Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
TCC: Monografia e/ou Artigo
Prof. Richard Brunel Matias
Sérgio Elias Vieira Cury
CARTA ARGUMENTATIVA.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Aprender ao Longo da Vida
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Coesão e coerência textual: o que é isso?
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Teoria da Produção Em cada momento no tempo existe um conjunto de técnicas produtivas, ou tecnologias, que permite produzir determinado produto, a partir.
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear,
Parágrafo-padrão: tópico frasal, seleção,
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
Memória e Aprendizagem
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
Leitura de Textos Científicos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.

Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
INFORMÁTICA.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Interpretando as Escrituras Sagradas
Auxilia ou atrapalha o pensamento.
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Professora Mestre Roberta Costella
A dissertação: esmiuçando o gênero
Metodologia Científica
TÉCNICAS PARA PARÁGRAFOS I
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
Por que alfabetização tecnológica do professor?
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Leitura e Documentação
Texto expositivo & argumentativo
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Parágrafo-padrão O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por mais de um período, em que se desenvolve uma ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e lógica decorrentes do seu tópico frasal. Antes de começar a elaborar esse tipo de texto, é importante atentar para os seguintes passos preliminares: Escolher um assunto. Por exemplo: leitura. Fazer a delimitação do assunto escolhido, isto é, concentrar-se apenas em um ou dois aspectos do tema. Por exemplo, escolhido o tema “leitura”, delimitá-lo para “vantagens da leitura”. Definir o objetivo de se escrever o parágrafo. Assim, pode-se redigir para “mostrar as vantagens que a leitura proporciona”.

Os pontos enumerados anteriormente são o esquema do seu parágrafo. Agora, é preciso elaborar o tópico frasal para ajudar a organização do parágrafo. O tópico frasal é o primeiro período do parágrafo, em que se expressa de maneira sintética a ideia núcleo que será desenvolvida ao longo do parágrafo. Tomando como referência as ideias sugeridas pelo esquema mencionado anteriormente, temos como exemplo o seguinte tópico frasal: “A leitura apresenta vantagens, tanto no que diz respeito ao aprendizado, quanto ao entretenimento.” É preciso atentar que, ao longo do parágrafo, devem ser desenvolvidas as duas ideias nucleares apresentadas pelo tópico frasal: 1. leitura vantajosa para o aprendizado; 2. leitura vantajosa como entretenimento.

Feito isso, convém esquematizar as possibilidades de desenvolvimento das ideias apresentada no tópico frasal. Aproveitando o assunto “leitura” com sua delimitação, objetivo e tópico frasal apresentados, podem-se selecionar as seguintes ideias para o desenvolvimento: a prática da leitura amplia o vocabulário; conhecimentos variados são adquiridos através da leitura; a leitura como forma de lazer. “[...] Ao se praticar leitura, ocorre (1) ampliação do vocabulário do leitor, uma vez que esse se depara com palavras desconhecidas e precisa procurar seu significado para ter boa compreensão do que foi lido. (1) Além disso, o leitor também aprende sobre diversos assuntos, aumentando seu repertório cultural e aprimorando sua visão crítica da realidade. (2) E todo esse aprendizado é uma forma de lazer, pois as pessoas podem usar a criatividade para irem a locais desconhecidos e compartilharem de experiências inusitadas.”

Coesão por associação: relaciona a 2ª ideia como sendo uma extensão da 1ª Coesão por repetição Expansão da 1ª ideia “A leitura apresenta vantagens, tanto no que diz respeito ao aprendizado, quanto ao entretenimento. Ao se praticar leitura, ocorre ampliação do vocabulário do leitor, uma vez que esse se depara com palavras desconhecidas e precisa procurar seu significado para ter boa compreensão do que foi lido. Além disso, o leitor também aprende sobre diversos assuntos, aumentando seu repertório cultural e aprimorando sua visão crítica da realidade. E todo esse aprendizado é uma forma de lazer, pois as pessoas podem usar a criatividade para irem a locais desconhecidos e compartilharem de experiências inusitadas.” Coesão por sinônimo Continuação da expansão da 1ª ideia Expansão da 2ª ideia Ideia de adição - coesão

Agora temos o seguinte parágrafo: “Num primeiro momento, as facilidades conhecidas com a chegada da tecnologia são bastante benéficas. Prático e veloz, o computador extinguiu a arcaica máquina de escrever e possibilitou a realização de trabalhos com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, a rede mundial de computadores permitiu uma quantidade cada vez maior de informações que são trocadas diariamente entre diversos países do mundo.” Facilidades conhecidas (prático e veloz) Chegada da tecnologia (extinção da arcaica máquina de escrever) Benefícios (realização de trabalhos com muito mais rapidez e facilidade, uma quantidade cada vez maior de informações que são trocadas diariamente entre diversos países do mundo) (“Num primeiro momento”)

“Entretanto, a noção de um mundo prático e veloz se perde ao se perceber que o homem nesse contexto vem diminuindo sua capacidade de interagir com o outro. A proliferação de bate-papos e de correios eletrônicos grátis distancia cada vez mais os homens de um convívio social próximo, isto é, basta apenas um ‘clique’ no ‘mouse’ para se encontrar com dezenas de amigos em um badalado ‘chat’.” Entretanto (oposição aos benefícios apresentados anteriormente) Noção de um mundo prático e veloz (bate-papos, correios eletrônicos, basta um “clique”) Esse mundo prático e veloz se desvaloriza porque afasta os homens do convívio social (distanciamento do convívio social próximo, substituído pelos meios virtuais) “Vem diminuindo” (explica por que no parágrafo anterior foi usada a expressão “num primeiro momento”)

Agora que entendemos o que é um parágrafo-padrão e tópico frasal, vamos fazer alguns exercícios: 1 – Vamos localizar o tópico frasal do parágrafo padrão a seguir. 2 – Depois, vamos identificar as ideias nucleares por ele apresentadas. 3 – Por últimos, esquematizar como cada ideia foi desenvolvida. “Embora o xadrez seja apenas um jogo, ele pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças, na medida em que se apresentam.”

Tópico frasal: “Embora o xadrez seja apenas um jogo, ele pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante.” Ideias nucleares apresentadas e seu respectivo desenvolvimento: Comparação entre jogo de xadrez e relação pais e filhos (no segundo período, uma explicação do que ocorre no xadrez se o jogador tenta prever as jogadas do adversário; no terceiro período, o emprego da expressão “o mesmo acontecerá com”) Numa relação entre pais e filhos, não se deve fazer planos de longo prazo (parafraseia a explicação usada no contexto do xadrez na situação de um jogador tentar prever os lances do oponente. Porém, já não é mais usado o vocabulário próprio do jogo)

Agora, vamos organizar os dados abaixo de modo a: 1 Agora, vamos organizar os dados abaixo de modo a: 1. montar um parágrafo-padrão; 2. seguir a sequência lógica estabelecida pelo tópico frasal. persuadir informar, A terceira procura convencer o indivíduo a adquirir certo produto. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: divertir, A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. e ensinar. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público.

“Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura convencer o indivíduo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos.” Você já entendeu o que é e como se estrutura um parágrafo-padrão. Agora elaborará parágrafos-padrão para serem avaliados e aprimorados. Mãos à obra!