ENTREVISTA COM OS PAIS Primeira Parte da Análise Projetiva de Uma Criança Prof.ª: Camila Alves Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A minha rotina de Segunda a Sexta
Advertisements

Dez Mandamentos de Qualidade do Dia-a-dia
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
Entrevistas semi-dirigidas
OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA
Cláudio Jerônimo da Silva UNIAD - UNIFESP CEAD - Jundiaí-SP
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
Escola Municpal Epitácio Campos
ESTUDO DE CASO.
O que é ser rapaz no séc. XXI?
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Ajude – me!!.
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE
Apresentação do projecto – reunião de pais
ANÁLISE HABITAÇÃO/FAIXA ETÁRIA
Hábito 3 – Aula 6.
Autobiografia Ilustrada
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
A Encantadora de Bebês e o Pediatra
Autismo: Orientação Familiar
Colégio Nossa Senhora de Sion
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Técnicas dos alunos de sucesso
OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM PROFISSIONAL
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
Desenvolvimento Físico.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Por: Qualidade Flytour Corp. OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CARACTERÍSTICAS COMUNS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES MALTRATADOS
Conselhos aos IDOSOS.
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Clica para continuar.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Ministério com Casais.
Prof.ª Irislane Figueiredo
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Escola Municipal Lídia Angélica Assembleia de pais Diálogo Aberto 2012 Diretora: Rosangela Vice: Rosa.
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
A Família Jetson.  A família Jetson era composta pelo pai o senhor Luiz, pela mãe a senhora Joana e pelos filhos Bruno e o outro Davi.  Está família.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM PROFISSIONAL
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Como produzir e conduzir a entrevista
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
Transcrição da apresentação:

ENTREVISTA COM OS PAIS Primeira Parte da Análise Projetiva de Uma Criança Prof.ª: Camila Alves Martins

Acolhida Saber informações básicas da criança e dos pais antes do primeiro contato: nome, idade,etc Buscar os pais da criança na sala de espera Observe a postura geral do casal e tente levantar impressões sobre ele Cumprimentá-los conforme a receptividade percebida, mantendo uma certa formalidade Atentar-se para a importância da participação do pai na entrevista Não esquecer de marcar a entrevista com o pai e com a mãe juntos, observando as exceções

Rapport Conversa informal para deixar mais a vontade os entrevistados e o entrevistador Não é explicação de procedimento Como é estar com um psicólogo para falar do filho

Queixa O que os levaram ao consultório (disciplina) Investigá-la: descrição pormenorizada, quando começou, se houve algum acontecimento que desencadeou, freqüência e situações onde ocorre e se existe alguém na família que também apresenta ou apresentou tal queixa Saber a reação dos pais frente a queixa Saber a reação da criança frente à queixa Como os pais lidam Como a criança lida com a queixa e com a reação dos outros Verificar queixas secundárias

Genograma Montar um genograma da família da criança a partir dos avós maternos e paternos Anotar alguns dados: idade, profissão, características de personalidade e datas significativas (casamento, morte, separação etc) de cada componente Perguntar sobre os vínculos afetivos (positivos ou negativos) importantes dos pais e da criança com os outros familiares

História de Vida dos Pais Perguntar dados da infância e adolescência: onde moraram, estudaram, amizades, brincadeiras, relacionamentos afetivos e lembranças marcantes Como se conheceram, namoraram e casaram Relacionamento com a própria família e com a família do outro Rotina do casal Doenças e vícios na família

História da Gravidez Planejamento da criança Como a notícia da gravidez foi recebida pelos pais e pelos familiares Reflexo da gravidez no relacionamento do casal Expectativa do sexo Pré-natal Acompanhamento do pai Como foi a gravidez: física e emocionalmente Reação à proximidade do nascimento da criança Caso tenha irmãos investigar como foi a gravidez de cada um

História do Parto Tipo de parto Sentimentos relativos ao nascimento: olhar, tocar, o que falou e sentiu ao ver o filho pela primeira vez. Os primeiros dias com a criança: quem ajudou a cuidar, como foi chegar em casa, sentimentos advindos da situação A participação do pai no processo de parto e primeiros dias Amamentação: aceitação do peito pela criança, como era o ato de amamentar para a mãe e para a criança, cólicas, regurgitação (reação dos pais), com que freqüência levavam a criança ao pediatra Desmame: Quando e como foi o desmame para a criança e para a mãe Criança de mamadeira: como era feita a amamentação da criança

Alimentação Como foi a introdução de alimentos sólidos Quem alimentava a criança normalmente Em caso de rejeição qual foi o comportamento da mãe (deixou, forçou) e a reação da criança a este comportamento Hábitos alimentares da criança desde o início até a atualidade Quantas refeições a criança faz ao dia Distúrbios alimentares: obesidade,apetite pervertido, anorexia, aerofagia, refluxo, ruminação, bulimia (se tem desde quando; ou se já teve, quando deixou de ter, reação dos pais e da criança)

