA

CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS PARA UMA SOCIEDADE PERFEITA COMUNHÃO DE IDÉIAS E DE SENTIMENTOS BENEVOLÊNCIA RECÍPROCA ENTRE TODOS RENÚNCIA DE SENTIMENTOS CONTRÁRIOS À CARIDADE CRISTÃ DESEJO DE SE INSTRUIR E DE MELHORAR (COM O ENSINO DOS BONS ESPÍRITOS) EXCLUSÃO DE TUDO O QUE SÓ TENHA POR OBJETIVO A CURIOSIDADE (NAS COMUNICAÇÕES) RECOLHIMENTO E SILÊNCIO RESPEITOSO (DURANTE AS COMUNICAÇÕES) UNIÃO PELO PENSAMENTO DE TODOS (NO APELO AOS ESPÍRITOS EVOCADOS) DESEJO ÚNICO DE SE TORNAREM ÚTEIS (TODOS OS PARTICIPANTES DA REUNIÃO)

MATÉRIAS DE ESTUDO NUMA SOCIEDADE ESPÍRITA LER E COMENTAR: TUDO ...RELACIONADO COM O ESPIRITISMO PRÓ... CONTRA... OBRAS ESPECIAIS... JORNAIS/FATOS/ NOTÍCIAS... REPORTAGENS/RELATOS DE VIRTUDES OU VÍCIOS… ASSIM ORGANIZADA SERÁ UMA SOCIEDADE “SEM TEMPO” PARA COMUNICAÇÕES DIRETAS “(...) O ESPIRITISMO SE LIGA A TODOS OS RAMOS DA ORDEM SOCIAL ...”

A TRANSFORMAÇÃO DA HUMANIDADE SE DARÁ PELO MELHORAMENTO DAS MASSAS... QUE SÓ SE FARÁ POUCO A POUCO.... ...PELO MELHORAMENTO DOS INDIVÍDUOS.

CAPÍTULOS QUE SEGUEM XXX XXXI XXXII REGULAMENTO DA SOCIEDADE PARISIENSE DISSERTAÇÕES ESPÍRITAS VOCABULÁRIO ESPÍRITA XXXI XXXII