Diretoria de Metrologia Legal Diretor de Metrologia Legal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ofícios Circulares Dimel
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Metrologia - A Ciência da Medição
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
Conceitos Básicos de Medição
Segurança de Qualidade Analítica
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
5 Calibração de Sistema de Medição
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos SUPERVISÃO METROLÓGICA DISEM/RBMLQ-I.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Estrutura e Modelo de Gestão
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
ATUAÇÃO DOS CORRETORES Horacio L.N. Cata Preta Professor convidado da Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro nos MBAs em Gerência de Saúde e Regulação.
Marcelo Castilho de Freitas
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Encontro RBMLQ-I depois de Amanhã 24 e 25 de maio de 2010 DIRETORIA.
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Reunião Regional de Planejamento da RBMLQ-I 2º ciclo – Centro Oeste
Reunião Regional Nordeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal Dimel/Disme.
Necessidades Relativas a Metrologia
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 6
Estrutura INMETRO/CORED e Relacionamento com a RBMLQ-I
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
EQUIPE: ALEXANDRE DE PAULO SILVA DIRENE ESPINEL ÉRCULIS LOPES PROENÇA JOCÉLIA ESPINEL MARCELA TAMIRES LAGUNA.
5 Calibração de Sistema de Medição
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro Oscar.
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Plenária RBMLQ-I 2º Ciclo 2012 – Campo Grande/MS Marcio Paiva Coordenador Substituto - Cored Capacitação RBMLQ-I.
Reunião Regional Sul/Sudeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Luiz Carlos Gomes dos Santos Mauricio Evangelista da Silva
Reunião Regional 2º ciclo – NE 23 a 27 de setembro – Maranhão Mauricio Evangelista da Silva Diretor Substituto da Dimel Reunião Regional de Planejamento.
Reunião Regional 2º ciclo – S/SE 02 a 06 de setembro – Curitiba Mauricio Evangelista da Silva Diretor Substituto da Dimel Reunião Regional de Planejamento.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I / 2° semestre Marcio Ribeiro de Paiva Coordenador Geral substituto da RBMLQ-I Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I.
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Ana Martins e Bruno Santos
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Alexandre Dias Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal (Disme) PLANO DE TRABALHO 2016 Planejamento Inspeção de Campo.
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
Marca do evento Alfredo Lobo Diretor da Qualidade I SEMINÁRIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE REGULAMENTAÇÃO Regulamentação no Inmetro.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Audiência Pública PL 3988/12 Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor de Metrologia Legal Regulamentação metrológica de produtos pré-medidos: pescado glaciado.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Metrologia Legal Diretor de Metrologia Legal Dimel Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor de Metrologia Legal

O conceito de Metrologia Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia, “Metrologia é a Ciência da Medição e suas aplicações” NOTA. A metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação. PROBLEMA CENTRAL: credibilidade e universalidade dos resultados.

HIERARQUIA DO SISTEMA METROLÓGICO Unidades do SI RASTREABILIDADE Padrões Internacionais BIPM Padrões dos Institutos Nacionais de Metrologia Padrões Nacionais Padrões de referência dos laboratórios de calibração credenciados DISSEMINAÇÃO Calibração Padrões de referência. dos laborat. de ensaio credenciados Ensaios Padrões de trabalho dos laboratórios do chão de fábrica Indústria e outros setores COMPARABILIDADE

Categorias de Metrologia Metrologia Científica - é a parte da metrologia que trata da organização e desenvolvimento de padrões de medida e sua manutenção nos níveis mais elevados. Metrologia Industrial - é a parte da metrologia que assegura o adequado funcionamento dos instrumentos de medição usados na indústria bem como na produção e nos ensaios. Metrologia Legal - está preocupada com a exatidão das medições onde estas têm influência na transparência das transações econômicas, nas medições relacionadas á saúde, á segurança e ao meio ambiente.

Conceituação de MetrologiaLegal Definição internacional (item 2.2 do Vocabulário Internacional de Termos de Metrologia Legal) Parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos de medição e métodos de medição, e que são desenvolvidas por organismos competentes.

O Papel do Estado na Metrologia Legal Prover a sociedade meios necessários para estabelecer confiança nos resultados das medições. → Estabelecendo exigências legais → Infra-estrutura – Meios Técnicos → Exercendo supervisão dos produtos e das atividades regulamentadas → Controlando / avaliando a conformidade de produtos e das atividades regulamentadas 7

Legislação Lei nº 5966/1973 - Criação do Sinmetro, Conmetro e Inmetro. Art 3° “ O Inmetro é competente para “ : I - Elaborar e expedir regulamentos técnicos nas áreas que lhe forem determinadas pelo CONMETRO; II - Elaborar e expedir, com exclusividade, regulamentos técnicos na área de Metrologia, abrangendo o controle das quantidades com que os produtos, previamente medidos sem a presença do consumidor, são comercializados, cabendo-lhe determinar a forma de indicação das referidas quantidades, bem assim os desvios tolerados; ...

