O PLANO DE DEUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

O Sacramento do Matrimônio
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
Leitura cristã da Criação
Oração Eucarística VI- A
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Caminhada do Povo de Deus
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Trindade.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”
A saudação e o nome cheia de graça diz-nos tudo, refere-se em primeiro lugar, a eleição de Maria como Mãe de Deus.
Por Moisés Sampaio de Paula
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
DEUS TRINDADE.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Deus é Comunidade de Amor
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Maria a Bem-Aventurada
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
Hebreus 7 A Aliança Superior
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Creio na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna 1.
EM QUE CREMOS?.
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
A Trindade
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Jesus Cristo a encarnação da graça
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
HÁ DOIS MIL E SEIS ANOS ATRAS UM HOMEM VEIO AO MUNDO MONTAGEM: PEDRO DE SOUZA Ligue o som DISPOSTO A SER O MAIOR EXEMPLO DE AMOR E VERDADE.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
#FÉqueMUDA.
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Mãe do Criador.
Deus Trindade.
Crescendo em Comunidade
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
REDEmPTORIS MATER.
Trindade.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Virgem Maria no projeto de Salvação
A CERTEZA DA SALVAÇÃO NR. 03 PRÉ-ENCONTRO
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

O PLANO DE DEUS

Construindo o Plano... A GRAÇA O ponto de partida é a constatação da obra da criação e sua autoria divina: Deus criou tudo o que existe e vendo que “tudo era bom”, decide levar à perfeição à sua obra criando o ser humano! O ser humano é criado “à imagem e semelhança de Deus Trindade-Santa, relação de amor entre as três pessoas divinas, que mantendo a sua identidade própria (Pai-Filho-Espírito Santo) nos comunicam esse amor e se revelam na história como Deus (Criador-salvador-Santificador) sendo numa mesma natureza divina uma só pessoa!

E o jardineiro estragou o jardim... Colocado por seu criador “num jardim” o ser humano deveria cuidar da obra criada como um jardineiro e não como o dono do jardim. “Sede fecundos, multiplicai-vos (...) submetei a terra...dominai-a! Esta tarefa recebida deveria ser melhor compreendida como: “Cuide bem, como herdeiro, do presente que eu entrego nas tuas mãos!”

Felicidade Horizonte da Existência Humana A FELICIDADE é o desejo mais inato do homem, a aspiração que vem das suas mais íntimas profundezas. Toda a ação humana (consciente ou não) tende para uma só coisa: A FELICIDADE! SER FELIZ! REALIZAR-SE! Mas por que apesar de termos sido criados para a felicidade enfrentamos tantas ambigüidades? Existe algo ou ALGUÉM para além da nossa compreensão ou percepção?

Começando a elaborar as respostas Guiado pela sua capacidade de compreender a si mesmo, o mundo no qual está inserido e as realidades diversas que o cercam, o homem chega à conclusão de que ALGUÉM é o grande artífice do Universo! COMO O HOMEM CHEGA À CONCLUSÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS PELA SUA INTELIGÊNCIA/ RAZÃO? Princípio da Causalidade (Toda conseqüência é gerada por uma causa que produz seus efeitos. Nada criado pode ser causa de si mesmo. Deve existir uma “causa primeira” de tudo!) Princípio da Mobilidade (Tudo se move e está em constante movimento porque “ALGUÉM” deu o “primeiro empurrão”. Principio da Necessidade (Tudo que é transitório ou contingente não pode existir sem o ser necessário! O relativo depende do ABSOLUTO, o passageiro depende do PERENE...)

4. Princípio da Organização ( Tudo está regido por uma ordem que já foi disposta = organizada por ALGUÉM!) 5. Princípio da Autonomia (Dotado de inteligência-vontade-liberdade, o homem percebe em si uma lei interior que o leva à consciência moral (certo/errado – recompensa/punição) e que ALGUÉM deve ser o “Legislador Supremo”. “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto eles não tem desculpa nenhuma” (Rm 1,20)

E DEUS SE REVELA AO HOMEM... O homem como efeito de uma “CAUSA” é pessoa dotada de inteligência-vontade-liberdade e capaz de perceber que a causa de todos os efeitos também deve ser também Pessoa. Mas quem é essa pessoa? Como será o seu jeito de ser? Sua intimidade? Seu Mistério? Essa resposta só será possível se “essa pessoa(=Deus)” se revelar livremente para o ser humano. Esta revelação pressupõe que nós acreditemos no que Ele nos diz, e isto é a fé. Revelando para nós quem Ele é, também nos mostra o seu Plano.

COMO DEUS FEZ A REVELAÇÃO DE SI MESMO E DE SEU PLANO? Escolhendo um povo para ser o “seu povo”; Celebrando a “Aliança” com esse povo; Revelando a sua vontade – seu Plano; Enviando mensageiros desta vontade (Profetas); Encarnando-se (Tomando a condição humana). “Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo”. ( Hb 1,2) “Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor” (1 Jo 4,8) “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.” (Jo 3,16-17)

QUEM É DEUS? Lançando mão das definições... Nas lições do 1º Catecismo: “Deus é um espírito eterno e perfeitíssimo, criador do céu e da terra”! Em sua natureza divina e única revela-se em três pessoas distintas (Pai – Filho – Espírito Santo). Este é o mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE! A piedosa história de Santo Agostinho (Caber o oceano inteiro no “buraquinho” feito na areia da praia?) Na Santíssima Trindade, então, temos o amor das três pessoas divinas que se relacionam de forma íntima e unitária e ainda se revelam na história humana na criação, salvação e santificação pelo AMOR! Contudo não nos bastará conhecer Deus pelas definições mas perceber quais são as conseqüências derivadas deste conhecimento...

Os Passos/Etapas do Plano de Deus: A CRIAÇÃO – O Início do Plano Deus criador O ser humano – plenitude da criação O Pecado – No desamor a destruição do Plano Conhecimento – Consentimento – Matéria Grave Leves (Veniais) – Graves (Mortais) Conseqüências (Pessoais – Sociais) A ENCARNAÇÃO – A Reconstrução do Plano Maria, na plenitude dos tempos o “SIM” da humanidade! Jesus, Deus-Conosco, veio para nos mostrar quem é Deus! A REDENÇÃO O sacrifício do Filho único paga o preço do nosso resgate!

Os Passos/Etapas do Plano de Deus: A IGREJA – A Continuação do Plano - Modelos Instituição Comunhão – Comunidade – koinonia Sinal-sacramento de Cristo (Martyria – Liturgia – Diaconia) Servidora Mistério A ESCATOLOGIA – A Eternização do Plano – “Os Novíssimos” Morte Juízo Céu Inferno Purgatório