DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Cooperação e Governança
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Algumas provocações para se pensar
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Um Pacto pela Saúde.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Plano Nacional de Cultura
Marcelo Miná Dias DER-UFV.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
A proposta inicial e as auto-críticas dos anos sessenta e setenta
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
Escola Superior de Guerra
PLENÁRIA FINAL.
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Cultura.
GRUPOS PRATA E DOURADO Cenário Externo: -Mundo globalizado, competitivo impõe a necessidade de internacionalização; -Há restrições típicas das instituições.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Premissas Dados das Microrregiões.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NEGÓCIO MISSÃO PRINCÍPIOS A.AMBIENTAL VISÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS MODELAGEM INSTITUCIONAL.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Segurança alimentar e mercados institucionais
Bens e serviços de provisão
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
A Politica de Assistência Social
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Fundamentos da Administração Pública
Objetivos Específicos:
Fonte principal: “A Inclusão do Outro” (1999)
TERRITORIALIZAÇÃO.
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Política Nacional de Promoção da Saúde
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Regiões Integradas de Desenvolvimento Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Urbano Brasília, outubro de 2015.
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL ARTICULANDO POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMANDAS SOCIAIS -CONCEITOS-

TERRITÓRIO É um espaço físico, geograficamente definido, não necessariamente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população, com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão (social, cultural e territorial).

COESÃO a coesão social, como expressão de sociedades nas quais prevaleça a equidade, o respeito à diversidade, a solidariedade, a justiça social, o sentimento de pertencimento e a inclusão; e a coesão territorial como expressão de espaços, recursos, sociedades e instituições imersas em regiões, nações ou espaços supranacionais, que os definem como entidades cultural, política e socialmente integradas.

IDENTIDADE TERRITORIAL A coesão social e territorial indicam a identidade do território A identidade territorial expressa-se na cooperação, na solidariedade, na co-responsabilidade, no sentimento de pertencer e na inclusão

o caráter heterogêneo dos territórios rurais; O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RESSALTA: o caráter heterogêneo dos territórios rurais; a necessidade de políticas com objetivos múltiplos e integrais para atender a esta característica; a importância de superar a tradição de priorizar investimentos destinados exclusivamente ao desenvolvimento econômico; a necessidade de se estabelecerem mecanismos institucionais que promovam sistemas participativos e abertos, capazes de formular soluções desde a base.

NA DEFINIÇÃO E EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS O enfoque territorial destaca: o território como objeto das políticas; políticas públicas contextualizadas; a cooperação entre agentes públicos e privados; um novo papel do Estado, especialmente quanto à provisão bens públicos, direção e regulação da economia, construção da democracia e da institucionalidade rural.

QUATRO DIMENSÕES FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Econômica, em que se destaca a competitividade territorial; Sociocultural, na qual sobressai a equidade e o respeito pela diversidade; Ambiental, onde se enfatiza o conceito de administração e gestão da base de recursos naturais; Político-institucional, em que ressalta o conceito de governabilidade democrática e a promoção da conquista e do exercício da cidadania.