Resolução Conmetro nº 11/1988 Legislação Resolução Conmetro nº 11/1988 8) Os instrumentos de medir e as medidas materializadas, que tenham sido objeto de atos normativos, quando forem oferecidos à venda; empregados em atividades econômicas; utilizados na concretização ou na definição do objeto de atos em negócios jurídicos de natureza comercial, civil, trabalhista, fiscal, parafiscal, administrativa e processual; e quando forem empregados em quaisquer outras medições que interessem à incolumidade das pessoas, deverão, obrigatoriamente, ser submetidos ao CONTROLE METROLÓGICO LEGAL. 8.1) O Inmetro determinará quais as medidas materializadas e intrumentos de medição sujeitos as obrigações definidas neste item.

Controle Metrológico Legal Conjunto de atividades de metrologia legal, visando à garantia metrológica - Controle legal de instrumentos de medição - Apreciação Técnica de Modelo (ATM) - Verificação: . Inicial . Subsequente (periódica, após reparo e outras) - Supervisão metrológica - Perícia metrológica

Apreciação Técnica de Modelo Avaliação de um instrumento em relação às prescrições técnicas e administrativas regulamentadas > ensaios de desempenho; - exatidão, repetitividade, etc. > ensaios de desgaste acelerado; > ensaios de perturbação - temperatura, umidade, campos eletromagnéticos, etc.; > proteção contra manipulações.

Verificação (item 3.12 do VIML) Procedimento que compreende o exame, a marcação e/ou a emissão de um certificado de verificação e que constata e confirma que o instrumento de medição satisfaz às exigências regulamentares.

Verificação Inicial Primeira Verificação feita em um instrumento de medição. Geralmente ocorre logo após sua fabricação, no final da linha de produção, após o produto acabado e antes de sua venda.

Verificação Subsequente Procedimento que atesta que um instrumento de medição em serviço, isto é, em seu local de utilização, mantem as propriedades metrológicas exigidas nas condições de funcionamento e de uso, com periodicidade definida em regulamento (periódica) ou quando submetido a uma manutenção (após reparo).

Supervisão Metrológica • Em Instrumentos de Medição → Controle realizado na fabricação, na importação, na instalação, na utilização, na manutenção e no reparo de instrumentos de medição; Objetivo: Checar se esses instrumentos são utilizados de maneira correta, no que se refere à observância das leis e dos regulamentos metrológicos.

Supervisão Metrológica • Em Instrumentos de Medição → Controle realizado na fabricação de instrumentos através da auto-verificação pelos fabricantes autorizados de medidores de energia elétrica, de água e de gás domiciliar, esfigmomanômetro e cronotacógrafo ; → Controle realizado no reparo de instrumentos através dos postos de ensaios autorizados de medidores de energia elétrica, de água e de gás domiciliar; → Controle realizado na manutenção e reparo de instrumentos por oficinas de conserto e manutenção.

Supervisão Metrológica • Em Produtos pré-medidos → Controle da indicação quantitativa e do conteúdo dos produtos medidos sem a presença do consumidor. A regulamentação define: Prescrições sobre a forma de se declarar a quantidade; Prescrições sobre a metodologia de exame, a amostragem e as tolerâncias admissíveis; Padronização quantitativa para alguns produtos.

Perícia Metrológica → Conjunto de operações que tem por finalidade examinar e demonstrar as condições de um instrumento de medição e determinar suas características metrológicas de acordo com as exigências regulamentares aplicáveis.

Estrutura Geral da Metrologia Legal OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal Conmetro - Inmetro - Dimel ÓRGÃOS DELEGADOS (IPEM’s) Autoverificação (ver. inicial - fabricantes) e Postos de Ensaio (ver. após reparo – concessionárias) Indústria Comércio Serviços

A Organização Internacional de Metrologia Legal - OIML criada em 1955 promover a harmonização gobal dos procedimentos de ML 88% da população mundial 95% da economia mundial

RBMLQ (Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade) Composição da RBMLQ-I RBMLQ (Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade) Estrutura nos 26 Estados; 23 Órgãos públicos Estaduais; 1 Órgão público Municipal; 2 Superintendências – Inmetro; 4.200 servidores; 79 sedes regionais; 29 postos (verificação veículos tanque); 55 laboratórios pré-medidos; 1.020 veículos, 65 caminhões (balanças de grande porte); 54 tele centros. 10 postos de verificação de cronotacógrafos

Inmetro x RBMLQ-I Inmetro Órgãos delegados Regulamentação sobre instrumentos de medição e produtos pré- medidos; Apreciação técnica de modelos de instrumentos; Supervisão das atividades. Órgãos delegados Verificação de instrumentos Inicial e subseqüentes; Controle da indicação quantitativa de produtos pré-medidos; Inspeção e fiscalização em serviço.

Diretoria de Metrologia Legal: Portifólio dos Serviços Apreciação técnica de modelos de instrumentos de medição Autorização para autoverificação pelos fabricantes • Autorização para postos de ensaios para concessionárias de água, energia elétrica e gás domiciliar • Arqueação de tanques • Perícias judiciais • Regulamentação metrológica • Auditorias nos órgãos da RBMLQ-I • Capacitação a técnicos da RBMLQ-I e de órgãos metrológicos estrangeiros

OBRIGADO PELA ATENÇÃO