Sono Investigar desde o nascimento: trocou o dia pela noite (reação dos pais), foi tranqüilo, agitado, terror noturno, bruxismo, despertar fácil, sonambulismo, insônia, medo de escuro, pesadelo, dificuldade para dormir sozinho, hábitos para dormir, sonolência durante o dia, sudorese, paralisia do sono, sonilóquio, apinéia (se tem, desde quando; ou se já teve, quando deixou de ter, reação dos pais e da criança) Onde dorme e desde quando, com quem Quantas horas dorme por noite Dorme de dia

Desenvolvimento Psicomotor Destra ou canhota Quando a criança: riu, sentou, engatinhou, ficou de pé, andou e falou Reação da criança aos primeiros dentes Quem acompanhou a criança no decorrer dessas fases Reação dos pais diante de cada nova experiência Os cuidados para com a criança mudaram quando ela começou a andar Tinha acesso a velocípede, bicicleta, freqüentava parquinhos Quando começou a sentar à mesa para comer. Descreva Fala: qual a primeira palavra, falou errado por muito tempo, trocou ou troca letras, gagueira, língua presa, quando começou a falar corretamente Controle dos esfíncteres: quando e como foi o processo de aprendizagem do controle das fezes e urina (noturno e diurno). Reação dos pais e da criança

Hábitos e Manipulações Perguntar sobre as “manias” da criança (chupar dedo e/ou chupeta, enrolar o cabelo, arrancar cabelo, sucção da língua, morder, dedo no nariz, chupar roupa, roer unhas, puxar orelha, tiques etc): descrever comportamentos, reação dos pais. Se já parou quando e de que forma Birra Higiene pessoal: banho, escovar dentes etc Investigar sempre como os pais reagem frente às situações e como a criança reage

Sexualidade Apresenta curiosidade sexual: qual, com que freqüência. Como os pais e a criança agem e reagem Como o assunto sexo é abordado e por quem Masturbação Se a criança é vaidosa, preocupa-se com a aparência, é estimulada pelos pais neste sentido

Saúde Doenças atuais e pregressas/seqüelas A criança queixa-se de alguma dor Cirurgia/acidentes/internações Reação da criança e dos pais

Escolaridade Creche e/ou primeiro dia de aula: preparação, como foi, com que idade, reação dos pais e da criança Relação com professores e colegas Tarefas: gosta de estudar, quem auxilia e de que forma, é cuidadoso, tem horário determinado Matéria que mais gosta, a que menos gosta, a que tem dificuldade Memória Participação da criança nas atividades da escola Participação dos pais no dia-a dia da escola, expectativas dos pais diante do rendimento da criança e em relação à vida profissional e escolar da criança, reação às notas Mudança de escola e suas implicações

Sociabilidade e lazer da criança Relacionamento da criança com a família, vizinhos, parentes e outros Reação da criança ao nascimeto de irmãos Colegas: quantidade, faixa etária e sexo Brinquedos: o que gosta de brincar, como lida com os brinquedos, que horas brinca TV (o que assiste), computador (o que acessa), videogame (o que joga) e leitura(o que lê): onde e com que freqüência Como os pais vêm a postura da criança frente os amigos: lider de idéias, líder fazedor, líder afetivo, extrovertido, retraído, passivo, arteiro, vítima, brigão, o que bate, o que apanha, facilidade/dificuldade de fazer amigo, brinca sozinho ou em grupo

Sociabilidade e Lazer da Família A família freqüenta algum grupo social O que fazem para se divertir O que fazem no fim de semana Gostam de ler, que tipo de leitura Computador, televisão (juntos), música Costumes e hábitos tradicionais da família, comemorações

Religiosidade e Educação Religião da família e a relação desta com a vida familiar, freqüência de participação Normas que adotam em função das normas da igreja e possíveis resistências da criança a estas normas A criança gosta de freqüentar a igreja Formas de educação da criança: diálogo, surra, castigo etc; onde busca informações

Rotina da Criança Descrever a rotina da criança da hora que levanta até a hora em que vai dormir, de segunda a domingo

Percepção dos Pais Acerca da Criança Qualidades Dificuldades Características psicológicas Gostos Expectativas

Finalização da Entrevista Questionar se os pais têm algo a acrescentar Fazer enquadramento Orientar aos pais sobre o que dizer à criança a respeito da vinda ao psicólogo, sobre que tipo de roupa usar para as sessões e a importância da assiduidade e pontualidade Agradecimentos finais